domingo, 15 de maio de 2016

Ledor 100 Idade e o encanto das Sussurradeiras! Encontro Mágico!




Oiê! Vim compartilhar mais uma experiência fantástica!!!!
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆

> Os momentos mágicos da Oficina Sussurando o Ser <
 .。o♡(●´∀`)ノ♡ 





Mimos em cada detalhe!  Primeiro dia da oficina...
♡(´ ▽`).。o


Performance das Sussurradeiras Suzana e Marta para as meninas do Ledor 100 Idade





Olhares, ouvidos e mãos à obra! Regadas à porções de imaginação,...

Estéticas...

e subjetividades!!


Cheiro de criatividade e encanto no ar,  nos canto e encantos!

Sereiando lembranças de meninas mulheres e mulheres meninas!
Ôh sereiaaaá!!!!


E no segundo dia da oficina, produções individuais! (´ ▽`).。o♡


"O sussurrador é um instrumento sagrado" diz Marta Sampaio





"O ato de sussurar requer sensibilidade..." Dina Rosário







Experimentação...

Poesia, sorrisos e flores...

... com carinho para todo Ledor 100 Idade!
(´∀`)♡


Para mais informações sobre as Sussurradeiras acesse:


Para mais informações sobre o Ledor 100 Idade acesse:
ou Sala do NIPp na UNEB / DEDC XIII



 Bjins no coração! (●´∀`)ノ♡
Claudinéia Essênciah






quarta-feira, 9 de março de 2016

Nossso livro Interfaces socioculturais em educação... está pronto!





Lançamento hoje 09/03/2016 às 16h em Salvador -Ba
Local: Instituto Anísio Texeira - Paralela

08 e 10 em Feira de Santana - Ba 
Local: Sede da UNOPAR - Centro

Em breve lançamento será aqui em Itaberaba-Ba.
Confiram o site da Editora Kawo-Kabiyesile
 Saiba quem são os autores desta coletânea e conheça os títulos dos artigos em www.facebook.com/editorakawo





Editora Kawo-Kabiyesile 



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Deficiência intelectual e o Complexo de Esparta (Zika vírus, microcefalia, teoria da conspiração e o Complexo de Esparta)





Publicado em 15 de fev de 2016
Artigo completo em
 http://robertoandersen.blogspot.com.br/2016/02/iupe-educacao-deficiencia-intelectual-e.html
Como fazer com que as crianças com microcefalia e outras anomalias cerebrais possam exercer o seu direito de conviverem socialmente e de serem consideradas por elas mesmas como seres produtivos e autossuficientes.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Crianças Índigos e Cristal



Sejam bem vindos a refletir sobre a Nova Geração!
Já faz algum tempo que eu queria compartilhar isso com vocês!
Pois então, mantenham a mente livre...




 Evolução da Humanidade e Ser Humano Integral são assuntos que estão relacionados à este tema. Convido vocês à apreciarem e pensarem sobre algo que tem chamado a minha atenção. A nova geração está ou não apontando o caminho para a Educação?

Abraços azuis!
Claudinéia Essênciah

 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Brincantando com as Coloridanças!


Hum m! Voltei correndo para compartilhar a nossa experiência do IV bimestre 2015!
Superanimada!!! 




BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS é um projeto didático referente às propostas do IV bimestre, elaborado para atender as crianças do Grupo 4 / I Período - Turma A – Matutino na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana. Tem como produto final socialização das experiências e descobertas através de apresentação das brincadeiras, músicas, danças e contação de histórias vivenciadas durante os estudos envolvendo da temática central que é DIVERSIDADE e MUSICALIDADE. 




Esse projeto compreende as competências e habilidades já garantidas por esta faixa etária, observando seus níveis e estilos de aprendizagens desenvolvidas nos projetos anteriores. E propõe as novas situações de desafios, experiências e descobertas, articulando-as com as temáticas transversais (Musicalidade e Diversidade). Como também mobiliza a manifestação de experiências individuais e coletivas vivenciadas pelas crianças junto às suas famílias e comunidade. Dando continuidade ao que foi iniciado no I bimestre através do projeto MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE. A atual proposta BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS!!! também é uma das etapas de desenvolvimento, intervenção e sistematização das etapas do projeto de pesquisa BRINCANTAR[1].

Minha apaixonante turma em 2015!

A caracterização deste projeto é uma proposta de estimulação dos processos de expressividade artística no campo da musicalidade. Sendo uma proposta tríplice: 1- Intervenção, por buscar a prática do respeito a diversidade de manifestações, etnias, gênero e faixa etária; 2- Pesquisa, por buscar entender as diferentes manifestações culturais. E 3- Documental, por intentar na sistematização de registros coletados a partir destas experiências com objetivo de tornar esse patrimônio imaterial em matrimônio material na forma de almanaque/coletânea estando entre os elementos da pesquisa BRINCANTAR.




