sexta-feira, 3 de maio de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Cauã, um defensor da Natureza.
E provoquem nas nossas crianças as reflexão sobre a figura indígena na nossa cultura.
Fonte: Coleção Meu Jardim - Grupo Maternal III - Projeto IEMAR
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Reflexão sobre Cultura Indígena na Educação Infantil
Povo Kaapor: Apresenta Nossa Terra
Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=5qvmVX-wGks
Vídeo sugerido pela Equipe Pedagógica da Creche Municipal Sonho de Criança, para estudo e reflexão sobre a cultura de um dos grupos indígenas, observando valores, costumes e crenças presentes na nossa cultura.
Incluir estas questões no curriculo da Educação Infantil, deve ser feito com tranquilidade, partindo do princípio de que somos uma sociedade formada de diferentes heranças culturais. E parte dos nossos conhecimentos são de origens culturais diversas.
Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=5qvmVX-wGks
sábado, 6 de abril de 2013
1º Encontro Estadual de Educação Infantil do Estado da Bahia - ProInfância - MEC/UFBA
O Programa ProInfância Bahia MEC/UFBA, visando fortalecer a Política Pública Municipal de Educação Infantil, realiza o 1º Encontro Estadual de Educação Infantil no Estado da Bahia organizado coordenação do ProInfância - MEC/UFBA, em parceria com o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil MEC-UFBA, nos dias 26 e 27 de abril de 2013, no Salão Lótus do Bahia Fiesta Hotel, situado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 711, Pituba, Salvador-Bahia.
O encontro terá como tema Currículo da Educação Infantil: dos consensos teóricos às políticas públicas e práticas pedagógicas e privilegiará discussões sobre o currículo da Educação Infantil, políticas públicas, formação de professores, Educação Infantil do campo, educação dos bebês e das crianças pequenas.
Para Mais informações: http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/2013/04/05/1o-encontro-estadual-do-proinfancia-no-estado-da-bahia-mec-ufba/
Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente.
"Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade."
A LDB 9394/96 foi alterada e a Educação Infantil está regulamentada com definição de n° de dias letivos, frequência, avaliação e carga horária diária.
Segue anexo a Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente Dilma.
A LDB 9394/96 foi alterada e a Educação Infantil está regulamentada com definição de n° de dias letivos, frequência, avaliação e carga horária diária.
Segue anexo a Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente Dilma.
Lei_n°12.796_04 de abril de 2013_alteração da LDB_96
sábado, 30 de março de 2013
História da páscoa contada por crianças
Emocionante!
Perfeita para refletir com as crianças o sentido de cuidado amor ao próximo!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xNN2dUPcFvI&list=LLpAf8HvYH1Jnytws_AjOnCQ
sábado, 23 de março de 2013
Baixa Grande é um dos Polos que sedia encontro de formação do ProInfância.
Depois da participação maciça dos municípios na primeira Reunião Técnica, acontecida em fevereiro, chegou o momento de iniciar o processo de qualificação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora de UFBA, Marlene dos Santos, nesse encontro está previsto o aprofundamento das discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil. “Todo nosso trabalho é pautado nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explica a pedagoga.
Para atuar na qualificação dos participantes do projeto estará presente no Encontro uma equipe formada por uma especialista em educação infantil, a professora coordenadora do polo e uma estagiária do curso de pedagogia da UFBA. “A formação será feita a partir das especificidades de cada município, do que pensam e necessitam. Por isso, além da discussão de textos, vamos escutar cada município, pois queremos conhecer suas experiências e demandas. Todo o trabalho foi pensado para que, no final do processo, os municípios consigam elaborar e desenvolver suas propostas pedagógica para a educação infantil”, observa Marlene.
Durante todo o ano de 2013, estão previstas novas visitas técnicas e encontros temáticos, que acontecem em dez polos regionais.
ProInfância Bahia
O objetivo principal do programa é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A ação é realizada por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores.
O objetivo principal do programa é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A ação é realizada por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores.
Municípios que pertencem ao Polo de Baixa Grande do projeto ProInfância
Ruy Barbosa, Itaberaba, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Lajedinho, Macajuba, Tapiramutá, Baixa Grande, Mairi, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Jacobina, e Mirangaba.
Ruy Barbosa, Itaberaba, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Lajedinho, Macajuba, Tapiramutá, Baixa Grande, Mairi, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Jacobina, e Mirangaba.
Posted on mar 20 2013 - 4:17pm by Jornal da Chapada
Jornada Pedagógica 2013: Rede Municipal de Educação
quinta-feira, 7 de março de 2013
I Oficina: Movimento e Desenvolvimento Psicomotor da Criança
Postado por Claudinéia Barbosa
Estes encontros ocorreram no segundo semestre de 2012 com a finalidade de oferecer formação continuada para Coordenadores e Professores da Educação Infantil. Mediados por Claudinéia Barbosa, Valéria Rocha e Deise Mari Azevedo.
Motivando -os e levando-os a refletir sobre a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil: Discutindo as propostas e práticas educativas que caracterizam o universo da Educação Infantil.
Apreciação das telas “Brincadeiras
de Criança” de Ivan Cruz[1]
E expressão das Memórias
afetivas da infância.
Observando a importância dos movimentos de coordenação motora fina entre outras habilidades aplincadas através da produção e expressão de técnicas artística.
Atividade de aquecimento através dos jogos coletivos e cooperativos.
Observando a elevação de energia corporal e grupal, bem como as noções de espacialidade, lateralidade, ritimo, tonicidade e atenção.
Cama de gato no corredor
Estimulação da capacidade e habilidade de criar estratégias para superar desafios.
Jogo cantado estimulando a expressão das linguagens musical e corporal
como atividade de desaquecimento e relaxamento.
Confira mais detalhes:
Referência:
Contação de Histórias e Vivências Lúdicas com bonecas Lis e Beijinho Doce
Vieram do País da Fantasia - Município de Bunecutiba
E aprontaram cada uma...
Chegaram assim como brincando...
e descobriram possibilidades de mais diversão!
Lis é medrosa! rsrsr
Mas ela diz que não. Que foi só um susto porque estava distraída!
E quando Beijinho Doce pega o livrão que a vozinha dela registrou as hstórias que ouviu contar...
Começa a ler, ler, ler e depois começa contar e a desenhar a história na nossa imaginação!!!!
É tão divertido!!!
Curiosas...
Instigantes...
Engraçadas...
Ah! E a história do Macaco Siriri...
Vocês nem imaginam o que elas aprontaram com ele....
Depois das histórias... Começa a brincadeira tudo dinovo!
Que dizer... Se a Lis consegui amarrar a fita sem amassar a cabeça da Beijinho Doce!
Pra brincar de Cabra-cega não pode sentir medo de escuro!
E a Beijinho Doce disse que não sente!
As crianças também entram na brincadeira!
Hum m! Uma Mala de livros cheinha de livros de histórias!!!!
O que será que vão aprontar dessa vez!
Beijinho Doce e Lis
Projeto de Contação de Histórias e Vivências Lúdicas
Claudinéia Barbosa e Valéria Rocha
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