quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil




Esta é uma série de vídeos gravados durante o III Encontro formativo com professores e coordenadores em 2014. Com o objetivo de levar a refletir sobre  a importância da manifestação lúdica no desenvolvimento infantil. Mostrando que na prática da Educação Infantil é necessário reconhecer que brincadeiras enquanto manifestação lúdica espontânea é diferente de brincadeiras enquanto transposição didática.
  
Desenvolvido através de uma metodologia que realizou momentos de vivências e socialização de saberes e práticas docentes, experimentação de jogos e brincadeiras do nosso repertório cultural. E também proporcionou aos participantes momentos de análise de três brinquedos, propondo a construção e estudo experimental, através da investigação no campo prático durante o uso com as crianças.

Realização: Secretaria Municipal de Educação - SMED

Organização e mediação na sala 02: Claudinéia Barbosa

Local: Universidade Aberta do Brasil – UAB / Polo Itaberaba-BA

Período: 12 à 29 de Agosto de 2014

 
Os vídeos também podem ser visualizados no Canal Azul Estrelar no You Tube:
Através do link:  https://www.youtube.com/channel/UCpAf8HvYH1Jnytws_AjOnCQ
Acesse a playlist: Formação de Professores de Educação Infantil.

Você também pode conferir mais detalhes através da página Formação Docente neste blog: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/blog-page_7.html


Compartilhando brincadeiras da nossa infância.



Brincar: Cultura e transposição didática




Análise e relato de experiência com o cubo sensorial - Claudinéia



Análise e proposta de estudo experimental:
Painel Psicomotor e Quebra-cabeça 3D



Socialização das experiências e práticas pedagógicas - Professores



Socialização das Idéias sobre as possibilidades de uso: 
Painel psicomotor, cubo sensorial e quebracabeça- 3D - Professores




Momento de construção dos brinquedos



Brinquedos e brincadeiras com intencionalidade pedagógica - Vivências







Próximo vídeo - Experimentando jogos e brincadeiras (falta adcionar)
 
Meus agradecimentos especiais a todos (as) profissionais que fizeram desse encontro 
um espaço rico de trocas de saberes e experiências.

Que essa maravilhosa energia lúdica e criativa presente em vocês
seja potencializada ao entrar em contato com as crianças!


Abraços de luz azul! 
Claudinéia Essênciah

domingo, 4 de janeiro de 2015

Agradecimentos aos miguxos do Google+ e Blogueiros!!!!!


FELIIIIIIIIIIIIIIIIZZ    2015  !!!!!!

Gostaria de começar agradecendo a Deus. 
Por ter permitido que eu pudesse vivenciar todas as experiências com consciência e amor!

Aos Miguxos do Google+ pelas 1.016.631 visualizações!!!!!!
Aos Miguxos seguidores deste Blog pelos 40.670 visitas!!!!!
Pelos comentários, sugestões e agradecimentos!!!
Aos que continuaram a comunicação pelo e-mail!!!!! 

Compartilhar...
 É um movimento sutil que permite a cada um de nós passar adiante algo significativo.
É uma filosofia que só pessoas iluminadas compreendem.

Obrigada!

Bjins Azuis com glítter no coração de cada um!




E vamos voar em 2015 com instigantes e deliciosas experiências!!!!

Claudinéia Essênciah Azul Estrel@r

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Que cada dia seja para todos nós, um dia de natal!

 
 
 
 
 
É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm... nas crianças.
A gente tem que arrumar um jeito de deixar pra eles um lugar melhor.
Para os nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.
Pense bem!
 
 
Heal The World - Michael Jackson
A Paz - Versão Roupa Nova
 
 
 
 
 
Que a felicidade, a fantasia e a ingenuidade de uma criança
continue tendo a força de manter viva dentro de cada um de nós, a esperança
de que um dia possamos nos ver com os olhos do coração.
 
Claudinéia Essênciah
 
 
 
 


sábado, 13 de dezembro de 2014

Lís conta a história "Bom dia, todas as cores!


 
 
Pensem numa situação incrivelmente instigante!
Foi contar história com o quebra-cabeça 3D.
 

 
Foi muito ilário!!!!!
Repertório linguístico e lógica matemática são acionados na intimidade...
Mas quem realmente lidera é a criatividade.
Onde corpo, movimento, luz e som entram em ação!
 
 
Agora vejam a parte mais gostosa!
 
 
* A história contada pelas crianças *

 
* O olhar carinhoso e as deliciosas curiosidades sobre Lís *
 
As crianças fazem perguntas inusitadas sobre a boneca Lís.
 
 
Esse foi outro momento emocionante!
 
