quinta-feira, 24 de setembro de 2015

De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e preservar o meio ambiente!



♫ Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
Como poderei viver? Como poderei viver?
Sem a tua, sem atua companhia? ♫    
(>°))<< .。o♡ 



É um projeto didático, elaborado a partir das sugestões temáticas conforme as orientações institucionais da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino. Teve como público alvo as crianças de quatro anos. Sua elaboração está pautada nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, como forma de dar ênfase aos aspectos de desenvolvimento da criança articulando-os com as temáticas transversais (Preservação ambiental – destaque a água) o que caracteriza este projeto em uma proposta de intervenção.  Ou seja, entre as capacidades e habilidades que as crianças precisarão desenvolver através da temática transversal - Preservação ambiental- requer além de experiências e descobertas, o desenvolvimento de aprendizagens que se transformem atitudes. Saber fazer, saber cuidar, saber utilizar e reutilizar, economizar, preservar, etc. Com isso queremos dizer que o desenvolvimento deste projeto tem objetivos relacionados aos procedimentos, atitudes e conceitos que as crianças sejam desafiadas a realizar considerando sua faixa etária. 

Este projeto foi elaborado pelas Professoras Adriana Azevedo, Ana Macedo, Ana Paula dos Santos, Claudinéia da Silva Barbosa, Maria da Conceição Rios Mascarenhas Alves, Elza Araújo Santana Nascimento, Vera Lúcia Alves, Olga Ferreira de Oliveira dos G4 / I Período. Teve seu desenvolvimento acompanhado pela Coordenadora Pedagógica Urânia Mota e Gestora Administrativa Marileida Freitas na Proinfância - Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Basto Santana. Durante o período de 25/05 à 31/07 2015 correspondendo ao II Projeto Didático Bimestral.




quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Vivências e produções durante o projeto Minha identidade e cultura brincante.



Nossas experiências nos levam a refletir o significado do Currículo na Educação Infantil. 
Algo que só é construído na prática diretamente com as crianças.

Por Claudinéia Essênciah


 Descobertas e experiências precisam ser significativas para quem as realizam. O contato com o objeto de conhecimento desperta nas crianças inúmeros sentimentos entre os quais é possível perceber a curiosidade, a alegria e/ou o estranhamento diante do novo, com isso o desejo de tocar, explorar, conhecer, experimentar, vivenciar, descobrir... E tantos outros que são captados pela nossa percepção, mas que a nossa linguagem não tem palavras para descrever...


Expressão de brincadeiras entre amigos!

 

 Expressão da auto estima...



Vivenciando a brincadeira "cama de gato"



Anfiteatro
  
Expressividade dramática!




Parque na praça central do CEMEI

Experiência de compartilhar espaços e brinquedos nos CEMEI...
 

 
Sala multiuso II
Possibilidades de repertório linguístico, de leitura e contação de histórias e cantigas!
 

Solário
Representação do Bicho / Monstro Meleca* feita por Roan Barbosa
Brincadeira favorita da turma sempre eleita para brincar no solário

Sala 1 - Referência da nossa turma G4

Desafios psicomotores...




Vivenciar experiencias brincantes em outros espaços sociais...

Praça da RM

Biblioteca do CEU das Artes

Parque da Praça da PEC / CEU das Artes

Pista de skate no CEU das Artes


Homenagem às Mães...



Manhã lúdica com as mães e crianças...


Vivenciando expressões da cultura junina...



Produção do brinquedo balangandã...


Cantiga de roda "A canoa virou"
Brincadeira cantada escolhida pela turma para apresentação...

Turma do G4 - A/ Matutino - Mostrando como brincar com balangandã!!!
 

O Balangandã de Histórias

O balangandã na cultura infantil, é um brinquedo constrído com tiras de papel crepom colorido, unidas em uma das extremidades, enroladas em um pedaço de papel grosso e amarradas por um barbante. A forma de brincar é simples. Segura-se na ponta e o faz girar. O movimento faz com que as tiras de papel causem um efeito circular com visual multicor lindo! Também produz um som interessante. As crianças adoram!
 
Originário das tribos africana, o balangandã era um instrumento  feito de tecido bordados ou fitas coloridas produzido   por  mulheres de  tribos antigas africanas  , para falarem de suas fantasias.  Em certas ocasiões mulheres de uma mesma família, mas de várias gerações , se reunião para contar suas fantasias, medos e sonhos, enquanto rodavam seus balangandãs elas contavam histórias – boas ou más noticias- não importando a idade da mulher ou menina que estivesse na roda. Atualmente , os balangandãs são mais conhecidos como peças do vestuário feminino que quando juntos fazem barulho. E também como brinquedo 


Brincar é, antes de qualquer conceito, uma experiência fantástica!

Identidade e cultura brincante é algo tão natural nas experiências das infâncias que precisam ser além de percebidas, registradas. Pois a cada geração, novas experiências e descobertas são trazidas para o nosso patrimônio imaterial e material. Acolhidas pelos nossos sentidos e saberes. Essa é uma experiência fabulosa!!!



Fica aqui meus bjins de brincadeira! 
São azuis, vocês já sabem neh!!!
(●´∀`)ノ♡









* Bicho ou Mostro Meleca: Jogo dramático criado por crianças do 2º Periodo e registrado pelas professoras Vanusa Moreira, Maria Benta e Eucilene dos Santos em 2013. Presente na Coletânea Compartilhando diversão e descobertas!!! Também estão compartilhados neste blog: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/2014/02/compartilhando-diversao-e-descobertas.html






sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE!




Uma fantástica experiência ludocriativa e artística deliciosamente
 ligada aos saberes culturais de crianças em Itaberaba!

Por Claudinéia da Silva Barbosa


        Este projeto foi elaborado com objetivo de organizar uma proposta específica para crianças de quatro anos (G4 / I Período) com a intensão de instigar o potencial brincante das crianças nessa faixa etária, assim como mobilizar a manifestação de experiências individuais e coletivas vivenciadas pelas crianças junto às suas famílias e comunidade. Permitindo a troca destas experiências de forma espontânea, criar, recriar e experimentar novas brincadeiras. Coletando esse patrimônio imaterial para sistematização e registro em forma de almanaque/coletânea, fundamentada no projeto de pesquisa BRINCANTAR [1]. Sendo assim, o projeto MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE é uma das etapas de desenvolvimento, intervenção e sistematização das etapas do projeto de pesquisa BRINCANTAR. Como tambem...




... Um projeto didático referente às propostas do I bimestre, elaborado a partir da orientação institucional da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino. Foi elaborado para atender as crianças do Grupo 4 / I Período - Turma A – Matutino na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana. Teve como produto final produção socialização das experiências e descobertas das turmas apresentando brinquedos e brincadeiras vivenciadas durante o projeto.


Ampliar a construção da identidade brincante alinhada com as competências e habilidades específicas dessa faixa etária, observando seus níveis e estilos de aprendizagens e propor transposição didáticas, também foram finalidades desse projeto.


A articulação desse projeto com as temáticas transversais: Desenvolvimento, Identidade e Autonomia caracteriza este projeto em uma proposta de intervenção articulada família-escola. Por este motivo planejamento e realização da metodologia precisaram ser com ações práticas, voltadas para a organização intencional do ambiente, comunicação com linguagem prática e precisa com as crianças (especialmente na construção dos hábitos e combinados na rotina) e utilização de recursos capazes de favorecer as etapas de ensino aprendizagem respeitando os ritmos das crianças. Pois se tratou da construção de rotina, hábitos, atitudes, identidade e aprendizagem em um novo espaço, não somente para a experiências das crianças, como também para o grupo de profissionais na Proinfância.  As expectativas de aprendizagens esperadas envolveram VIVÊNCIAS. 


O diálogo com as famílias, no sentido de interação e acompanhamento em casa é uma das principais características do projeto do I bimestre, em que as ações são projetadas para esse acolhimento inicial, percepção e valorização de identidade própria e do outro, construção da autonomia, adaptação à nova rotina e às regras de convivências em diferentes espaços. É de suma importância compartilhar com a família a responsabilidade neste processo. Praticar a ESCUTA, trocando informações sobre COMO dialogar, ajudar, acompanhar, cuidar, brincar, ensinar, interagir e aprender com as crianças.


Este projeto foi elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa, atuando como docente/professora regente. Será desenvolvido pela mesma, juntamente com Olga Ferreira Oliveira também professora no G4 / I Período, Turma A – Matutino. Teve seu desenvolvimento acompanhado pela Coordenadora Pedagógica Urânia Mota e Gestora Administrativa Marileida Freitas do Centro Municipal de Educação Infantil Linésio Basto Santana. Foi o desenvolvido durante no período de 16/03 à 22/05/2015 correspondendo ao I Projeto Bimestral.



Abraços azuis para as crianças e colegas do CEMEI! 
Superamos todos os limites e possibilidades na realização dessa proposta! 
 ☆*:.。. (○´∀)乂(*´∀`*)乂(∀`●) o .。.:*☆



(ღ˘⌣˘ღ) ♫・ Então!!! Curtam esta linda canção!!!
 
 Há um lugar, uma floresta  aonde a vida é uma festa!

E tem um rei  que é criança e a sua lei é todo mundo entrar na dança...

É lindo, viver no reino da alegria fazer de conta todo dia que o sonho já não é fantasia!

É lindo, saber que o mundo é perfeito e tudo a gente tem direito, pra tudo sempre existe um jeito!

Tem que ser campeão! Com força no coração me dê agora a sua mão, ingenuamente a gente é criança!
Tem que ser campeão! Com força no coração me dê agora a sua mão, ingenuamente a gente é criança!

Bjins no coração! 
Claudinéia Essênciah 
(´ ▽`).。o♡ 





[1] Projeto elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa. Atriz (SATED-BA – 2008), Pedagoga (UNEB/DEDC-XIII- 2012) e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino das Artes (FACINTER/UNINTER – 2013 /014) e Neuropedagogia (REALIZA - 2015) - Itaberaba-Ba.