Trabalho fotográfico feito por A. Fred mostrando a arte cultural expressada por crianças africanas através da estética da Pintura Corporal.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
domingo, 25 de outubro de 2015
Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas!!
VIAJANDO NAS DESCOBERTAS DOS TEMPOS DAS CAVERNAS é um
projeto didático referente às propostas do III bimestre do ano letivo 2015, elaborado a partir da
orientação institucional da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal
de Ensino de Itaberaba -BA, no âmbito da proposta cultural que como produto final produção de um
livrão contendo registros e produções sobre as descobertas das turmas. A partir
da temática central é Evolução da
Educação e recorte de pesquisa, As
primeiras civilizações. Teve como público alvo crianças do G4 e teve interação com os G2, G3 e G5.
Este projeto promoveu além da percepção sobre experiências e descobertas
das civilizações pré históricas, o estímulo da capacidade de pensar e
relacionar com as nossas vivências atuais. Levou as crianças a perceberem
sobre o que aprendemos e com quem aprendemos as coisas que sabemos hoje. Isso responde que a Educação Infantil na bebeu na fonte da temática Evolução da Educação.
O desenvolvimento
deste projeto teve objetivos relacionados aos procedimentos, atitudes e
conceitos que as crianças e professoras tiveram a oportunidade de ampliarem suas habilidade e capacidades
de investigação. Além de terem realizado incríveis ações durante as fabulosas descobertas!
Na próxima postagem mostrarei o produto final e as deliciosas ações junto com as crianças durante este projeto. Aguardem e com certeza irão deliciarem-se!
Bjocassss!!! em nome da Equipe da
PROINFÂNCIA / CEMEI Linésio Bastos Santana
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
domingo, 18 de outubro de 2015
Experiência e produções durante o projeto de Gotinha em Gotinha...
Momentos incríveis durante o projeto
De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e proteger o meio ambiente
no CEMEI Linésio Bastos Santana!
De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e proteger o meio ambiente
no CEMEI Linésio Bastos Santana!
Plantamos uma árvore!
Experiências com cultivo de sementes
Produção de brinquedos ecológicos com materiais reutilzáveis
Baú de jogos e brinquedos ecológicos
Jogo de argola
(arremeço e identificação, quantificação e notação numérica e de cores)
Boliche - Bola feita com sacola plástica + fita adesiva
(Variação dos jogos de arremeço. Utilizando o mesmo recurso)
Aros para brincar de bolinha de sabão
(Eleito o brinquedo favorito pela turma neste bimestre!)
Viajando nas histórias com o Trem da Alegria Literária!
Exposição dos brinquedos e experiências
Releituras das obras de Tarsila do Amaral
São produções do Maternal! Fiquei apaixonada (●´∀`)ノ♡
Investigação de campo - Passeio no Bairro
Brincadeiras: Bexiga com água
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e preservar o meio ambiente!
♫ Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
Como poderei viver? Como poderei viver?
Sem a tua, sem atua companhia? ♫
(>°))<< .。o♡
É um projeto didático,
elaborado a partir das sugestões temáticas conforme as orientações
institucionais da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino.
Teve como público alvo as crianças de quatro anos. Sua
elaboração está pautada nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil,
como forma de dar ênfase aos aspectos de desenvolvimento da criança
articulando-os com as temáticas transversais (Preservação ambiental – destaque
a água) o que caracteriza este projeto em uma proposta de intervenção. Ou seja, entre as capacidades e habilidades
que as crianças precisarão desenvolver através da temática transversal -
Preservação ambiental- requer além de experiências e descobertas, o
desenvolvimento de aprendizagens que se transformem atitudes. Saber
fazer, saber cuidar, saber utilizar e reutilizar, economizar, preservar, etc. Com
isso queremos dizer que o desenvolvimento deste projeto tem objetivos
relacionados aos procedimentos, atitudes e conceitos que as crianças sejam
desafiadas a realizar considerando sua faixa etária.
Este
projeto foi elaborado pelas Professoras Adriana Azevedo, Ana Macedo, Ana Paula
dos Santos, Claudinéia da Silva Barbosa, Maria da Conceição Rios Mascarenhas
Alves, Elza Araújo Santana Nascimento, Vera Lúcia Alves, Olga Ferreira de
Oliveira dos G4 / I Período. Teve seu desenvolvimento acompanhado pela
Coordenadora Pedagógica Urânia Mota e Gestora Administrativa Marileida Freitas na Proinfância - Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Basto Santana. Durante o período de 25/05 à 31/07 2015 correspondendo ao
II Projeto Didático Bimestral.
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Vivências e produções durante o projeto Minha identidade e cultura brincante.
Nossas experiências nos levam a refletir o significado do Currículo na Educação Infantil.
Algo que só é construído na prática diretamente com as crianças.
Por Claudinéia Essênciah
Descobertas
e experiências precisam ser significativas para quem as realizam. O
contato com o objeto de conhecimento desperta nas crianças inúmeros
sentimentos entre os quais é possível perceber a curiosidade, a alegria
e/ou o estranhamento diante do novo, com isso o desejo de tocar,
explorar, conhecer, experimentar, vivenciar, descobrir... E tantos
outros que são captados pela nossa percepção, mas que a nossa linguagem
não tem palavras para descrever...
Expressão de brincadeiras entre amigos!
Expressão da auto estima...
Parque na praça central do CEMEI |
Experiência de compartilhar espaços e brinquedos nos CEMEI...
Sala multiuso II |
Solário |
Representação do Bicho / Monstro Meleca* feita por Roan Barbosa |
Brincadeira favorita da turma sempre eleita para brincar no solário
Sala 1 - Referência da nossa turma G4 |
Desafios psicomotores...
Vivenciar experiencias brincantes em outros espaços sociais...
Praça da RM |
Biblioteca do CEU das Artes |
Parque da Praça da PEC / CEU das Artes |
Pista de skate no CEU das Artes |
Produção do brinquedo balangandã...
Cantiga de roda "A canoa virou" |
Brincadeira cantada escolhida pela turma para apresentação...
Turma do G4 - A/ Matutino - Mostrando como brincar com balangandã!!! |
O Balangandã de Histórias
Originário das tribos africana, o balangandã era um instrumento feito de tecido bordados ou fitas coloridas produzido por mulheres de tribos antigas africanas , para falarem de suas fantasias. Em
certas ocasiões mulheres de uma mesma família, mas de várias gerações ,
se reunião para contar suas fantasias, medos e sonhos, enquanto rodavam seus balangandãs elas contavam histórias
– boas ou más noticias- não importando a idade da mulher ou menina que
estivesse na roda. Atualmente , os balangandãs são mais conhecidos como
peças do vestuário feminino que quando juntos fazem barulho. E também como brinquedo
Brincar é, antes de qualquer conceito, uma experiência fantástica!
Fica aqui meus bjins de brincadeira!
São azuis, vocês já sabem neh!!!
(●´∀`)ノ♡
* Bicho ou Mostro Meleca: Jogo dramático criado por crianças do 2º Periodo e registrado pelas professoras Vanusa Moreira, Maria Benta e Eucilene dos Santos em 2013. Presente na Coletânea Compartilhando diversão e descobertas!!! Também estão compartilhados neste blog: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/2014/02/compartilhando-diversao-e-descobertas.html
Assinar:
Postagens (Atom)