quarta-feira, 5 de junho de 2013

Caminhada Ecológica! Uma das ações do II Projeto Institucional da Secretaria Municipal de Educação e Ação Intersetorial – Itaberaba-BA


Projeto: Itaberaba, preservando o Meio Ambiente,
cuidando e praticando saberes sustentáveis.




Figura 1.
 




Este Projeto que envolve o público: Estudantes das Escolas Municipais - Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries/ Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos; e realizou hoje, uma das suas etapas, a Caminhada Ecológica, com a mobilização das crianças e estudantes sensibilizando e envolvendo as comunidades        dos bairros em que estão inseridos. Nesta edição, destaco através das imagens a ação das creches e pré-escola que atendem as crianças da comunidade do Bairro Vermelho.
 
 



Fig. 1 e 2: Mobilização feita pelas crianças
e professoras da Creche Paraíso da Criança. 
A problemática da sustentabilidade assume neste final de século um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complexos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. A partir da temática central deste ano letivo a Campanha “Repensando práticas e Saberes para a construção de uma educação cidadã”, focando os Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, reaproveitar, recusar, recuperar e repensar.
 



Fig. 3 e 4: Blitz Ecológica! Feita pelas crianças
e professoras da Escola Luiz Viana Filho
 
O objetivo central é desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente, envolvendo a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, promovendo situações práticas em defesa à sustentabilidade da nossa cidade, do nosso planeta.


 
 




Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, o Projeto “Itaberaba, preservando o Meio Ambiente, cuidando e praticando saberes sustentáveis” buscando construir com os alunos e crianças, atitudes de conservação para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidades. 



Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; é uma das expectativas de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Esse momento oportunizar vivências, incentivar o cuidado e a preservação do ambiente e dos elementos e recursos naturais, são valores importantes e que fazem muita diferença para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos. Compreendemos que experiências como estas,  potencializam suas habilidades e capacidades, tornando os seres humanos mais sensíveis e cidadãos que constroem história e cultura com significados mais profundos, e que fazem e farão diferença significativas em suas vidas e expressão sobre a realidade em que vivem.


Aos educadores (me refiro aos pais, professores e comunidade) fica o conselho: Valorizem o olhar sensível e os questionamentos das crianças, pois a curiosidade não é apenas o desejo de conhecer, é também um indicador de conhecimentos prévios, de olhar sensível a determinadas situações que lhe chama atenção. Assim fez um grande mestre fez refletir: "Essa revalorização radical do indivíduo contribuirá para a renovação qualitativa da espécie humana, servindo de alicerce a uma nova civilização". Milton Santos (p.169)*.
Fig. 5 e 6: Mobilização e panfletagem feita pelas crianças
e professoras da Creche Sonho.



Por Claudinéia Barbosa

*SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal / Milton Santos. 3a ed. – Rio de Janeiro: Record, 2000

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário