domingo, 24 de agosto de 2014

Brinquedos e Brincadeiras: Construção e investigação de possibilidades!

 
Oiê! Vim compartilhar algumas coisinhas fofas que construi!
Eu estava aprontando para brincantar com as crianças,
com as professoras e professores que gostam dessa energia fantástica...
e com vocês é claro!
 
 
 
Painel Psicomotor
 
 
 
 
Cantinho Sensorial
(Meu lindo sobrinho Cleiton investigando possibilidades de brincar)
 
 

 
Quebra-cabeça 3D (variação do cubo mágico)
 
 
 
 
Bonecas de pano (Que pretendo criar uma animação)
E mais um adorável Baú de histórias! (Bem ... este é de brinquedos! Rsrs)! 
 
 
 
Ah! Também fiz uma peteca! Vou brincar pela primeira vez!
 
Tampamarias, ou cinco marias ou capitão. Eh um brinquedo nomes diferentes!
 
E para brincantar de "Transportando cores líquidas!"
Um jogo com garrafas pet demarcado com fita adesiva colorida. 
 
 
Ah! Já estava com saudade dessa produção!
Isso é instigante! Minhas sinapses ficam a mil!!!
Adoro! Imaginar... Pesquisasr materiais... Produzir... Investigar formas de utilizar!!!
Eh massa! rsrsr!
 
 
 
Essa produção também foi organizada para compartilhar com as professoras e professores de Educação Infantil de nossa rede municipal neste mês de agosto. Com o objetivo de compreender a importância da manifestação lúdica para o desenvolvimento infantil.
Nessa oportunidade entre as minhas expectativas, trocar experiências  e manter elevada o potencial criativo da manifestação lúdica das professores e professores, é primordial. Pois desejo envolvê-las (los) em momentos de vivências, reflexões e construção de brinquedos e experimentação de brincadeiras. Além de convidá-los para continuar a BRINCANTAR!
 
Até mais!
Claudinéia Essênciah
 
 
 
 
 
 
 
II Encontro Formação em Serviço para Professores da Educação Infantil
Temática: Brinquedos e Brincadeiras - Formato: Oficina- Período:12 à 29/08/2014
Local: Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Itaberaba-Ba. Avenida Rio Branco, nº   
Sala 2 – Apreciação, Análise, Socialização, Construção e Estudo Experimental.    

Mediação Claudinéia Barbosa

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Projeto Brincantar

 
 


Anunciado aos professores e professoras de Educação Infantil da nossa rede municipal
 
O Projeto Brincantar

Brincar, Cantar e Encantar
Traz à tona memórias e encantamentos de nossas infâncias.

Envolverá a todos em deliciosos momentos de expressão das manifestações da cultura lúdica!


Um convite para BRINCANTAR comigo!




Mais informações:
http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/projeto-brincantar.html



 





domingo, 10 de agosto de 2014

Beijos para os papais sempre!!!!


Em homenagem ao meu Pai, vim compartilhar a música "Aquarela" do Toquinho
e uma historinha da minha infância que ele conta.
 
Ele diz que eu era bem pequena quando esse comercial passava na TV.
Certa vez avancei para agarrar as imagens coloridas e cai da cama... rsrsrsr!!!
 
Ah! Como é bom lembrar de momentos com os nossos pais!
Bjins para senhor, Pai e abraços cheio de luz!
Obrigada por tudo!
 
 

 
 
Felizes dias sempre a todos os pais!
 
Claudinéia Barbosa
 
 
 
 
 


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ciranda, Cirandinha... Vamos Todos Cirandar!



Olá pessoal! Vim compartilhar ações super interessantes!

E aproveitando mais uma vez para parabenizar a turma do 4º Ano, a professora Gilsiane Leão em nome dos demais professores do Curso Normal do CETEP I e as meninas e meninos do PIBID/UNEB pela realização das oficinas de formação para professores.



