Período de Intervenção - Estágio em 2010
|
Relato de Estágio na Educação Infantil
Ler
ou contar histórias para crianças é de
suma importância para o desenvolvimento
integral das crianças. As histórias são ricas fontes de investigação, quando
são trabalhadas de maneira que possibilitam a sensibilização, a imaginação,
percepção, o senso crítico e criativo das crianças.
O
Trabalho com leitura ou contação de histórias para crianças, sugere uma aula com
estratégias lúdicas, o que a torna divertida e dinâmica. Além disso, aproxima
da realidade inerente ao mundo infantil, ampliando e valorizando o processo de
aquisição leitora de maneira prazerosa.
Dessa forma mostra que a função social da leitura precisa ser também um meio
de comunicação e expressão da criatividade, da subjetividade e das emoções.
Nesta experiência um dos recursos potencialmente utilizado é o baú de histórias ou de fantasia, ou do que a nossa imaginação criar dentro das situações propostas. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças. E serve como elemento para sensibilização de ações pedagógica, funcionando como um recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções feitas pelos (as) mediadores fantasiados ou não, e é sempre feita através de uma situação teatral.
Nesta experiência um dos recursos potencialmente utilizado é o baú de histórias ou de fantasia, ou do que a nossa imaginação criar dentro das situações propostas. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças. E serve como elemento para sensibilização de ações pedagógica, funcionando como um recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções feitas pelos (as) mediadores fantasiados ou não, e é sempre feita através de uma situação teatral.
Nas nossas ações enquanto regentes
durante o estágio com Educação Infantil em 2010, minha parceira e eu,
procuramos não alterar a rotina já construída pelas professoras e pela turma,
por percebermos que dentro de sua proposta, a organização contempla tempo e
espaços adequados para o trabalho com as crianças deste grupo. Segundo o que
menciona o RCNEI[2]
(p. 58) “A organização dos espaços
e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática
educativa com crianças pequenas.” Assim, nossa proposta de
intervenção foi desenvolvida de acordo com a proposta pedagógica da
instituição, sendo elaborado um projeto integrado a partir da temática central Histórias infantis refletindo a diversidade
cultural.
Considerando os Eixos de conhecimentos[3]da Matriz Curricular da Educação Infantil. Propomos uma metodologia que nos permitiu envolver os momentos de leituras e da construção de recurso que auxiliassem a contação de histórias pelas crianças aos conteúdos a serem estudados, envolvendo de jogos, tendo como base teórica os autores Olga Reverbel e Peter Slade. Promovendo momentos específicos em que as crianças estiveram em contato com diversos livros, elementos cênicos, diferentes formas de ouvir, contar e apreciar histórias colocando as emoções, o corpo e movimento em cena. E também outros momentos em que elas puderam relacionar as histórias com as suas experiências. Com o objetivo de contextualizar os conhecimentos adquiridos com as vivências das crianças, trazendo o estudo de conteúdos específicos integrando os eixos.
Percebemos o quanto as crianças produzem em termos de conhecimentos, revelando através da expressiva criatividade e oralidade, suas interpretações e ideias geradas a partir do que as histórias e suas entrelinhas permitem descobrir. O mundo de encantamento se faz presente ou funciona como ponte dando bases para elaborar argumentos, críticas e propor soluções. Permitindo que reflitam da mesma forma em situações cotidianas e vivenciadas por cada um.
Contudo, o trabalho de sensibilização no processo de aquisição de leituras, principalmente na Educação Infantil, vem sendo uma prática que tem envolvido não só a escola, mas ações sociais outras, incentivando os profissionais da educação, famílias e sociedade em geral, através da mídia, sobre a importância da construção desse conhecimento.
Considerando os Eixos de conhecimentos[3]da Matriz Curricular da Educação Infantil. Propomos uma metodologia que nos permitiu envolver os momentos de leituras e da construção de recurso que auxiliassem a contação de histórias pelas crianças aos conteúdos a serem estudados, envolvendo de jogos, tendo como base teórica os autores Olga Reverbel e Peter Slade. Promovendo momentos específicos em que as crianças estiveram em contato com diversos livros, elementos cênicos, diferentes formas de ouvir, contar e apreciar histórias colocando as emoções, o corpo e movimento em cena. E também outros momentos em que elas puderam relacionar as histórias com as suas experiências. Com o objetivo de contextualizar os conhecimentos adquiridos com as vivências das crianças, trazendo o estudo de conteúdos específicos integrando os eixos.
