terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Deficiência intelectual e o Complexo de Esparta (Zika vírus, microcefalia, teoria da conspiração e o Complexo de Esparta)





Publicado em 15 de fev de 2016
Artigo completo em
 http://robertoandersen.blogspot.com.br/2016/02/iupe-educacao-deficiencia-intelectual-e.html
Como fazer com que as crianças com microcefalia e outras anomalias cerebrais possam exercer o seu direito de conviverem socialmente e de serem consideradas por elas mesmas como seres produtivos e autossuficientes.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Crianças Índigos e Cristal



Sejam bem vindos a refletir sobre a Nova Geração!
Já faz algum tempo que eu queria compartilhar isso com vocês!
Pois então, mantenham a mente livre...




 Evolução da Humanidade e Ser Humano Integral são assuntos que estão relacionados à este tema. Convido vocês à apreciarem e pensarem sobre algo que tem chamado a minha atenção. A nova geração está ou não apontando o caminho para a Educação?

Abraços azuis!
Claudinéia Essênciah

 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Brincantando com as Coloridanças!


Hum m! Voltei correndo para compartilhar a nossa experiência do IV bimestre 2015!
Superanimada!!! 




BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS é um projeto didático referente às propostas do IV bimestre, elaborado para atender as crianças do Grupo 4 / I Período - Turma A – Matutino na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana. Tem como produto final socialização das experiências e descobertas através de apresentação das brincadeiras, músicas, danças e contação de histórias vivenciadas durante os estudos envolvendo da temática central que é DIVERSIDADE e MUSICALIDADE. 




Esse projeto compreende as competências e habilidades já garantidas por esta faixa etária, observando seus níveis e estilos de aprendizagens desenvolvidas nos projetos anteriores. E propõe as novas situações de desafios, experiências e descobertas, articulando-as com as temáticas transversais (Musicalidade e Diversidade). Como também mobiliza a manifestação de experiências individuais e coletivas vivenciadas pelas crianças junto às suas famílias e comunidade. Dando continuidade ao que foi iniciado no I bimestre através do projeto MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE. A atual proposta BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS!!! também é uma das etapas de desenvolvimento, intervenção e sistematização das etapas do projeto de pesquisa BRINCANTAR[1].

Minha apaixonante turma em 2015!

A caracterização deste projeto é uma proposta de estimulação dos processos de expressividade artística no campo da musicalidade. Sendo uma proposta tríplice: 1- Intervenção, por buscar a prática do respeito a diversidade de manifestações, etnias, gênero e faixa etária; 2- Pesquisa, por buscar entender as diferentes manifestações culturais. E 3- Documental, por intentar na sistematização de registros coletados a partir destas experiências com objetivo de tornar esse patrimônio imaterial em matrimônio material na forma de almanaque/coletânea estando entre os elementos da pesquisa BRINCANTAR.




Bjins azuis no coração de cada criança com quem pude aprender mais!!!



Desejo á todos os miguxos e miguxas muita luz e alegria!!!
E abraços de luz colorida em todos 
os meus leitores e amigos deste blog e do G+!

.。o♡ Claudinéia Essênciah (´ ▽`).。o♡





[1] Projeto elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa. Atriz (SATED-BA – 2008), Pedagoga (UNEB/DEDC-XIII- 2012) e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino das Artes (FACINTER/UNINTER – 2013 /014) e Neuropedagogia (REALIZA - 2015) - Itaberaba-Ba. Link: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/projeto-brincantar.html
 

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vivências super divertidas!!!! Durante o projeto Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas.




Olá miguxas e miguxos! Demorei neh? Eh que foram tantas coisas deliciosas! 



Maquete da história Cabritos, cabritões construida por Claudinéia


Vim compartilhar aqui as nossas experiências pra lá de divertidas vivenciadas durante o projeto "Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas." Brincamos de faz de conta, viajamos para caverna  (que até mosntros monstruosos tinha!), brincamos taaaanto! Parodiamos músicas e até livro fizemos!!!  




