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quarta-feira, 17 de julho de 2013
quinta-feira, 4 de julho de 2013
quarta-feira, 19 de junho de 2013
A menina achava que não gostava da natureza
A Natureza
Claudia Schmidt
-Não, mãe. Não vou
molhar as plantas. Não gosto da natureza!
-Mas, filha, a natureza
não são apenas as plantas. A natureza foi criada por Deus e é um presente. Ela
inclui as plantas, os animais, as flores, a água, o ar, a chuva, o mar, o céu,
as nuvens...
- Não me interessa, mãe.
Por mim a natureza não precisava existir.
A mãe de Márcia
silenciou por alguns minutos.
- E se ela não existisse
pra você, por um dia?
- Por mim tudo bem,
retrucou a garota. Seria muito bom.
- Então está combinado.
Amanhã não haverá natureza na sua vida. Que tal?
Márcia desconfiou um
pouco da proposta da mãe, mas concordou. Ela achou que seria bom não ter que
regar as plantas, varrer as folhas do pátio ou cortar a grama.
No dia seguinte, quando acordou, foi lavar o rosto e escovar os dentes, mas
não havia água. Foi colocar o seu uniforme da Escola, mas não achou a camiseta.
Chegando na cozinha, não encontrou seu café pronto. Na mesa apenas um bilhete:
O leite vem da vaca. O
açúcar tem sua origem na cana-de-açúcar e o café é uma planta também. O pão vem
do trigo e as frutas também tem sua origem na natureza."
Márcia achou bom poder
sair sem tomar café, pois estava sem fome mesmo e a mãe não insistiria para ela
comer. Perguntou pela camiseta do uniforme, mas a mãe respondeu que era de
algodão, que era uma planta e que, portanto, não poderia vesti-la naquele dia.
Sentiu falta de Vivi, sua gata, que sempre lhe dava bom-dia com um carinho
especial, mas logo ficou sabendo que ela estava passando o dia na vizinha, pois
os animais eram parte da natureza.
Quando entrou no carro a
garota achou engraçado a mãe lhe dizer para ir de olhos fechados até a escola,
mas ficou sabendo que era para não ver as árvores e as flores que deixavam o
caminho tão bonito na primavera.
Na escola, quando abriu
a mochila não encontrou seu caderno e os lápis, mas apenas um bilhete:
"O caderno e o
lápis vêm das árvores. Um beijo. Sua mãe."
Chateada, pediu uma
folha e um lápis emprestado. Na hora do recreio, no lugar de seu lanche havia outro
bilhete:
"Não achei nada
para você comer que não viesse da natureza. Sinto muito."
Ao chegar em casa,
sentiu o cheiro do almoço e foi conversar com sua mãe.
Neste momento da
história o mediador pode questionar:
O que vocês acham
que ela fez? O que vocês fariam?
Ela estava com fome e
arrependida da bobagem que disse no dia anterior. Enquanto ela conversava com a
mãe, admitindo que não podia viver sem a natureza, Vivi, a gata, veio lhe dar
as boas-vindas.
A mãe abraçou
carinhosamente a filha e pediu que ela fizesse a prece antes do almoço, como
era costume da família. Naquele dia, Márcia pediu perdão a Deus e agradeceu ao
Criador por Ele ter criado a natureza, pois percebeu que ela é um presente de
Deus para os seres humanos, e que sem ela não seria possível viver neste
planeta.
Texto de Cláudia Schmidt
terça-feira, 11 de junho de 2013
Tradição Cultural e Construção Atual da Cultura
Oiê! Olha eu aqui novamente!
Estou passando rapidinho para conversar um pouquinho com vocês!
A ambientação para comemorações juninas nas escolas, lojas e comunidades nos traz à tona o sentimento de pertencimento e identidade cultural com mais ênfase nesse período, não é mesmo?
A valorização das nossas raízes culturais é muito importante, e o ideal é que seja feita em todos os momentos no percurso do ano letivo. Podendo com isso permitir a reflexão e reelaboração de conceitos mais profundos e vivenciados no aqui e agora das experiências de nossas crianças.
Posso sugerir algo instigante?
Reflexão sobre os símbolos juninos (estudando a origem e significados considerando as tradições culturais) mas sobretudo fazer uma comparação com os conceitos e conscientização ecológica.
Observem abaixo cantigas do cancioneiro popular que já fazem parte do repertório infantil. Será muito legal cantar com as crianças como sensibilização. Mas que tal após a reflexão, criarem novas cantigas expressando as ideias que estão fazendo parte da nossa construção cultural atual?
Vamos ficar atentos!
Geração ecologicamente atenta, por uma tradição cultural consciente!
Claudinéia Barbosa
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Caminhada Ecológica! Uma das ações do II Projeto Institucional da Secretaria Municipal de Educação e Ação Intersetorial – Itaberaba-BA
Projeto: Itaberaba, preservando o Meio
Ambiente,
cuidando e praticando saberes sustentáveis.
cuidando e praticando saberes sustentáveis.
