DIVERSIDADE DE CORES, FORMAS, SONS, AROMAS E
SABORES configura-se como quarto projeto, correspondente pesquisa-ação[1] que foi
desenvolvido nas turmas de Maternal / G3 durante o IV bimestre do ano letivo
2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio
Bastos Santana, durante o período de 03/10 à 02/12/2016 correspondendo ao IV Projeto Bimestral e
último da Rede Municipal de Educação Pública do município de Itaberaba - Bahia.
Conforme as propostas didática pedagógicas
desenvolvidas durante o ano letivo 2016, nesta instituição educativa, este
projeto igualmente os anteriores, focou na investigação e organização propostas específicas
para grupos de 2 e 3 anos considerando as reais necessidades que são comuns
nessa faixa etária. Além da finalidade de corresponder às expectativas de
aprendizagens sinalizadas para o II semestre o desenvolvimento neste projeto,
focalizou na observação e aplicação da metodologia lúdica e neuro didática em
função de atender as necessidades de desenvolvimento das habilidades artísticas
e culturais das crianças, com a intenção de promover a ampliação de percepções
sobre as faces da diversidade.
Considerou os Princípios artísticos, éticos e estéticos: A
reafirmação de identidade (s), gênero, etária, autovalorização, potenciais de
expressão de estéticas corporais e literárias; Princípios de Cidadania: Iniciativa
e autonomia ao tratar de questões alimentação, segurança, direitos e deveres da
criança e os Princípios de manifestação, interação e valorização intercultural:
Conhecimentos sobre outras culturas através da literatura, música e cinema.
As professoras Claudinéia Barbosa e Cremilda
Silva, no I semestre, realizaram estudos experimentais sobre estratégias
metodológicas observando as interações, adultos-crianças / crianças-crianças /
crianças-espaço. Destacam o uso de recursos e materiais necessários para estas
interações com ênfase no desenvolvimento das crianças. Neste IV projeto, afigurou-se a
necessidade de dá a criança o protagonismo no desenvolvimento prático das
produções (expressões dramáticas, musicais, plásticas e visuais). Passando de
apreciadores a produtores de arte e cultura. Outra proposta também foi promover e
mediar situações do fazer artístico para que as crianças das turmas de 4 e 5
anos possam participar de momentos de produções junto com a turma de 2 e 3 anos.
Como
produto final considerou a possibilidade de ocorrer amostras,
instalações ou exposições das produções
feitas pelas crianças. Como também apresentações das investigações
dramáticas e musicais como forma de socialização das experiências e
descobertas
entre as turmas, a comunidade escolar e familiar. Outro produto final
podeeria
ser a organização de registros (relatos e imagens) a partir da análise
sobre as
práticas pedagógicas feitas por grupo de professores. Configurando
documento
que apresentará indicadores dos quadros de conteúdos, expectativas de
aprendizagem e interações e brincadeiras / metodologia para o
reelaboração do Currículo dos grupos a serem
incluídos na Proposta Pedagógica do CEMEI.
Bjokinhas
(。・ω・。)ノ♡ no coração de cada menininha e cada menininho que fizeram desse projeto - pesquisa uma realidade.
Agradecimentos a Equipe pelo engajamento! Vocês são super fantásticas!
Especialmente à Cremilda por abraçar a causa com desejo e prazer em contribuir!
Crescemos juntas!!
Fico apaixonada! (●´∀`)ノ♡
Claudinéia Barbosa
[1]
Projeto de intervenção que apresentou na proposta didática, estudos
sistematizado e empírico. Experimentação
de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste
caso, a organização curricular e mediação pedagógica.
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