sábado, 18 de agosto de 2012

Telas de Ivan Cruz - Brincadeiras de Criança




O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou freqüentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.

Arapuca

Bafo bafo


Crianças na Praça

Amarelinha e Boneca

Aviãozinho de papel

Bafo bafo

Balanço 1998

Bambolê II



Boneca com carrinho


 Barquinho de papel

 Bola de gude

Cavalinho e boneca

Cabo de guerra

Cabra-cega

Cabra cega - 2004

Cama de gato II

Cavalinho de pau e menina com boneca - 2004

Ciranda - 2005

Corrida de rolimâ - 2005

Currupinha

Jogando Pião - 2005

Marimba

Passaras

Jogando finca

Jogando Nente II

Jogando Peteca - 1998

Jogando triângulo

 
Jogando zepe

Patinete

Pé de lata II

Perna de pau e pé de lata II - 2004

Pique esconde

Rolando lata II

Pulando amarelinha - 1998

Pulando carniça

Pulando corda

Represa e barquinho de papel

Rolando aro

Rolando ioiô

Rolando pião III - 2004


Soltando balão tricolor

Soltando balão

Soltando bolinhas de sabão - 1999

Soltando pipa IV - 2005

Telefone de lata II - 2005



Mais informaçoes no site www.brincadeirasdecriancacom.br







52 comentários:

  1. Obrigado pela utilização do meu trabalho !
    Mas é sempre bom lembrar:
    A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração!
    Ivan Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho inspirador! Amei!
      Estou contagiada por este mundo maravilhoso da arte, brincadeiras e memórias afetivas da infância!
      Parabéns, Ivan Seu trabalho é lindo!

      Excluir
  2. Que trabalho lindo
    Qto detalhe. Vou tentar bordar algum deles. Posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Conceição! O trabalho do Ivan Cruz é lindo mesmo! Eu considero um trabalho especial. Acho que você pode bordadr sim, divulgar o trabalho tão londo desse Artista é sempre prazeroso pra gente. entre em contato com ele atraves do site www.brincadeiras decrianca.com.br, ele ficará contente em saber.

      Excluir
  3. Trabalho lindo,reviver e recriar com as crianças.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito das arte dele,tanbem gostei muito da obra que tem dois baloes. se eu nao me ingano o nome da obra e brincadeiras de criancas ou brincadeiras antigas , eu procurei no google os dois nomes da obra eu achei os dois .eu amei as obras dele , eu acho que nas escola , para dar uma obra para as criancas fazerem eu prefiro que os professores dao essa obra de ivan cruz para as criancas fazerem e lindo . ver as criancas dezenharem isso semdo que as criancas estao desenhando coisa de crianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom por onde eu comeco calma ola hoje eu contar o que achei da obras de ivan cruz .gostei bastande delas principalmente, inmagine uma crianca desenhando uma obra de crianca , e lindo de se ver ne pelomenos eu acho lindo de ver . bom e uma crianca que esta desenhando coisa de crianca. essa foi a minha resposta para as obras de ivan cruz , so mais um recadinho adorei as obras eu acho que eu nao paro de falar isso

      Excluir
    2. Gostei muito eu gostei tômbem foi do bambolé

      Excluir
  5. Obrigado pelo carinho e por gostar do meu trabalho. Fica mais mais fácil falar comigo pelo pelo meu ZAP 22997111111 Deus abençoe e brinquem muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela sua atenção. É uma honra sua presença em nosso blog, interagindo conosco. Além das suas obras artísticas!

      Excluir
  6. Estou encantada com sua obra. Ainda bem que tive oportunidade de viver várias dessas brincadeiras. Sua obra me trouxe muitas lembranças. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Ivan Cruz pelo seu trabalho lindo

    ResponderExcluir
  8. Nossa lindos trabalho
    Estou conhecendo agora com meu filho ,estamos fazendo as questões da escola e conhecendo seus trabalhos.🤗

    ResponderExcluir
  9. Lindos trabalho eu amei amarelinha com boneca telefone de lata

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir