domingo, 15 de março de 2015

Jornada Pedagógica em Ibiquera-Ba



Organização dos Espaços na Educação Infantil


 Oficina que realizei para Profissionais da Educação Infantil:
Dia: 12/03 - Vespertino



Apresentação:
 
Esta proposta de formação teve como objetivo central refletir sobre a organização do trabalho pedagógico para a Educação Infantil, destacando a organização dos espaços e tempos como fatores que evidenciam a concepção que os profissionais têm sobre o desenvolvimento infantil e que influenciam diretamente na ação com as crianças.
Buscou estimular as habilidades de auto-observação, auto-percepção e auto-análise enquanto profissional que aprende e ensina na interação com as crianças, observando que os níveis de meta cognição e capacidades são diferentes. E, que por isso é necessário pensar sobre os espaços, assim como as metodologias e mediações adequadas para cada faixa etária, considerando as expectativas de aprendizagens.
E fundamentou-se nas concepções teóricas que consideram a aprendizagem como resultado de interações entre os indivíduos e com o meio. Reconhecendo que o desenvolvimento na fase infantil precisa ser estimulado através de estratégias metodológicas ludo-criativas, uma vez que se constata que os seres humanos são lúdicos por natureza e que esta linguagem está em evidência na infância.
A partir da interação com o grupo de profissionais e a partir das suas experiências, vivências e realidade espacial, foi proposta apreciação, análise e reflexão de diferentes organizações de espaços de educação infantil, tendo como base as orientações de Graça Horn. Com o intuito de ampliar as possibilidades de ações educativas alinhando concepções teóricas à praticas pedagógicas, considerando a realidade local.


Sugestão de leituras e site para pesquisas: 

https://blogproinfanciabahia.wordpress.com/
http://www.fnde.gov.br/programas/proinfancia/proinfancia-apresentacao
http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/

Referências:

BARBOSA, C. S. Olhar sensível sobre o desenvolvimento na infância: Pesquisas e práticas sobre a mediação pedagógica. Claudinéia da silva Barbosa. Itaberaba-BA – 2014. 1ª Edição.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: Organização dos espaços na Educação Infantil / Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Artmed, 2004.



Abraços à Equipe de Profissionais da Educação Infantil
 Agradecimentos à Secretaria Municipal de Educação de Ibiquera - Ba


Claudinéia Barbosa

(*´∀`*)。o♡

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário