quinta-feira, 7 de março de 2013

II Oficina: Produção de Recursos de Apoio Pedagógico

Formação com Professoras da Educação Infantil  - Itaberaba -BA, 2012.
 

Recepção e Justificativa do redimensionamento Projeto Tanto Canto Tanto Conto... para oferecendo a Oficina Tanto Corto , Tanto Colo! como formação em continuada para professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação em Itaberaba - BA.
Mediadoras: Equipe Técnica da Educação Infantil
Valéria Rocha, Deize Mari Azevedo e Claudinéia Barbosa
 
 
Sala organizada para apreciação, experimentação de estratégias e produção de recursos.
 
 
 
 Produção de Baús
 
 



 
 

 
 Produção de Livrões
 
 


 
 
 
Pesquisando estratégias para exploração e utilização do
Baú e do Livrão além de outros  recursos de apoio pegagógico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 

 



 


 
 
 
Exposição das produções.

 
 

 













 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Confira mais detalhes:
 
 
 

 
 
 
 
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Brinquedos e Brincadeiras de Creche


Manual de orientações pedagógicas




Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, dibersidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.

Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e Parcerias.

Conheça mais sobre este documento no Portal do MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859

Não deixem de conferir e vamos por em prática!
Bjins azuis!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Obrigada pelas 5840 visitas!

Olá Amiguxos e Amiguxas!
 
 
Espero que estejam gostando do blog!!!
 
Em 2012 foram realizadas ações dinâmicas no campo de formação e atuação na Educação Infantil. em breve estarei postando os vídeos e artigos sobre essa temática.
 
Bjins com Glíter Azuis
Claudinéia

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Políticas Nacionais de Educação Infantil:

 pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação

É um documento que tem por finalidade contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de zero a seis anos.



Para conhecer melhor a organização das Políticas Nacionais de Educação Infantil acesse o link:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Educação Holística: Uma nova visão de ensino aprendizagem


A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA PARA O SÉCULO XXI
 

"Somos educadores, pais e cidadãos pais e cidadãos de diversas circunstâncias e movimentos educativos que compartilhamos uma preocupação comum pelo futuro da humanidade e de toda forma de vida na terra."
 A educação holística celebra e faz uso construtivo de pontos de vista alternativos e em evolução da realidade e das formas múltiplas de conhecer. Não são somente aspectos intelectuais e vocacionais do desenvolvimento humano os que necessitam orientação e cultivo, mas também os aspectos físico, social, moral, estético, criativo e, em um sentido não sectário, espiritual. A educação holística leva em conta o profundo mistério da vida e do universo além da realidade e da experiência.
 
Este interessante assunto está na íntegra disponínel no blog do Jaiartes, não deixem de conferir!
 
EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA
 
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Desafios da Educação Infantil no Brasil


A gestão da Educação Infantil no Brasil
Pesquisa aponta os problemas da gestão nas creches e pré-escolas e como as redes municipais e as instituições podem melhorar o atendimento.

Autoria: Fundação Victor Civita
Hoje, 18,4% das crianças até 3 anos e 80% das que têm entre 4 e 6 anos estão matriculados na Educação Infantil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve progressos, mas os municípios continuam a enfrentar muitas dificuldades: atender a demanda crescente, contar com profissionais preparados para atuar com essa faixa etária, garantir o devido suporte às entidades conveniadas e promover uma supervisão e programas de formação continuada para toda a rede. Uma questão preocupante é o emprego de pessoal não qualificado para substituir os professores no trabalho com as crianças. Todo esse cenário mostra como a qualidade do trabalho realizado nas creches e pré-escolas tem relação com o investimento e a atenção que a Secretaria de Educação dá ao segmento.

Essas foram as principais conclusões da pesquisa A Gestão na Educação Infantil no Brasil, que a Fundação Victor Civita (FVC) encomendou para a Fundação Carlos Chagas (FCC), ambas de São Paulo, com o apoio do Itaú BBA e da Fundação Itaú Social. Realizada por Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, a pesquisa analisou 180 escolas públicas e conveniadas de seis capitais. Além disso, foram realizadas entrevistas com técnicos das Secretarias de Educação, gestores e membros das comunidades, contemplando temas como as políticas municipais da área, a formação do diretor e os modelos de gestão escolar.


 Acompanhem a entrevista com Maria Malta Campos a partir do link
http://youtu.be/R0y5YAjIlhw

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo!

Desejo que realizem todos os seus sonhos!
 
 
Muito Amor e Sucesso nos seus planos futuros!
 
Bjins com glíter!
Claudinéia Barbosa

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

E essa tal de escola como será?

Uma interessante obra de Bel Linhares e Alcy, para iniciar o ano letivo refletindo
junto com os pais e as crianças que estão indo para a escola pela primeira vez.
 











 

 








 
 
 
Conheça a obra completa pela Editora Salamandra
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Jogos e Recursos em E.V.A.

Material produzido pela Professora Marta Lisboa  - INSME Junior
 
Jogo da Velha
 



 
Montagem do Esquema Corporal 

 
Autonomia em Alinhavo e Cadaço


 
Recursos ótimos para trabalhar a contrução da autonomia das crianças.
Muito interessante Professora Marta!
Grande Abraço e bjins para as crianças.