quarta-feira, 29 de junho de 2016

Identidade e autonomia com brincantigas e histórias - Maternal 3





A elaboração desse projeto busca organizar uma proposta específica para grupos de 2 e 3 anos com a intenção de observar as reais necessidades que são comuns nessa faixa etária. Organizando registros como: Ações necessárias para a semana de integração, Reunião e entrevistas com a família (apresentação das normas e propostas, bem como acolhimento e/ou esclarecimento das contribuições), propostas para os momentos de acolhimento, de integração, de adaptação e definição das temáticas e atividades considerando as necessidades e interesses das crianças. Fazendo estudos experimentais de estratégias metodológicas que promova interação adulto crianças / crianças crianças / crianças espaço. 


Sabemos que a infância é considerada a janela do aprendizado, por isso se faz necessário compreender para melhor mediar os diferentes níveis potenciais das crianças nessa faixa etária. Sendo assim, o projeto IDENTIDADE E AUTONOMIA COM BRINCANTIGAS E HISTÓRIAS é uma das etapas da pesquisa DESENVOLVIMENTO INFANTIL À LUZ DA NEUROPEDAGOGIA*.



Como produto final aconteceu a socialização das experiências e descobertas das turmas através de exposição das produções. Outros encaminhamentos foram iniciados e estarão em processo ao logo do terceiro bimestre (entrevistas com as professoras, a coordenação pedagógica e a gestão administrativa para analisar os indicadores para o currículo dos grupos de creche a serem incluídos na Proposta Pedagógica do CEMEI. 

Os registros sobre o processo e  produto final estarão disponíveis na próxima postagem. Para conhecer o projeto clic no link abaixo.




 ☆*:.。. o(≧3≦)o .。.:*☆
Muuuuitas bjokinhas nas miguxinhas e miguxinhos das turmas de maternal!

 Valeu miguxas!!!! Creme, Magá, Rê, Tai, Benta e Val !!!
Esse é só o primeiro! rsrsr!

Claudinéia (●´∀`)ノ♡


* Projeto de Pesquisa da Professora Claudinéia Barbosa.

domingo, 15 de maio de 2016

Ledor 100 Idade e o encanto das Sussurradeiras! Encontro Mágico!




Oiê! Vim compartilhar mais uma experiência fantástica!!!!
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆

> Os momentos mágicos da Oficina Sussurando o Ser <
 .。o♡(●´∀`)ノ♡ 





Mimos em cada detalhe!  Primeiro dia da oficina...
♡(´ ▽`).。o


Performance das Sussurradeiras Suzana e Marta para as meninas do Ledor 100 Idade





Olhares, ouvidos e mãos à obra! Regadas à porções de imaginação,...

Estéticas...

e subjetividades!!


Cheiro de criatividade e encanto no ar,  nos canto e encantos!

Sereiando lembranças de meninas mulheres e mulheres meninas!
Ôh sereiaaaá!!!!


E no segundo dia da oficina, produções individuais! (´ ▽`).。o♡


"O sussurrador é um instrumento sagrado" diz Marta Sampaio





"O ato de sussurar requer sensibilidade..." Dina Rosário







Experimentação...

Poesia, sorrisos e flores...

... com carinho para todo Ledor 100 Idade!
(´∀`)♡


Para mais informações sobre as Sussurradeiras acesse:


Para mais informações sobre o Ledor 100 Idade acesse:
ou Sala do NIPp na UNEB / DEDC XIII



 Bjins no coração! (●´∀`)ノ♡
Claudinéia Essênciah






quarta-feira, 9 de março de 2016

Nossso livro Interfaces socioculturais em educação... está pronto!





Lançamento hoje 09/03/2016 às 16h em Salvador -Ba
Local: Instituto Anísio Texeira - Paralela

08 e 10 em Feira de Santana - Ba 
Local: Sede da UNOPAR - Centro

Em breve lançamento será aqui em Itaberaba-Ba.
Confiram o site da Editora Kawo-Kabiyesile
 Saiba quem são os autores desta coletânea e conheça os títulos dos artigos em www.facebook.com/editorakawo





Editora Kawo-Kabiyesile 



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Deficiência intelectual e o Complexo de Esparta (Zika vírus, microcefalia, teoria da conspiração e o Complexo de Esparta)





Publicado em 15 de fev de 2016
Artigo completo em
 http://robertoandersen.blogspot.com.br/2016/02/iupe-educacao-deficiencia-intelectual-e.html
Como fazer com que as crianças com microcefalia e outras anomalias cerebrais possam exercer o seu direito de conviverem socialmente e de serem consideradas por elas mesmas como seres produtivos e autossuficientes.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Crianças Índigos e Cristal



Sejam bem vindos a refletir sobre a Nova Geração!
Já faz algum tempo que eu queria compartilhar isso com vocês!
Pois então, mantenham a mente livre...




 Evolução da Humanidade e Ser Humano Integral são assuntos que estão relacionados à este tema. Convido vocês à apreciarem e pensarem sobre algo que tem chamado a minha atenção. A nova geração está ou não apontando o caminho para a Educação?

