sábado, 7 de janeiro de 2017

Diversidade de cores, formas, sons, aromas e sabores! Projeto IV Bimestre 2016 - Maternal






DIVERSIDADE DE CORES, FORMAS, SONS, AROMAS E SABORES configura-se como quarto projeto, correspondente pesquisa-ação[1] que foi desenvolvido nas turmas de Maternal / G3 durante o IV bimestre do ano letivo 2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana, durante o período de 03/10 à 02/12/2016 correspondendo ao IV Projeto Bimestral e último da Rede Municipal de Educação Pública do município de Itaberaba - Bahia.

Conforme as propostas didática pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo 2016, nesta instituição educativa, este projeto igualmente os anteriores, focou na investigação e organização propostas específicas para grupos de 2 e 3 anos considerando as reais necessidades que são comuns nessa faixa etária. Além da finalidade de corresponder às expectativas de aprendizagens sinalizadas para o II semestre o desenvolvimento neste projeto, focalizou na observação e aplicação da metodologia lúdica e neuro didática em função de atender as necessidades de desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais das crianças, com a intenção de promover a ampliação de percepções sobre as faces da diversidade.  Considerou os Princípios artísticos, éticos e estéticos: A reafirmação de identidade (s), gênero, etária, autovalorização, potenciais de expressão de estéticas corporais e literárias; Princípios de Cidadania: Iniciativa e autonomia ao tratar de questões alimentação, segurança, direitos e deveres da criança e os Princípios de manifestação, interação e valorização intercultural: Conhecimentos sobre outras culturas através da literatura, música e cinema. 

As professoras Claudinéia Barbosa e Cremilda Silva, no I semestre, realizaram estudos experimentais sobre estratégias metodológicas observando as interações, adultos-crianças / crianças-crianças / crianças-espaço. Destacam o uso de recursos e materiais necessários para estas interações com ênfase no desenvolvimento das crianças. Neste IV projeto, afigurou-se a necessidade de dá a criança o protagonismo no desenvolvimento prático das produções (expressões dramáticas, musicais, plásticas e visuais). Passando de apreciadores a produtores de arte e cultura. Outra proposta também foi promover e mediar situações do fazer artístico para que as crianças das turmas de 4 e 5 anos possam participar de momentos de produções junto com a turma de 2 e 3 anos.

 Como produto final considerou a possibilidade de ocorrer amostras, instalações ou exposições das produções feitas pelas crianças. Como também apresentações das investigações dramáticas e musicais como forma de socialização das experiências e descobertas entre as turmas, a comunidade escolar e familiar. Outro produto final podeeria ser a organização de registros (relatos e imagens) a partir da análise sobre as práticas pedagógicas feitas por grupo de professores. Configurando documento que apresentará indicadores dos quadros de conteúdos, expectativas de aprendizagem e interações e brincadeiras / metodologia para o reelaboração do Currículo dos grupos a serem incluídos na Proposta Pedagógica do CEMEI. 





Bjokinhas  (。・ω・。)ノ♡ no coração de cada menininha e cada menininho que fizeram desse projeto - pesquisa uma realidade. 
 

 Agradecimentos a Equipe pelo engajamento! Vocês são super fantásticas!
Especialmente à Cremilda por abraçar a causa com desejo e prazer em contribuir!
Crescemos juntas!! 


Fico apaixonada!  (●´∀`)ノ♡
Claudinéia Barbosa




[1] Projeto de intervenção que apresentou na proposta didática, estudos sistematizado e empírico.  Experimentação de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste caso, a organização curricular e mediação pedagógica.