domingo, 16 de março de 2014

Datas Comemorativas e Proposta Pedagógica na Educação Infantil

 
Claudinéia Barbosa
 
Um interessante desafio para desenvolvimento das propostas pedagógicas com os eixos de trabalho de forma integrada!
Se por um lado as temáticas festivas não podem ser o assunto central da proposta e prática pedagógica nas instituições educativas, por outro, não se pode excluir os acontecimentos e vivências socioculturais das experiências no espaço educativo. Isso indica que se faz necessário refletir sobre como as temáticas devem ser trabalhadas no currículo.
Inquietas com essa situação, profissionais da Educação Infantil em Itaberaba-Ba, têm discutido sobre os desafios presentes na construção da proposta curricular desse segmento. E propõem reflexões sobre o trabalho com as datas comemorativas, observando que há necessidade de organizar a proposta pedagógica considerando que as temáticas festivas ou datas comemorativas não se tornem o foco, mas sejam inseridas nas propostas de ensino aprendizagem de forma integrada e respeitando a diversidade cultural das crianças, suas famílias e suas comunidades em seus contextos sociais.
É interessante salientar que as propostas precisam ser discutidas e sistematizadas a partir de projetos elaborados pelas próprias instituições educativas, contemplando os aspectos de sua comunidade, dando relevância às etapas do desenvolvimento infantil com foco na concepção atual de infância. Buscando com isso, ampliar as possibilidades de vivências, das descobertas, da construção de novos saberes, identidade e autonomia, configurando-se numa aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a proposta pedagógica precisa envolver os conhecimentos de mundo, envolvendo o saber científico e valorizando a cultura popular.
Assim as datas comemorativas como serão compreendidas em diferentes perspectivas, não apenas um marco capitalista, mas refletindo seus significados como vivências socioculturais nas experiências no espaço educativo. Precisamos de temas geradores? Que sejam eles os assuntos emergentes.