Essa preparação relacionada ao perfil profissional e práticas educativas considerando as especificidades da Educação Infantil  revela a sensibilidade que a mediação pedagógica precisa ter ou construir para atender a infância.


Histórias Africanas na Educação Infantil

Excelentes reflexões sobre as  histórias africanas, entre outras características dessa matriz cultural, foram feitas pela Professora Gilsiane Leão, Gessivânia (PIBID), Marlon (UNEB), para os alunos do 4° Ano do Curso Normal (CETEP I). Este momento com certeza contribuirá para ações educativas a serem realizadas por eles, nas experiências de estágios, considerando o currículo e práticas pedagógicas da Educação Infantil.


Além disso, apreciamos a belíssima mostra de roda de capoeira, histórias e cantigas da matriz cultural africana apresentada pela turma de 4º Ano Normal. Energia criativa maravilhosa!
 

Cantigas de Roda

As reflexões trazidas por Aline Ferreira (PIBID) também pontua a necessária prática educativa que busca o resgate e a valorização da cultura de tradição oral através das cantigas de roda.  Que está relativamente presente no cotidiano da Educação Infantil e que para muitos de nós professores, estas cantigas podem está permeadas de memórias afetivas da nossa infância.

As oficinas foram momentos extremamente ricos para as experiências de todos nós que estivemos presentes. E, assim como a oficina anterior, as reflexões sobre as cantigas de roda, foram enriquecedoras para a turma que estará iniciando o estágio. Desejo que possam desdobrar as impressões e descobertas em excelentes vivências e novas experiências juntamente com as crianças. E sintam se permeados pelo encantamento da docência na educação para a infância.
 



Grande abraço colorido e em tom de alegria à todos!

E aos estagiários...
Que se permitam ter desafios e descobertas!
Esse é só o início da grande aventura de viver e ser profissional!


Bjins com glíter! 
Claudinéia Essênciah.




domingo, 20 de julho de 2014

Brincadeiras e Jogos Típicos do Brasil



Hum m! Outra delícia para compartilhar com vocês!
Organizada pelo Geraldo Peçanha de Almeida.
 
Este material contém mais de 100 jogos típicos do Brasil.
Uma pesquisa realizada durante as suas viagens!
 




 
Visite o site e baixe o livro:
 
 
Valeu Geraldo! Parabéns pela incrível viagem que está compartilhando conosco!
 Vamos embarcar, seguindo a trilha! Obrigada!
Bjins azuis! Claudinéia Barbosa

segunda-feira, 7 de julho de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância - Livro



Estou super feliz!!! Está pronto meu livro!!!!
 
 
 
 
 
 
 
Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância:
Pesquisas e Práticas sobre a Mediação pedagógica.
 
 
 
 
Instigante!
Está em processo de registro e depois rumo à publicação!!!!
 
 
 
 
 
Abraços emocionados!!!
 
 
 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil



Tenho feito algumas reflexões sobre qual é a compreensão e prática dos profissionais com relação aos procedimentos avaliativos na Educação Infantil. Diante de alguns questionamentos como:



1.    Onde sinalizar indicadores do processo de aprendizagem relativos aos Eixos de Conhecimentos, os quais correspondem aos componentes curriculares na Educação Infantil? A partir de que critérios? Quando fazer? 

2.    E o desenvolvimento das crianças em termos Cognitivo, Motor/Psicomotor, Afetivo/Emocional, Linguístico e Sócio Cultural? Como registrar? Existem critérios para se fazer isso?

3.    O que precisa constar no Relatório pedagógico ou Pareceres descritivos enquanto registro avaliativo das crianças na Educação Infantil? Qual periodicidade para fazê-lo?

4.    Quem deve elaborar o (Diário de Classe) ou documento que reúne todos os instrumentos de registros avaliativos?

5.    Quem são as pessoas responsáveis por criar procedimentos de preenchimento, organização e acompanhamento dos registros?