"Ver e ouvir a história, é olhar o outro, é ver, ouvir e julgá-lo. É sentir as emoções que o outro provoca. Dramatizar ou contar é ser o outro, é viver, falar e ser o outro. É sentir as emoções como se fosse o outro. Isso é aprender de forma sinestésica, a que atinge diretamente o ser em seus sentidos e emoções, fazendo mudar suas atitudes por efeito catarse ou empatia. Eis a essência do Teatro na Educação!"
A construção de recursos como apoio para momentos de leituras e contação de histórias ainda é um desafio, o que não significa que não possa ser uma realidade garantida pelas professoras. Há ainda uma questão de demanda de tempo e espaço para as ações de coordenação, elaboração, planejamento e construção para esse trabalho prático.
Referências
REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola: Atividades Globais de Expressão. 1. ed. (Série Pensamento e Ação para o Magistério). São Paulo: Scipione, 2006.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinky. Direção de edição Fanny Abramovich). São Paulo: Sumus, 1978.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco, 1953 – Por que arte-educação?6. ed. (Coleção Ágere). Campinas, SP: Papirus, 1991.
LOWENFELD, Vitor. BRITTAIN, W. L. O Significado de Arte para a Educação. In: Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
[1]Graduandas do Curso de Pedagogia– Habilitação, Docência e Gestão dos Processos Educativos, cursando VI semestre na Universidade do Estado da Bahia – Desp. de Educação Campus XIII –(UNEB - DEDC- XIII) – Itaberaba - BA.
[2]Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Vol. 1 – 1998
[3]Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matémática.
[1]Graduandas do Curso de Pedagogia– Habilitação, Docência e Gestão dos Processos Educativos, cursando VI semestre na Universidade do Estado da Bahia – Desp. de Educação Campus XIII –(UNEB - DEDC- XIII) – Itaberaba - BA.
[2]Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Vol. 1 – 1998.
[3]Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Matémática.
Erzurum
ResponderExcluiristanbul
Ağrı
Malatya
Trabzon
CEXW0
Kocaeli
ResponderExcluirDenizli
Bursa
istanbul
Van
2O8
https://titandijital.com.tr/
ResponderExcluirsivas parça eşya taşıma
mardin parça eşya taşıma
karaman parça eşya taşıma
manisa parça eşya taşıma
475HV8
ankara parça eşya taşıma
ResponderExcluirtakipçi satın al
antalya rent a car
antalya rent a car
ankara parça eşya taşıma
DBXB
D6163
ResponderExcluirBalıkesir Evden Eve Nakliyat
Kırklareli Parça Eşya Taşıma
Sakarya Parça Eşya Taşıma
Niğde Şehir İçi Nakliyat
Zonguldak Lojistik
Mersin Şehir İçi Nakliyat
Yozgat Şehirler Arası Nakliyat
Ordu Evden Eve Nakliyat
Mardin Lojistik
093AE
ResponderExcluirBursa Lojistik
Çerkezköy Sineklik
Antalya Lojistik
Çerkezköy Mutfak Dolabı
Vindax Güvenilir mi
Batıkent Fayans Ustası
Yenimahalle Parke Ustası
Çanakkale Parça Eşya Taşıma
Kalıcı Makyaj
39DC4
ResponderExcluirÜnye Oto Elektrik
Qlc Coin Hangi Borsada
Bayburt Parça Eşya Taşıma
Edirne Evden Eve Nakliyat
Kırklareli Parça Eşya Taşıma
Loop Network Coin Hangi Borsada
Ünye Televizyon Tamircisi
Sivas Şehirler Arası Nakliyat
Kastamonu Lojistik
2E876
ResponderExcluirsarms
buy boldenone
sarms
halotestin for sale
order peptides
buy testosterone propionat
buy peptides
masteron
buy parabolan
9110B
ResponderExcluirbinance %20
BCA56
ResponderExcluirartvin canlı sohbet siteleri
muğla canlı sohbet sitesi
sohbet siteleri
muğla görüntülü sohbet uygulama
Çorum Muhabbet Sohbet
Aydın Canli Sohbet Bedava
Erzincan Bedava Sohbet Odaları
izmir kadınlarla ücretsiz sohbet
Samsun Mobil Sohbet Sitesi
B7F74
ResponderExcluirTwitch Takipçi Hilesi
Kwai Beğeni Satın Al
Mexc Borsası Kimin
Snapchat Takipçi Hilesi
Jns Coin Hangi Borsada
Milyon Coin Hangi Borsada
Meta Coin Hangi Borsada
Bitcoin Nedir
Baby Doge Coin Hangi Borsada
54335
ResponderExcluirlayerzero
uniswap
defillama
shiba
trezor suite
roninchain
eigenlayer
satoshi
quickswap
FA7BB
ResponderExcluirellipal
poocoin
phantom
galagames
roninchain
ledger desktop
dexscreener
onekey
zkswap