domingo, 12 de abril de 2015

♡ Momentos gostosos no lançamento do livro Olhar sensível sobre o desenvolvimento na infância - Agradecimentos!!! (*´∀`*)♡



Olá, miguxas e miguxos!!! Vim compartilhar mais um fantástico momento!!!!

Já agradecendo à todos que estiveram presentes no lançamento do livro Olhar sensível sobre o desenvolvimento na infância. Aos que entraram em contato por e-mail, redes sociais, pelo telefone... À Universidade do Estado da Bahia, em nome do Diretor Climério Moraes, pelo espaço cedido. Estou super feliz!!!! Agradecer a todos, especialmente por terem se permitido buscar nas suas memórias de infância, a alegria e impressões dos bons sentimentos! E, por perceber o significado disso para cada um de nós. 

Olhar sensível sobre o desenvolvimento na infância reúne, artigos feitos a partir de minhas experiências e práticas como Professora de Educação Infantil a estudos e pesquisas que realizei nos Cursos de Graduação em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia UNEB-DEDC/XIII (2012) em Itaberaba-BA; na Especialização em Educação Infantil (2012-2013), na Especialização em Metodologia do Ensino das Artes (2013-2014) pela Faculdade Internacional de Curitiba/Centro Universitário - SC (FACINTER / UNINTER) modalidade EaD PAP Itaberaba-Ba; nos Cursos de Extensão em Psicologia Escolar e Psicomotricidade na Educação Infantil pelo Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar – CAPE de Porto Alegre – RS (2013). 

E registros dos Diários de Campo e portfólios durante as vivências e experiências que realizei como Técnica de Apoio Pedagógico da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação, feitos a partir das ações acompanhamentos técnico das ações institucionais, organização, realização e mediações nos encontros formativos para Coordenadores e Professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino público em Itaberaba-BA (2012-2014).


  Este livro é dedicado às crianças com as quais aprendi tudo que sei (emocionada).  
E isso já significa que ainda tenho muito para aprender. 
(São para elas meus agradecimentos especiais.)

Agradeço também à base da minha vida!  Deus e Minha Família! 
(Tão sublime quanto inenarrável!)

Às Professoras, Coordenadoras, Diretoras e Equipe de Apoio, que me acolheu durante as pesquisas da Graduação e das Pós-graduações, e às que trocaram experiências durante as visitas de acompanhamento técnico e encontros formativos. À Equipe Técnica da Educação Infantil Valéria Rocha, por “me olhar e me ver” e escolher para estar ao seu lado com o Tanto Canto, Tanto Conto... Uma das experiências que marcou a minha vida; e à Deise Mari também, felicito sua contribuição para a Educação Infantil. A nossa dedicação à Educação Infantil jamais será em vão, pois aprendemos com o nosso grupo, as melhores formas de vencer os desafios e compartilhar as possibilidades. 

Agradeço também aos demais colegas da SMED: Pessoal de Apoio, Técnicos, Gerentes, Coordenadores (aos do setor pedagógico com carinho especial), Assessores e Secretárias. Sinto-me honrada em ter feito parte de um grupo tão especial e por fazer parte desta Rede. E especialmente de tê-los na minha história de vida profissional. Seus sorrisos, sua preocupações, seus cuidados, o esforço coletivo para manter a equipe e a rede em ação contínua é indescritível. Fica em mim registrada uma nova visão do que é articulação para realizar o ato de educar. “Uma ação essencialmente humana” Freire.

"O ato de educar para ter olhar sensível é a essência da minha formação. Na minha prática profissional, busco perceber as pessoas  com quem interajo, em todas as suas dimensões. Por entender que educar começa pelo coração. Com isso contribuir de forma positiva, para que o outro perceba-se a si mesmo."

Como em todos os grupos de estudos, reuniões de planejamentos, visitas de acompanhamentos e encontros formativos; costumo fazer registros fotográficos e audiovisuais, quando autorizada. E claro, sem perder nunca o bom e velho costume dos meus diários de campo (essa é a minha forma de trabalho e estudo). Estão aqui compartilhadas através das minhas impressões e expressões. Os registros de imagens e vídeos das oficinas e encontros realizados em 2012 foram analisados, editados, documentados em mídia e socializados com a Coordenação de Educação Básica / Secretaria Municipal de Educação, com as Instituições de Educação Infantil, além da Equipe Técnica e estão disponíveis no Canal Azul Estrel@r rede web YouTube. Assim como os demais realizados em 2013 e 2014, que estão em forma de artigos, foram aqui descritos e com a devida autorização, também estão divulgados no blog de Educação, Cultura e Inter@tividade na Infância, que administro.