6.    Quais as funções do Diário de Classe?

7.    Avaliação da aprendizagem é só para mostrar o quanto as crianças conseguiram ou não aprender?

A partir destas e de outras questões, venho trazer algumas proposições, buscando provocar a devida análise e compreensão sobre o significado de avaliação na Educação Infantil.
 
Ao observar que a responsabilidade é coletiva e cada profissional tem uma participação específica em relação à organização e acompanhamento dos instrumentos de avaliação. Destaco que a aplicação e o registro é ação específica dos profissionais docentes.

Para isso elaborei o artigo onde trago reflexões em que destaco o Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil.

 
Para apreciação, comentários e downloads acesse o link:
 
Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil



Conheça também outros artigos relativos à Avaliação na Educação Infantil.
 
 
Avaliação na Educação Infantil
http://pt.slideshare.net/azulestrelar/avaliao-na-educao-infantil-claudinia-barbosa-2010
 
 

Instrumentos e recursos utilizados na avaliação das crianças na Educação Infantil
http://pt.slideshare.net/azulestrelar/instrumentos-e-recursos-utilizados-na-avaliao-das-crianas-na-educao-infantil-claudinia-da-silva-barbosa-2013


Obs: Estes dois últimos estão incluídos no meu livro (em processo de registro) 
Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância:
Pesquisas e Práticas sobre a Mediação Pedagógica
 
 

Abraços azuis!
Solicito que contribuam com comentários.

A construção de saberes é feira essencialmente a partir da troca dialógica de ideias e práticas. Busquem ampliar através dos referenciais teóricos.


Claudinéia Barbosa.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estação Paralapracá e Almanaque Paralapracá!!


Ôôôbá!!! Depois da Semana Mundial do Brincar!
Tem presente de aniversário para compartilhar com vocês! 
 
 Dia 16 de Maio estive numa "Viagem pelo mundo da literatura na Educação Infantil"com a 
Canastra Real  (Pinduka e Lucine Souza)
 
 
O Pinduka compartilhou estas guloseimas
deliciosas, hum m!!!
 
 
 
 
 Estação Paralapracá
 
Estação Paralapracá: menu de paisagens culturais” é outro livro interessado na cultura infantil. Como organizador, nosso “Pinduka”, dessa vez, contou com a colaboração do Prof. Edmar Brasil e da Prof.ª Luciana Dias na seleção e produção de conteúdo. Organizado para o Instituto C&A, o livro apresenta um extrato dos registros de professores (BA, PE, PB, PI e CE) buscando fixar na escrita as muitas paisagens culturais (lúdicas, narrativas, festivas, sonoras, artísticas, gastronômicas) de suas comunidades. As ilustrações são do baiano Rex, excetuando as da seção Paisagens Narrativas feitas especialmente pelo grande xilogravurista pernambucano J. Borges.


  
 

 
Almanaque Paralapracá!!
 
 
É uma publicação organizada por José Rêgo (Pinduka), para o Instituto C&A, que apresenta brincadeiras, brinquedos, histórias, parlendas, trava-línguas, quadrinhas, cantigas, anedotas e outras guloseimas afins. Verdadeiras delícias para as crianças e para os crescidos!
 
 
 
 
 
Link para download:
 
 
Arf!!! Adoro tudo isso! E na minha festa de aniversário não podia faltar vocês!
A ideia é divertir-se sempre! Deliciem-se!
 
Beijocas!
Claudinéia Barbosa
 
 
 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hum m!! Brincar com a mamãe!!!!!!


Não tem coisa melhor que brincar, tem?
E se for com a mamãe, mais gostoso ainda !!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
Se faltar ideias olha dica do material lindo liiiiindo que foi publicado pela Revista Crescer.
 
 São sugestões de brincadeiras para todas as idades, em qualquer ambiente.
Vocês vão amar!
 
Link:
 
Até mais!
Vou brincar mais um pouquinho! rsrsr!!  u-ni-du-ni-tê....