segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cauã, um defensor da Natureza.

 
Vejam como esse garotinho nos ensina a ter atitudes de cuidado e preservação.
E provoquem nas nossas crianças as reflexão sobre a figura indígena na nossa cultura.

 
 
Fonte: Coleção Meu Jardim - Grupo Maternal III - Projeto IEMAR
 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Reflexão sobre Cultura Indígena na Educação Infantil

Povo Kaapor: Apresenta Nossa Terra


Vídeo sugerido pela Equipe Pedagógica da Creche Municipal Sonho de Criança, para estudo e reflexão sobre a cultura de um dos grupos indígenas, observando valores, costumes e crenças presentes na nossa cultura.
 
Incluir estas questões no curriculo da Educação Infantil, deve ser feito com tranquilidade, partindo do princípio de que somos uma sociedade formada de diferentes heranças culturais. E parte dos nossos conhecimentos  são de origens culturais diversas.

Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=5qvmVX-wGks

sábado, 6 de abril de 2013

1º Encontro Estadual de Educação Infantil do Estado da Bahia - ProInfância - MEC/UFBA

O Programa ProInfância Bahia MEC/UFBA, visando fortalecer a Política Pública Municipal de Educação Infantil, realiza o 1º Encontro Estadual de Educação Infantil no Estado da Bahia organizado coordenação do ProInfância - MEC/UFBA, em parceria com o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil MEC-UFBA, nos dias 26 e 27 de abril de 2013, no Salão Lótus do Bahia Fiesta Hotel, situado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 711, Pituba, Salvador-Bahia.
 
O encontro terá como tema Currículo da Educação Infantil: dos consensos teóricos às políticas públicas e práticas pedagógicas e privilegiará discussões sobre o currículo da Educação Infantil, políticas públicas, formação de professores, Educação Infantil do campo, educação dos bebês e das crianças pequenas.

Para Mais informações: http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/2013/04/05/1o-encontro-estadual-do-proinfancia-no-estado-da-bahia-mec-ufba/

Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente.

"Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade."

A LDB 9394/96 foi alterada e a Educação Infantil está regulamentada com definição de n° de dias letivos, frequência, avaliação e carga horária diária.
Segue anexo a Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente Dilma.

 

Lei_n°12.796_04 de abril de 2013_alteração da LDB_96