Um interessante desafio para desenvolvimento das propostas pedagógicas com os eixos de trabalho de forma integrada!
Se por um lado as temáticas festivas não podem ser o assunto central da proposta e prática pedagógica nas instituições educativas, por outro, não se pode excluir os acontecimentos e vivências socioculturais das experiências no espaço educativo. Isso indica que se faz necessário refletir sobre como as temáticas devem ser trabalhadas no currículo.
Inquietas com essa situação, profissionais da Educação Infantil em Itaberaba-Ba, têm discutido sobre os desafios presentes na construção da proposta curricular desse segmento. E propõem reflexões sobre o trabalho com as datas comemorativas, observando que há necessidade de organizar a proposta pedagógica considerando que as temáticas festivas ou datas comemorativas não se tornem o foco, mas sejam inseridas nas propostas de ensino aprendizagem de forma integrada e respeitando a diversidade cultural das crianças, suas famílias e suas comunidades em seus contextos sociais.
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Assim as datas comemorativas como serão compreendidas em diferentes perspectivas, não apenas um marco capitalista, mas refletindo seus significados como vivências socioculturais nas experiências no espaço educativo. Precisamos de temas geradores? Que sejam eles os assuntos emergentes.
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