terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Políticas Nacionais de Educação Infantil:

 pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação

É um documento que tem por finalidade contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de zero a seis anos.



Para conhecer melhor a organização das Políticas Nacionais de Educação Infantil acesse o link:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Educação Holística: Uma nova visão de ensino aprendizagem


A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA PARA O SÉCULO XXI
 

"Somos educadores, pais e cidadãos pais e cidadãos de diversas circunstâncias e movimentos educativos que compartilhamos uma preocupação comum pelo futuro da humanidade e de toda forma de vida na terra."
 A educação holística celebra e faz uso construtivo de pontos de vista alternativos e em evolução da realidade e das formas múltiplas de conhecer. Não são somente aspectos intelectuais e vocacionais do desenvolvimento humano os que necessitam orientação e cultivo, mas também os aspectos físico, social, moral, estético, criativo e, em um sentido não sectário, espiritual. A educação holística leva em conta o profundo mistério da vida e do universo além da realidade e da experiência.
 
Este interessante assunto está na íntegra disponínel no blog do Jaiartes, não deixem de conferir!
 
EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA
 
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Desafios da Educação Infantil no Brasil


A gestão da Educação Infantil no Brasil
Pesquisa aponta os problemas da gestão nas creches e pré-escolas e como as redes municipais e as instituições podem melhorar o atendimento.

Autoria: Fundação Victor Civita
Hoje, 18,4% das crianças até 3 anos e 80% das que têm entre 4 e 6 anos estão matriculados na Educação Infantil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve progressos, mas os municípios continuam a enfrentar muitas dificuldades: atender a demanda crescente, contar com profissionais preparados para atuar com essa faixa etária, garantir o devido suporte às entidades conveniadas e promover uma supervisão e programas de formação continuada para toda a rede. Uma questão preocupante é o emprego de pessoal não qualificado para substituir os professores no trabalho com as crianças. Todo esse cenário mostra como a qualidade do trabalho realizado nas creches e pré-escolas tem relação com o investimento e a atenção que a Secretaria de Educação dá ao segmento.

Essas foram as principais conclusões da pesquisa A Gestão na Educação Infantil no Brasil, que a Fundação Victor Civita (FVC) encomendou para a Fundação Carlos Chagas (FCC), ambas de São Paulo, com o apoio do Itaú BBA e da Fundação Itaú Social. Realizada por Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, a pesquisa analisou 180 escolas públicas e conveniadas de seis capitais. Além disso, foram realizadas entrevistas com técnicos das Secretarias de Educação, gestores e membros das comunidades, contemplando temas como as políticas municipais da área, a formação do diretor e os modelos de gestão escolar.


 Acompanhem a entrevista com Maria Malta Campos a partir do link
http://youtu.be/R0y5YAjIlhw

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo!

Desejo que realizem todos os seus sonhos!
 
 
Muito Amor e Sucesso nos seus planos futuros!
 
Bjins com glíter!
Claudinéia Barbosa