terça-feira, 17 de novembro de 2015

Crianças africanas: Adereços e pintura corporal





Trabalho fotográfico feito por A. Fred mostrando a arte cultural expressada por crianças africanas através da estética da Pintura Corporal.

domingo, 25 de outubro de 2015

Viajando nas descobertas dos tempos das cavernas!!







VIAJANDO NAS DESCOBERTAS DOS TEMPOS DAS CAVERNAS é um projeto didático referente às propostas do III bimestre do ano letivo 2015, elaborado  a partir da orientação institucional da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino de Itaberaba -BA, no âmbito da proposta cultural que como produto final produção de um livrão contendo registros e produções sobre as descobertas das turmas. A partir da temática central é Evolução da Educação e recorte de pesquisa, As primeiras civilizaçõesTeve como público alvo crianças do G4 e teve interação com os G2, G3 e G5.
Este projeto promoveu além da percepção sobre experiências e descobertas das civilizações pré históricas, o estímulo da capacidade de pensar e relacionar com as nossas vivências atuais. Levou as crianças a perceberem sobre o que aprendemos e com quem aprendemos as coisas que sabemos hoje. Isso responde que a Educação Infantil na bebeu na fonte da temática Evolução da Educação. 

O desenvolvimento deste projeto teve objetivos relacionados aos procedimentos, atitudes e conceitos que as crianças e professoras tiveram a oportunidade de ampliarem suas habilidade e capacidades de investigação. Além de terem realizado incríveis ações durante as fabulosas descobertas! 

Na próxima postagem mostrarei o produto final e as deliciosas ações junto com as crianças durante este projeto. Aguardem e com certeza irão deliciarem-se!


Bjocassss!!! em nome da Equipe da  
PROINFÂNCIA / CEMEI Linésio Bastos Santana



domingo, 18 de outubro de 2015

Experiência e produções durante o projeto de Gotinha em Gotinha...


Momentos incríveis durante o projeto 
De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e proteger o meio ambiente 
no CEMEI Linésio Bastos Santana!



Plantamos uma árvore!


Experiências com cultivo de sementes

Produção de brinquedos ecológicos com materiais reutilzáveis



 Baú de jogos e brinquedos ecológicos


  Jogo de argola 
(arremeço e identificação, quantificação e notação numérica e de cores)

Boliche - Bola feita com sacola plástica + fita adesiva
(Variação dos jogos de arremeço. Utilizando o mesmo recurso)

 Aros para brincar de bolinha de sabão
(Eleito o brinquedo favorito pela turma neste bimestre!)

 

 Viajando nas histórias com o Trem da Alegria Literária!
 

 Exposição dos brinquedos e experiências














Releituras das obras de Tarsila do Amaral
São produções do Maternal! Fiquei apaixonada (●´∀`)ノ♡





                                       Investigação de campo - Passeio no Bairro


Brincadeiras: Bexiga com água

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

De gotinha em gotinha descobrindo como economizar água e preservar o meio ambiente!



♫ Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
Como poderei viver? Como poderei viver?
Sem a tua, sem atua companhia? ♫    
(>°))<< .。o♡ 



É um projeto didático, elaborado a partir das sugestões temáticas conforme as orientações institucionais da Secretaria Municipal de Educação à Rede Municipal de Ensino. Teve como público alvo as crianças de quatro anos. Sua elaboração está pautada nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, como forma de dar ênfase aos aspectos de desenvolvimento da criança articulando-os com as temáticas transversais (Preservação ambiental – destaque a água) o que caracteriza este projeto em uma proposta de intervenção.  Ou seja, entre as capacidades e habilidades que as crianças precisarão desenvolver através da temática transversal - Preservação ambiental- requer além de experiências e descobertas, o desenvolvimento de aprendizagens que se transformem atitudes. Saber fazer, saber cuidar, saber utilizar e reutilizar, economizar, preservar, etc. Com isso queremos dizer que o desenvolvimento deste projeto tem objetivos relacionados aos procedimentos, atitudes e conceitos que as crianças sejam desafiadas a realizar considerando sua faixa etária. 

