quinta-feira, 7 de março de 2013

Contação de Histórias e Vivências Lúdicas com bonecas Lis e Beijinho Doce

Vieram do País da Fantasia - Município de Bunecutiba
E aprontaram cada uma...
 
 
Chegaram assim como brincando...
 
 
e descobriram possibilidades de mais diversão!
 
 
Lis é medrosa! rsrsr
Mas ela diz que não. Que foi só um susto porque estava distraída!
 
 
 
E quando Beijinho Doce pega o livrão que a vozinha dela registrou as hstórias que ouviu contar...
 
 
Começa a ler, ler, ler e depois começa contar e a desenhar a história na nossa imaginação!!!!
 

 
É tão divertido!!!

 
 
Curiosas... 


 
Instigantes...
 
 
Engraçadas...
 
 
 
 
Ah! E a história do Macaco Siriri...
 
 
Vocês nem imaginam o que elas aprontaram com ele....
 


 
Depois das histórias... Começa a brincadeira tudo dinovo!
 

 
Que dizer... Se a Lis consegui amarrar a fita sem amassar a cabeça da Beijinho Doce!
 

 
 
Pra brincar de Cabra-cega não pode sentir medo de escuro!
E a Beijinho Doce disse que não sente!
 


As crianças também entram na brincadeira!
 
 
 
Hum m! Uma Mala de livros cheinha de livros de histórias!!!!
 
 
O que será que vão aprontar dessa vez!
 
 
Beijinho Doce e Lis
Projeto de Contação de Histórias e Vivências Lúdicas
 
 
Claudinéia Barbosa e Valéria Rocha
 
 
 
 
 
 
 
 

II Oficina: Produção de Recursos de Apoio Pedagógico

Formação com Professoras da Educação Infantil  - Itaberaba -BA, 2012.
 

Recepção e Justificativa do redimensionamento Projeto Tanto Canto Tanto Conto... para oferecendo a Oficina Tanto Corto , Tanto Colo! como formação em continuada para professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação em Itaberaba - BA.
Mediadoras: Equipe Técnica da Educação Infantil
Valéria Rocha, Deize Mari Azevedo e Claudinéia Barbosa
 
 
Sala organizada para apreciação, experimentação de estratégias e produção de recursos.
 
 
 
 Produção de Baús
 
 



 
 

 
 Produção de Livrões
 
 


 
 
 
Pesquisando estratégias para exploração e utilização do
Baú e do Livrão além de outros  recursos de apoio pegagógico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 

 



 


 
 
 
Exposição das produções.

 
 

 













 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Confira mais detalhes:
 
 
 

 
 
 
 
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Brinquedos e Brincadeiras de Creche


Manual de orientações pedagógicas




Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, dibersidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.

Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e Parcerias.

Conheça mais sobre este documento no Portal do MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579%3Aeducacao-infantil&Itemid=859

Não deixem de conferir e vamos por em prática!
Bjins azuis!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Obrigada pelas 5840 visitas!

Olá Amiguxos e Amiguxas!
 
 
Espero que estejam gostando do blog!!!
 
Em 2012 foram realizadas ações dinâmicas no campo de formação e atuação na Educação Infantil. em breve estarei postando os vídeos e artigos sobre essa temática.
 
Bjins com Glíter Azuis
Claudinéia

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Políticas Nacionais de Educação Infantil:

 pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação

É um documento que tem por finalidade contribuir para um processo democrático de implementação das políticas públicas para as crianças de zero a seis anos.



Para conhecer melhor a organização das Políticas Nacionais de Educação Infantil acesse o link:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Educação Holística: Uma nova visão de ensino aprendizagem


A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA PARA O SÉCULO XXI
 

"Somos educadores, pais e cidadãos pais e cidadãos de diversas circunstâncias e movimentos educativos que compartilhamos uma preocupação comum pelo futuro da humanidade e de toda forma de vida na terra."
 A educação holística celebra e faz uso construtivo de pontos de vista alternativos e em evolução da realidade e das formas múltiplas de conhecer. Não são somente aspectos intelectuais e vocacionais do desenvolvimento humano os que necessitam orientação e cultivo, mas também os aspectos físico, social, moral, estético, criativo e, em um sentido não sectário, espiritual. A educação holística leva em conta o profundo mistério da vida e do universo além da realidade e da experiência.
 
Este interessante assunto está na íntegra disponínel no blog do Jaiartes, não deixem de conferir!
 
EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA