segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Valores, diversão e descobertas com os jogos olímpicos! Projeto III Bimestre 2016 - Maternal





Entre as habilidades que as crianças do maternal 3 necessitam ampliar, este projeto propõe a vivência de experiências e descobertas através da temática central Jogos olímpicos. Contexto que possibilitará  reflexões e uso de atitudes e valores como princípios de aprendizagem. Atitudes individuais como iniciativa e atitudes coletivas como companheirismo serão os marcos neste projeto.  Além das demais habilidades que abrangem os aspectos cognitivos, motores/psicomotores, afetivo e social. 

VALORES E DIVERSÃO COM OS JOGOS OLÍMPICOS é o terceiro projeto correspondente pesquisa-ação[1] que será desenvolvido nas turmas de Maternal / G3 durante o III bimestre do ano letivo 2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana, durante o período de 25/07 à 30/09/2016 correspondendo ao III Projeto Bimestral.



Grande abraço para esta equipe Show de bola!
Na próxima postagem serão apresentadas os registros das vivências.

Bjins com glíter!
Claudinéia Barbosa
 





[1] Projeto de intervenção que apresentou na proposta didática, estudos sistematizado e empírico.  Experimentação de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste caso, a organização curricular e mediação pedagógica.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Registros e vivências sobre o projeto Terra, fogo água e ar!





O ambiente quando organizado para tal, se constitui como terceiro educador. 
A importância disso está na autonomia para sentir, fazer e pensar sobre o que faz, que cada criança constrói junto com seus saberes. Alimenta seu potencial cognitivo!

O Projeto "Terra, fogo, água e ar! Curiosidades sobre os elementos essenciais para a vida do/no Planeta Terra", foi importantíssimo para a percepção e intervenção das crianças no ambiente educativo.

        Pensar sobre cada elemento e entrar em contato com suas propriedades, seja através  da investigação destes, no próprio corpo, como por exemplo, despertar a consciência de SENTIR que está respirando o ar. FAZER brincadeiras, utilizando o ar nos balões, cata ventos, etc. E ainda, PENSAR SOBRE e mencionar as utilidades deste elemento no dia a dia, conferiu às crianças, algo que podemos chamar de processos de percepção, constatação de experiências e reflexão sobre as descobertas. Que serão cientificamente experimentadas e reelaboradas sempre que os pequenos desejarem.
 


Preparando para a intervenção no jardim interno do CEMEI



Preparando a decoração para o jardim

Joaninhas! Eleita pelas crianças.

Conversando sobre a importância do elemento terra

Onde esta o ar?
 "Onde está o ar pró Néia?", "O ar e o vento é igual?", "A gente não pode brincar com água porque tem que economizar. E com o ar a gente pode brincar lá fora, né?" 
"Ar não, pró Néia, Vento!"

Nossa!! Viram as curiosidades e as constatações. O mais incrível foi quando experimentaram e perceberam o ar em nossa respiração. 

"E se ele estiver sujo é porque tocaram fogo na bomba" I. Sousa 3 anos

Experimentação de brincadeiras utilizando o ar


Competição de aviõezinhos!


 


Histórias, temperaturas e afetividade!

Transportando cores líquidas! Jogo de cooperação.
Observei como as questões de gêneros são logo afloradas quando se trata de jogos e brincadeiras entre a turma. Logo se agrupam por afinidade. Entre as brincadeiras com água, construindo o sentido de economizar, "Transportando cores líquidas" e "Bolinhas de sabão" foram as favoritas da turma.

"Se a gente jogar para cima faz uma chuva colorida, pró..."
"Minha mãe falou que eu não posso brincar com água porque fico doente"

Toda proposta tem por traz um ensinamento que já foi vivenciado em casa. E os estudos sobre a água mostrou-nos isso em todos os instantes de interações com as crianças.







Apresentação das investigações sobre o fogo
No estudo sobre os quatro os elementos, o fogo foi o que proporcionou menos possibilidades de experimentações práticas. Por medidas de segurança, as demonstrações foram apreciadas através de vídeos. 

Embora a integração entre os eixos de conhecimentos permitiu a musicalidade, as história, as danças, expressividades artísticas, especialmente as dramatizações recriarem as possibilidades de uso e importância do elemento fogo.



 E algo que é muito importante!
AVALIAÇÃO E ESCUTA
 Sempre!






Grande abraço!
Bjokinhas para as pequenas e pequenos gênios da nossa turma!

♡ \ Claudinéia Barbosa  (●´∀`)ノ♡

 



Só estão postadas imagens com devida autorização.