Os registros são documentos que contam a nossa história, marcada em determinado tempo e lugar no nosso contexto histórico. As recentes marcas da Educação Infantil no Município de Itaberaba – BA, também contam a história do meu percurso profissional. Este é um momento sensível de construção de identidade de pertencimento profissional, que venho apresentar assim como um olhar de criança, que ao compartilhar a alegria, mostra um sorriso iluminado ao fazer descobertas significativas e especiais em suas vivências. 

 Nesta oportunidade apresento também o livro As nossas brincadeiras de infância - texto teatral que foi produzido como resultado de um processo de investigação sobre a formação social e pessoal na infância, realizada durante o curso de Especialização em Educação Infantil[1], no contexto do componente curricular Psicomotricidade e Jogos Recreativos. A temática investigada teve como foco a relação interpessoal e o desenvolvimento cultural na fase infantil. A pesquisa foi feita através da observação direta e indireta, em que pode ser constatado que as crianças da atualidade vivenciam aspectos variados em sua formação social e pessoal. Um aspecto que merece destaque é a manifestação lúdica.
Por manifestar-se como um Ser essencialmente brincante, os humanos na fase infantil expressa-se espontaneamente através do brincar. O cenário revivido por Ivan Cruz[2] através das pinturas “Brincadeiras de Criança” percebemos uma marca da sua geração.




Assim estou com o meu coração azul iluminado! Sentindo o quanto posso ainda contribuir meu Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância. Trocar experiências com os educadores com o intuito de sempre estar aberta para conhecer novas práticas da educação para a infância. Observando sempre como mediar da melhor forma o desenvolvimento integral das crianças. Pois entre tantos estudos, descobertas e construção de conhecimentos, sei que o segredo é Sentir as Crianças


Momentos gostosos!!!!!

 (●´∀`)ノ♡
Apresentação do livro!
 
Dinâmica: Compartilhando sentimentos de infância.
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆



Izabel (Mãe), Claudionor (Pai) e Nininha (amiga)!
Família!!!  (´ ▽`).。o♡


 Kompanhia Kosmik!!!!!  Essas meninas são incríveis! (Autora e organizadoras)
Rute Fênnix, Claudinéia Essênciah (eu) e Lavínia Lazzarott
ヽ(○´∀`)ノ♪  * (*´∀`*)♡  * (´▽`★)/



 Christian e Edleuza!!!! Recordei que eu sabia dar abraços azuis com eles!
Muita luz à Josete, Thaís e Rita!!!
♡(*´∀`*)人(○´∀)乂(*´∀`*)乂(∀`●)  (*´∀`*)♡ 
 


 Samec e Lourdes (amigos)
。*:★(´・ω・人・ω・`)。:゜★。



Alex Barbosa e Gabi!!!!
 \(★´−`)人(´▽`★)/



Natália e Dilza !!!!! 
 ♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡
Fofinha e Angélica!!!!
♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡



Edna!!! Gestora Admirável!!
  \(★´−`)人(´▽`★)/


 Valéria Rocha e Ernesto Jazade!!! Sou fã deles!!!
(*゜▽゜)ノ゛☆      ♪♪(o*゜∇゜)o~♪♪



 Elisiane Moreira e Adleuza! Quanta honra!!!!
☆⌒(*^∇゜) `(*´∀`*)


 Lítia Maria e Jodelson Carmo!!!! Também sou fã deles!!!
ヽ(○´∀)乂(*´∀`*)乂(∀`●)



Eliene Carneiro e Silvia Pedroza!!! Amigas da Creche Sonho!!!! 
Temos tantas histórias divertidas!!!   ♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡(*´∀`*)♡


 Ednalva Menezes!! Outra pérola da Creche Sonho!!!
 e Marileida Freitas!!! Diretora do CEMEI Linésio Bastos
♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡


Drª Maria Cristina Elyote - Professora no curso de Neuropedagogia
Nininha e eu!!
\(★´−`)人(´▽`★)/


Marileida, Eu, Lítia e Ângela (na foto acima)
 ♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡ ♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡ ♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡

 


A infância é uma fase sensível  e por isso especial
 para o desenvolvimento e evolução humana!

Precisa ser considerada com consciência, carinho e cuidado não apenas interpessoal, mas a nível científico, social, cultural e político.


Bjins e abraços coloridos!

Claudinéia da Silva Barbosa
Claudinéia Essênciah










Organização: Claudinéia, Rute Fênnix e Lavínia Lazzarott
Fotografias: Rute Barbosa
Apresentação e vendas no dia do lançamento: Lavínia Lazzarott
Autora dos livros, responsável pelas postagens e edição das imagens: Claudinéia da Silva Barbosa
Os livros também estão disponíveis na Discultura.



[1] Especialização em Educação Infantil (2012-2013) pela Faculdade Internacional de Curitiba/Centro Universitário - SC (FACINTER / UNINTER) modalidade EaD PAP Itaberaba-Ba. 
[2] Artista e sua obra inspirou-me  significativamente durante a pesquisa.