 
A Lís disse que procurava pelas crianças e a vovó Zezé mostrou onde elas estavam.
Lís conta que ficou tao feliz, pois a vovó também foi apreciar a história.
E no final também escolheu um cor! Que fofa!
 


Como diz a canção "Eu visto a cor que eu quero..."
E o mais importante, compartilhamos a nossa alegria!

 
 
E até a próxima...
 

 

Bjins da Lís... E meu também!
 
 
 
Para ver mais  mais registros sobre a contação de história na
Escola Extensão Duque de Caxias, clic na imagem.
 
 


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

As Nossas Brincadeiras de Infância - Publicação/ livro


 
 
 
A incrível e desafiante história de Vitor vai encantar você!
 
O livro As Nossas Brincadeiras de Infância é um texto de teatro educação que foi produzido como resultado de um processo de investigação sobre a formação social e pessoal na infância, realizada durante o curso de Especialização em Educação Infantil , no contexto do componente curricular Psicomotricidade e Jogos Recreativos. A temática investigada teve como foco a relação interpessoal e o desenvolvimento cultural na fase infantil.
 
 Link:

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

História e Cultura Africana na Educação Infantil

 
 
Oiê! Voltei!! Nem dar para acreditar que já fez um mês!
Arff! Final de ano eh uma correria não éh!
Mais eu estava plugada nas coisinhas fofas que nos enche os olhos!!!!
 
Esta publicação tem a cooperação da UNESCO no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica Internacional com o Ministério da Educação no Brasil, o qual tem como objetivo a contribuição para a formulação e implementação de políticas integradas de melhoria da equidade e qualidade da educação em todos os níveis de ensino formal e não formal.
 
 
 
 
 
 
 
E eh claro que vou compartilhar o link para baixar:
 
 
 
Até mais!
Estarei fazendo postagens dos documentos norteadores da Educação Infantil com links disponíveis para baixar.
 
Fique à vontade!
 
Claudinéia
 
 
 
 
 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância - Publicação do livro


 
 
E com imenso prazer venho compartilhar a publicação do meu livro com vocês!
 
Os estudos e pesquisas sobre a Educação da Infância e Educação Infantil estão em evidência, e ganham o devido olhar criterioso nos momentos de análises. Porém precisam ser compreendidos em seus contextos e significados. Nesta lógica é que venho dar minha contribuição publicando meus estudos, pesquisas e práticas e mediação pedagógica com Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância. Através do qual, apresento alguns conhecimentos construídos na interatividade e dentro do contexto da Educação da pública no Município de Itaberaba-BA.
 
 
 
 
 
 Para visualizar o documento clic no link:
 

sábado, 11 de outubro de 2014

Beijos azuis e minhões de aventuras!

 
 
 
 
 
 
Para todas as crianças e seus melhores amigos...
Felicidades ontem, hoje, amanhã e sempre!
 
 
 
Claudinéia Essênciah
 
 
 
 


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Neste Mês de Outubro, Abraços Rosa!

 

 

 
Não apenas agora, mas especialmente neste mês abrace essa causa por todas nós!
Abraços rosa!
 
 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Educação dos Sentidos e Estéticas Artísticas: Produção Cultural da/para a Infância.


Olá Miguxas e Miguxos! Vim compartilhar mais uma produção!
Um artigo no campo de estudos sobre arte e cultura da/para infância.
Ah! Arte Educação!!!! Adorooooo!


Resumo: Este artigo expõe a importância da educação dos sentidos e estéticas artísticas para crianças. Situa os processos de ensino das linguagens artísticas na Educação Infantil. Traz reflexões sobre a produção cultural da/para a infância relacionada a algumas vivências no município de Itaberaba, considerando a relevância da articulação entre os sistemas formais e informais de educação com as famílias e comunidade para o devida valorização e sistematização dessa produção cultural da/para a infância. Esta foi uma pesquisa bibliográfica, pois se deu a partir de análise dos registros disponíveis de pesquisas que já realizei anteriormente. Apreciando as informações e conhecimentos prévios relativos ao objeto pesquisado, sendo fundamentada a partir das contribuições teóricas de alguns autores como Kramer, Wallon, Slade, Lowenfeld, Brittain entre outros documentos legais e norteadores da Educação Infantil. Traz como contribuição, proposta Brincantar, que projeta possibilidades para a realização de vivências, registros e sistematização da cultura ludo-artística como reconhecimento e valorização do patrimônio cultural das infâncias e griôs.
 
 
Trabalho de conclusão do curso de Especialização em Metodologia do Ensino das Artes.
Uma viagem que promete!!!!
 
Confira o artigo completo através do link:
 
Claudinéia Barbosa
Bjins!