Abraços azuis!
Claudinéia Essênciah

 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Brincantando com as Coloridanças!


Hum m! Voltei correndo para compartilhar a nossa experiência do IV bimestre 2015!
Superanimada!!! 




BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS é um projeto didático referente às propostas do IV bimestre, elaborado para atender as crianças do Grupo 4 / I Período - Turma A – Matutino na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana. Tem como produto final socialização das experiências e descobertas através de apresentação das brincadeiras, músicas, danças e contação de histórias vivenciadas durante os estudos envolvendo da temática central que é DIVERSIDADE e MUSICALIDADE. 




Esse projeto compreende as competências e habilidades já garantidas por esta faixa etária, observando seus níveis e estilos de aprendizagens desenvolvidas nos projetos anteriores. E propõe as novas situações de desafios, experiências e descobertas, articulando-as com as temáticas transversais (Musicalidade e Diversidade). Como também mobiliza a manifestação de experiências individuais e coletivas vivenciadas pelas crianças junto às suas famílias e comunidade. Dando continuidade ao que foi iniciado no I bimestre através do projeto MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE. A atual proposta BRINCANTANDO COM AS COLORIDANÇAS!!! também é uma das etapas de desenvolvimento, intervenção e sistematização das etapas do projeto de pesquisa BRINCANTAR[1].

Minha apaixonante turma em 2015!

A caracterização deste projeto é uma proposta de estimulação dos processos de expressividade artística no campo da musicalidade. Sendo uma proposta tríplice: 1- Intervenção, por buscar a prática do respeito a diversidade de manifestações, etnias, gênero e faixa etária; 2- Pesquisa, por buscar entender as diferentes manifestações culturais. E 3- Documental, por intentar na sistematização de registros coletados a partir destas experiências com objetivo de tornar esse patrimônio imaterial em matrimônio material na forma de almanaque/coletânea estando entre os elementos da pesquisa BRINCANTAR.




Bjins azuis no coração de cada criança com quem pude aprender mais!!!



Desejo á todos os miguxos e miguxas muita luz e alegria!!!
E abraços de luz colorida em todos 
os meus leitores e amigos deste blog e do G+!

.。o♡ Claudinéia Essênciah (´ ▽`).。o♡





[1] Projeto elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa. Atriz (SATED-BA – 2008), Pedagoga (UNEB/DEDC-XIII- 2012) e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino das Artes (FACINTER/UNINTER – 2013 /014) e Neuropedagogia (REALIZA - 2015) - Itaberaba-Ba. Link: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/projeto-brincantar.html
 

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vivências super divertidas!!!! Durante o projeto Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas.




Olá miguxas e miguxos! Demorei neh? Eh que foram tantas coisas deliciosas! 



Maquete da história Cabritos, cabritões construida por Claudinéia


Vim compartilhar aqui as nossas experiências pra lá de divertidas vivenciadas durante o projeto "Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas." Brincamos de faz de conta, viajamos para caverna  (que até mosntros monstruosos tinha!), brincamos taaaanto! Parodiamos músicas e até livro fizemos!!!  




Crianças da minha turma G4 - Faz de conta: Dia a dia na caverna

Eu estava organizando os registros fotográficos e editando os registros fílmicos. Essa é uma prática muito importante para a mediação, intervenção e avaliação na Educação Infantil. Gosto muito de fazer. Os registros são importantes não apenas para nossa ação, reflexão, ação; como também para as crianças experienciarem as memórias, se autoavaliaram e sobre tudo deleitarem-se! Percebo que adoram!!!! 




Eu então... aaaammooo! (●´∀`)ノ♡   Registrar já faz parte da minha prática profissional. É algo que precisa ser organizado também com as famílias, com as devidas autorizações. E é claro que eu não poderia deixar de contar para vocês! Divirtam-se também!

                        ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆  Vejam os vídeos!!!   ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ノ♡  


Nossa turma recebeu a turma do Maternal 3, a Pró Cremilda e Dinália!!
 Apresentamos nossas produções, cantamos e contamos a história preferida da turma! 
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ 




  Pesquisei teorias. E também brinquei de montão com a câmera não mão e bilhões de ideias na cabeça!
Uma viagem incrível á procura da caverna cavernosa onde moravam monstros monstruosos (faz de conta)!!!
As crianças elegeram esse como o vídeo que mais gostaram!
(●´∀`)ノ♡



E as crianças do Grupo 4 então...
Viajando, pesquisando, descobrindo, registrando, produzindo e se divertindo!!!


Piteco (Nosso boneco da caverna)

                                Aguardem na próxima postagem mostrarei nosso livro na íntegra!

                                                                               Bjocas!!!!

                                                                       Claudinéia Essênciah



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Crianças africanas: Adereços e pintura corporal





Trabalho fotográfico feito por A. Fred mostrando a arte cultural expressada por crianças africanas através da estética da Pintura Corporal.