Crianças da minha turma G4 - Faz de conta: Dia a dia na caverna

Eu estava organizando os registros fotográficos e editando os registros fílmicos. Essa é uma prática muito importante para a mediação, intervenção e avaliação na Educação Infantil. Gosto muito de fazer. Os registros são importantes não apenas para nossa ação, reflexão, ação; como também para as crianças experienciarem as memórias, se autoavaliaram e sobre tudo deleitarem-se! Percebo que adoram!!!! 




Eu então... aaaammooo! (●´∀`)ノ♡   Registrar já faz parte da minha prática profissional. É algo que precisa ser organizado também com as famílias, com as devidas autorizações. E é claro que eu não poderia deixar de contar para vocês! Divirtam-se também!

                        ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆  Vejam os vídeos!!!   ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ノ♡  


Nossa turma recebeu a turma do Maternal 3, a Pró Cremilda e Dinália!!
 Apresentamos nossas produções, cantamos e contamos a história preferida da turma! 
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ 




  Pesquisei teorias. E também brinquei de montão com a câmera não mão e bilhões de ideias na cabeça!
Uma viagem incrível á procura da caverna cavernosa onde moravam monstros monstruosos (faz de conta)!!!
As crianças elegeram esse como o vídeo que mais gostaram!
(●´∀`)ノ♡



E as crianças do Grupo 4 então...
Viajando, pesquisando, descobrindo, registrando, produzindo e se divertindo!!!


Piteco (Nosso boneco da caverna)

                                Aguardem na próxima postagem mostrarei nosso livro na íntegra!

                                                                               Bjocas!!!!

                                                                       Claudinéia Essênciah



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Crianças africanas: Adereços e pintura corporal





Trabalho fotográfico feito por A. Fred mostrando a arte cultural expressada por crianças africanas através da estética da Pintura Corporal.

domingo, 25 de outubro de 2015

Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas!!







VIAJANDO NAS DESCOBERTAS DOS TEMPOS DAS CAVERNAS é um projeto didático referente às propostas do III bimestre do ano letivo 2015, elaborado  a partir da orientação institucional da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino de Itaberaba -BA, no âmbito da proposta cultural que como produto final produção de um livrão contendo registros e produções sobre as descobertas das turmas. A partir da temática central é Evolução da Educação e recorte de pesquisa, As primeiras civilizaçõesTeve como público alvo crianças do G4 e teve interação com os G2, G3 e G5.
Este projeto promoveu além da percepção sobre experiências e descobertas das civilizações pré históricas, o estímulo da capacidade de pensar e relacionar com as nossas vivências atuais. Levou as crianças a perceberem sobre o que aprendemos e com quem aprendemos as coisas que sabemos hoje. Isso responde que a Educação Infantil na bebeu na fonte da temática Evolução da Educação. 

O desenvolvimento deste projeto teve objetivos relacionados aos procedimentos, atitudes e conceitos que as crianças e professoras tiveram a oportunidade de ampliarem suas habilidade e capacidades de investigação. Além de terem realizado incríveis ações durante as fabulosas descobertas! 

Na próxima postagem mostrarei o produto final e as deliciosas ações junto com as crianças durante este projeto. Aguardem e com certeza irão deliciarem-se!


Bjocassss!!! em nome da Equipe da  
PROINFÂNCIA / CEMEI Linésio Bastos Santana



domingo, 18 de outubro de 2015

Experiência e produções durante o projeto de Gotinha em Gotinha...


Momentos incríveis durante o projeto 
De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e proteger o meio ambiente 
no CEMEI Linésio Bastos Santana!



Plantamos uma árvore!


Experiências com cultivo de sementes

Produção de brinquedos ecológicos com materiais reutilzáveis



 Baú de jogos e brinquedos ecológicos


  Jogo de argola 
(arremeço e identificação, quantificação e notação numérica e de cores)

Boliche - Bola feita com sacola plástica + fita adesiva
(Variação dos jogos de arremeço. Utilizando o mesmo recurso)

 Aros para brincar de bolinha de sabão
(Eleito o brinquedo favorito pela turma neste bimestre!)

 

 Viajando nas histórias com o Trem da Alegria Literária!
 

 Exposição dos brinquedos e experiências














Releituras das obras de Tarsila do Amaral
São produções do Maternal! Fiquei apaixonada (●´∀`)ノ♡





                                       Investigação de campo - Passeio no Bairro


Brincadeiras: Bexiga com água