Bjins azuis no coração de cada criança com quem pude aprender mais!!!



Desejo á todos os miguxos e miguxas muita luz e alegria!!!
E abraços de luz colorida em todos 
os meus leitores e amigos deste blog e do G+!

.。o♡ Claudinéia Essênciah (´ ▽`).。o♡





[1] Projeto elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa. Atriz (SATED-BA – 2008), Pedagoga (UNEB/DEDC-XIII- 2012) e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino das Artes (FACINTER/UNINTER – 2013 /014) e Neuropedagogia (REALIZA - 2015) - Itaberaba-Ba. Link: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/projeto-brincantar.html
 

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vivências super divertidas!!!! Durante o projeto Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas.




Olá miguxas e miguxos! Demorei neh? Eh que foram tantas coisas deliciosas! 



Maquete da história Cabritos, cabritões construida por Claudinéia


Vim compartilhar aqui as nossas experiências pra lá de divertidas vivenciadas durante o projeto "Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas." Brincamos de faz de conta, viajamos para caverna  (que até mosntros monstruosos tinha!), brincamos taaaanto! Parodiamos músicas e até livro fizemos!!!  




Crianças da minha turma G4 - Faz de conta: Dia a dia na caverna

Eu estava organizando os registros fotográficos e editando os registros fílmicos. Essa é uma prática muito importante para a mediação, intervenção e avaliação na Educação Infantil. Gosto muito de fazer. Os registros são importantes não apenas para nossa ação, reflexão, ação; como também para as crianças experienciarem as memórias, se autoavaliaram e sobre tudo deleitarem-se! Percebo que adoram!!!! 




Eu então... aaaammooo! (●´∀`)ノ♡   Registrar já faz parte da minha prática profissional. É algo que precisa ser organizado também com as famílias, com as devidas autorizações. E é claro que eu não poderia deixar de contar para vocês! Divirtam-se também!

                        ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆  Vejam os vídeos!!!   ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ノ♡  


Nossa turma recebeu a turma do Maternal 3, a Pró Cremilda e Dinália!!
 Apresentamos nossas produções, cantamos e contamos a história preferida da turma! 
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ 




  Pesquisei teorias. E também brinquei de montão com a câmera não mão e bilhões de ideias na cabeça!
Uma viagem incrível á procura da caverna cavernosa onde moravam monstros monstruosos (faz de conta)!!!
As crianças elegeram esse como o vídeo que mais gostaram!
(●´∀`)ノ♡



E as crianças do Grupo 4 então...
Viajando, pesquisando, descobrindo, registrando, produzindo e se divertindo!!!


Piteco (Nosso boneco da caverna)

                                Aguardem na próxima postagem mostrarei nosso livro na íntegra!

                                                                               Bjocas!!!!

                                                                       Claudinéia Essênciah



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Crianças africanas: Adereços e pintura corporal





Trabalho fotográfico feito por A. Fred mostrando a arte cultural expressada por crianças africanas através da estética da Pintura Corporal.

domingo, 25 de outubro de 2015

Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas!!







VIAJANDO NAS DESCOBERTAS DOS TEMPOS DAS CAVERNAS é um projeto didático referente às propostas do III bimestre do ano letivo 2015, elaborado  a partir da orientação institucional da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino de Itaberaba -BA, no âmbito da proposta cultural que como produto final produção de um livrão contendo registros e produções sobre as descobertas das turmas. A partir da temática central é Evolução da Educação e recorte de pesquisa, As primeiras civilizaçõesTeve como público alvo crianças do G4 e teve interação com os G2, G3 e G5.
Este projeto promoveu além da percepção sobre experiências e descobertas das civilizações pré históricas, o estímulo da capacidade de pensar e relacionar com as nossas vivências atuais. Levou as crianças a perceberem sobre o que aprendemos e com quem aprendemos as coisas que sabemos hoje. Isso responde que a Educação Infantil na bebeu na fonte da temática Evolução da Educação. 

O desenvolvimento deste projeto teve objetivos relacionados aos procedimentos, atitudes e conceitos que as crianças e professoras tiveram a oportunidade de ampliarem suas habilidade e capacidades de investigação. Além de terem realizado incríveis ações durante as fabulosas descobertas! 

Na próxima postagem mostrarei o produto final e as deliciosas ações junto com as crianças durante este projeto. Aguardem e com certeza irão deliciarem-se!


Bjocassss!!! em nome da Equipe da  
PROINFÂNCIA / CEMEI Linésio Bastos Santana