Este projeto foi elaborado pelas Professoras Adriana Azevedo, Ana Macedo, Ana Paula dos Santos, Claudinéia da Silva Barbosa, Maria da Conceição Rios Mascarenhas Alves, Elza Araújo Santana Nascimento, Vera Lúcia Alves, Olga Ferreira de Oliveira dos G4 / I Período. Teve seu desenvolvimento acompanhado pela Coordenadora Pedagógica Urânia Mota e Gestora Administrativa Marileida Freitas na Proinfância - Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Basto Santana. Durante o período de 25/05 à 31/07 2015 correspondendo ao II Projeto Didático Bimestral.




quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Vivências e produções durante o projeto Minha identidade e cultura brincante.



Nossas experiências nos levam a refletir o significado do Currículo na Educação Infantil. 
Algo que só é construído na prática diretamente com as crianças.

Por Claudinéia Essênciah


 Descobertas e experiências precisam ser significativas para quem as realizam. O contato com o objeto de conhecimento desperta nas crianças inúmeros sentimentos entre os quais é possível perceber a curiosidade, a alegria e/ou o estranhamento diante do novo, com isso o desejo de tocar, explorar, conhecer, experimentar, vivenciar, descobrir... E tantos outros que são captados pela nossa percepção, mas que a nossa linguagem não tem palavras para descrever...


Expressão de brincadeiras entre amigos!

 

 Expressão da auto estima...



Vivenciando a brincadeira "cama de gato"



Anfiteatro
  
Expressividade dramática!




Parque na praça central do CEMEI

Experiência de compartilhar espaços e brinquedos nos CEMEI...
 

 
Sala multiuso II
Possibilidades de repertório linguístico, de leitura e contação de histórias e cantigas!
 

Solário
Representação do Bicho / Monstro Meleca* feita por Roan Barbosa
Brincadeira favorita da turma sempre eleita para brincar no solário

Sala 1 - Referência da nossa turma G4

Desafios psicomotores...




Vivenciar experiencias brincantes em outros espaços sociais...

Praça da RM

Biblioteca do CEU das Artes

Parque da Praça da PEC / CEU das Artes

Pista de skate no CEU das Artes


Homenagem às Mães...



Manhã lúdica com as mães e crianças...


Vivenciando expressões da cultura junina...



Produção do brinquedo balangandã...


Cantiga de roda "A canoa virou"
Brincadeira cantada escolhida pela turma para apresentação...

Turma do G4 - A/ Matutino - Mostrando como brincar com balangandã!!!
 

O Balangandã de Histórias

O balangandã na cultura infantil, é um brinquedo constrído com tiras de papel crepom colorido, unidas em uma das extremidades, enroladas em um pedaço de papel grosso e amarradas por um barbante. A forma de brincar é simples. Segura-se na ponta e o faz girar. O movimento faz com que as tiras de papel causem um efeito circular com visual multicor lindo! Também produz um som interessante. As crianças adoram!
 
Originário das tribos africana, o balangandã era um instrumento  feito de tecido bordados ou fitas coloridas produzido   por  mulheres de  tribos antigas africanas  , para falarem de suas fantasias.  Em certas ocasiões mulheres de uma mesma família, mas de várias gerações , se reunião para contar suas fantasias, medos e sonhos, enquanto rodavam seus balangandãs elas contavam histórias – boas ou más noticias- não importando a idade da mulher ou menina que estivesse na roda. Atualmente , os balangandãs são mais conhecidos como peças do vestuário feminino que quando juntos fazem barulho. E também como brinquedo 


Brincar é, antes de qualquer conceito, uma experiência fantástica!

Identidade e cultura brincante é algo tão natural nas experiências das infâncias que precisam ser além de percebidas, registradas. Pois a cada geração, novas experiências e descobertas são trazidas para o nosso patrimônio imaterial e material. Acolhidas pelos nossos sentidos e saberes. Essa é uma experiência fabulosa!!!



Fica aqui meus bjins de brincadeira! 
São azuis, vocês já sabem neh!!!
(●´∀`)ノ♡









* Bicho ou Mostro Meleca: Jogo dramático criado por crianças do 2º Periodo e registrado pelas professoras Vanusa Moreira, Maria Benta e Eucilene dos Santos em 2013. Presente na Coletânea Compartilhando diversão e descobertas!!! Também estão compartilhados neste blog: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/2014/02/compartilhando-diversao-e-descobertas.html