sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE!




Uma fantástica experiência ludocriativa e artística deliciosamente
 ligada aos saberes culturais de crianças em Itaberaba!

Por Claudinéia da Silva Barbosa


        Este projeto foi elaborado com objetivo de organizar uma proposta específica para crianças de quatro anos (G4 / I Período) com a intensão de instigar o potencial brincante das crianças nessa faixa etária, assim como mobilizar a manifestação de experiências individuais e coletivas vivenciadas pelas crianças junto às suas famílias e comunidade. Permitindo a troca destas experiências de forma espontânea, criar, recriar e experimentar novas brincadeiras. Coletando esse patrimônio imaterial para sistematização e registro em forma de almanaque/coletânea, fundamentada no projeto de pesquisa BRINCANTAR [1]. Sendo assim, o projeto MINHA IDENTIDADE E CULTURA BRINCANTE é uma das etapas de desenvolvimento, intervenção e sistematização das etapas do projeto de pesquisa BRINCANTAR. Como tambem...




... Um projeto didático referente às propostas do I bimestre, elaborado a partir da orientação institucional da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino. Foi elaborado para atender as crianças do Grupo 4 / I Período - Turma A – Matutino na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana. Teve como produto final produção socialização das experiências e descobertas das turmas apresentando brinquedos e brincadeiras vivenciadas durante o projeto.


Ampliar a construção da identidade brincante alinhada com as competências e habilidades específicas dessa faixa etária, observando seus níveis e estilos de aprendizagens e propor transposição didáticas, também foram finalidades desse projeto.


A articulação desse projeto com as temáticas transversais: Desenvolvimento, Identidade e Autonomia caracteriza este projeto em uma proposta de intervenção articulada família-escola. Por este motivo planejamento e realização da metodologia precisaram ser com ações práticas, voltadas para a organização intencional do ambiente, comunicação com linguagem prática e precisa com as crianças (especialmente na construção dos hábitos e combinados na rotina) e utilização de recursos capazes de favorecer as etapas de ensino aprendizagem respeitando os ritmos das crianças. Pois se tratou da construção de rotina, hábitos, atitudes, identidade e aprendizagem em um novo espaço, não somente para a experiências das crianças, como também para o grupo de profissionais na Proinfância.  As expectativas de aprendizagens esperadas envolveram VIVÊNCIAS. 


O diálogo com as famílias, no sentido de interação e acompanhamento em casa é uma das principais características do projeto do I bimestre, em que as ações são projetadas para esse acolhimento inicial, percepção e valorização de identidade própria e do outro, construção da autonomia, adaptação à nova rotina e às regras de convivências em diferentes espaços. É de suma importância compartilhar com a família a responsabilidade neste processo. Praticar a ESCUTA, trocando informações sobre COMO dialogar, ajudar, acompanhar, cuidar, brincar, ensinar, interagir e aprender com as crianças.


Este projeto foi elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa, atuando como docente/professora regente. Será desenvolvido pela mesma, juntamente com Olga Ferreira Oliveira também professora no G4 / I Período, Turma A – Matutino. Teve seu desenvolvimento acompanhado pela Coordenadora Pedagógica Urânia Mota e Gestora Administrativa Marileida Freitas do Centro Municipal de Educação Infantil Linésio Basto Santana. Foi o desenvolvido durante no período de 16/03 à 22/05/2015 correspondendo ao I Projeto Bimestral.



Abraços azuis para as crianças e colegas do CEMEI! 
Superamos todos os limites e possibilidades na realização dessa proposta! 
 ☆*:.。. (○´∀)乂(*´∀`*)乂(∀`●) o .。.:*☆



(ღ˘⌣˘ღ) ♫・ Então!!! Curtam esta linda canção!!!
 
 Há um lugar, uma floresta  aonde a vida é uma festa!

E tem um rei  que é criança e a sua lei é todo mundo entrar na dança...

É lindo, viver no reino da alegria fazer de conta todo dia que o sonho já não é fantasia!

É lindo, saber que o mundo é perfeito e tudo a gente tem direito, pra tudo sempre existe um jeito!

Tem que ser campeão! Com força no coração me dê agora a sua mão, ingenuamente a gente é criança!
Tem que ser campeão! Com força no coração me dê agora a sua mão, ingenuamente a gente é criança!

Bjins no coração! 
Claudinéia Essênciah 
(´ ▽`).。o♡ 





[1] Projeto elaborado por Claudinéia da Silva Barbosa. Atriz (SATED-BA – 2008), Pedagoga (UNEB/DEDC-XIII- 2012) e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino das Artes (FACINTER/UNINTER – 2013 /014) e Neuropedagogia (REALIZA - 2015) - Itaberaba-Ba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário