quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Brincantando com as Coloridanças!


Hum m! Voltei correndo para compartilhar a nossa experiência do IV bimestre 2015!
Superanimada!!! 




BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS é um projeto didático referente às propostas do IV bimestre, elaborado para atender as crianças do Grupo 4 / I Período - Turma A – Matutino na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana. Tem como produto final socialização das experiências e descobertas através de apresentação das brincadeiras, músicas, danças e contação de histórias vivenciadas durante os estudos envolvendo da temática central que é DIVERSIDADE e MUSICALIDADE. 




Esse projeto compreende as competências e habilidades já garantidas por esta faixa etária, observando seus níveis e estilos de aprendizagens desenvolvidas nos projetos anteriores. E propõe as novas situações de desafios, experiências e descobertas, articulando-as com as temáticas transversais (Musicalidade e Diversidade). Como também mobiliza a manifestação de experiências individuais e coletivas vivenciadas pelas crianças junto às suas famílias e comunidade. Dando continuidade ao que foi iniciado no I bimestre através do projeto MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE. A atual proposta BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS!!! também é uma das etapas de desenvolvimento, intervenção e sistematização das etapas do projeto de pesquisa BRINCANTAR[1].

Minha apaixonante turma em 2015!

A caracterização deste projeto é uma proposta de estimulação dos processos de expressividade artística no campo da musicalidade. Sendo uma proposta tríplice: 1- Intervenção, por buscar a prática do respeito a diversidade de manifestações, etnias, gênero e faixa etária; 2- Pesquisa, por buscar entender as diferentes manifestações culturais. E 3- Documental, por intentar na sistematização de registros coletados a partir destas experiências com objetivo de tornar esse patrimônio imaterial em matrimônio material na forma de almanaque/coletânea estando entre os elementos da pesquisa BRINCANTAR.




Bjins azuis no coração de cada criança com quem pude aprender mais!!!



Desejo á todos os miguxos e miguxas muita luz e alegria!!!
E abraços de luz colorida em todos 
os meus leitores e amigos deste blog e do G+!

.。o♡ Claudinéia Essênciah (´ ▽`).。o♡





[1] Projeto elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa. Atriz (SATED-BA – 2008), Pedagoga (UNEB/DEDC-XIII- 2012) e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino das Artes (FACINTER/UNINTER – 2013 /014) e Neuropedagogia (REALIZA - 2015) - Itaberaba-Ba. Link: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/projeto-brincantar.html