Este Projeto que envolve o público: Estudantes das Escolas Municipais - Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries/ Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos; e realizou hoje, uma das suas etapas, a Caminhada Ecológica, com a mobilização das crianças e estudantes sensibilizando e envolvendo as comunidades dos bairros em que estão inseridos. Nesta edição, destaco através das imagens a ação das creches e pré-escola que atendem as crianças da comunidade do Bairro Vermelho.
Figura 1. |
Este Projeto que envolve o público: Estudantes das Escolas Municipais - Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries/ Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos; e realizou hoje, uma das suas etapas, a Caminhada Ecológica, com a mobilização das crianças e estudantes sensibilizando e envolvendo as comunidades dos bairros em que estão inseridos. Nesta edição, destaco através das imagens a ação das creches e pré-escola que atendem as crianças da comunidade do Bairro Vermelho.
A problemática da sustentabilidade assume
neste final de século um papel central na reflexão em torno das dimensões do
desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental
que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos
sobre o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complexos, tanto em termos
quantitativos quanto qualitativos. A partir da temática central deste ano
letivo a Campanha “Repensando práticas e Saberes para a construção de uma
educação cidadã”, focando os Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, reaproveitar, recusar,
recuperar e repensar.
Fig. 1 e 2: Mobilização feita pelas crianças
e professoras da Creche Paraíso da Criança.
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O objetivo central é desenvolver, acompanhar e assumir a
Educação Ambiental na escola de forma permanente, envolvendo a comunidade
escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas
atuais e na construção de um futuro desejado por todos, promovendo situações
práticas em defesa à sustentabilidade da nossa cidade, do nosso planeta.
Fig. 3 e 4: Blitz Ecológica! Feita pelas crianças
e professoras da Escola Luiz Viana Filho
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Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, o Projeto “Itaberaba, preservando o Meio Ambiente, cuidando e praticando saberes sustentáveis” buscando construir com os alunos e crianças, atitudes de conservação para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidades.
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; é uma das expectativas de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Esse momento oportunizar vivências, incentivar o cuidado e a preservação do ambiente e dos elementos e recursos naturais, são valores importantes e que fazem muita diferença para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos. Compreendemos que experiências como estas, potencializam suas habilidades e capacidades, tornando os seres humanos mais sensíveis e cidadãos que constroem história e cultura com significados mais profundos, e que fazem e farão diferença significativas em suas vidas e expressão sobre a realidade em que vivem.
Aos educadores (me refiro aos pais, professores e comunidade) fica o conselho: Valorizem o olhar sensível e os questionamentos das crianças, pois a curiosidade não é apenas o desejo de conhecer, é também um indicador de conhecimentos prévios, de olhar sensível a determinadas situações que lhe chama atenção. Assim fez um grande mestre fez refletir: "Essa revalorização radical do indivíduo contribuirá para a renovação qualitativa da espécie humana, servindo de alicerce a uma nova civilização". Milton Santos (p.169)*.
Fig. 5 e 6: Mobilização e panfletagem feita pelas crianças
e professoras da Creche Sonho.
Por Claudinéia Barbosa
*SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal / Milton Santos. 3a ed. – Rio de Janeiro: Record, 2000
terça-feira, 14 de maio de 2013
II Conferência Municipal de Educação - Itaberaba BA
TEMA:
Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional
de Educação
DATA:
28 e 29 de MAIO DE 2013
LOCAL: Auditório do Instituto Municipal de Educação Ministro Carlos Santana - INSME
PREFEITURA MUNICIPAL
DE ITABERABA/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Semana Mundial do Brincar Está Chegando!
O Grupo Aliança Pela Infancia está organizando delicioso evento! Eu adoro brincar e você? Então não perca!
Estamos praticamente a um mês da Semana Mundial do Brincar.
Os preparativos estão a mil. E você, como vai participar?
Mais Informações: https://www.facebook.com/sakkurinha?ref=tn_tnmn#!/SemanadoBrincar
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Minha Mãe! Que Música Liiiinnnnda!
Ai, gente que coisa maravilhosa!
Estou meio afobada, vim correndo postar para vocês essa música liiinnnnda!
A turma do Balão Mágico quase fez meu coração derreter!
É muito emocionante! Compartilhem coma as crianças e mamães!
Beijos em seus corações!
sexta-feira, 3 de maio de 2013
O sumiço de todas as mães.
Anime super legal da Mônica vivendo uma aventura com Frédpo, um rapaz complexado porque sua mãe desapareceu. Curtam essa história e compartilhem com as crianças. Vai dar o que falar e muito pra refletir sobre o amor e carinho materno.
Divirtam-se! E dêem muitos beijos na mamãe!
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