sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Valores, diversão e descobertas com os jogos olímpicos! Projeto III Bimestre 2016 - Maternal
Entre as habilidades que as crianças do maternal 3 necessitam ampliar, este
projeto propõe a vivência de experiências e descobertas através da temática
central Jogos olímpicos. Contexto que possibilitará reflexões e uso de atitudes e valores como princípios de aprendizagem. Atitudes individuais como
iniciativa e atitudes coletivas como companheirismo serão os marcos neste
projeto. Além das demais habilidades que
abrangem os aspectos cognitivos, motores/psicomotores, afetivo e social.
VALORES E DIVERSÃO COM OS JOGOS OLÍMPICOS é
o terceiro projeto correspondente pesquisa-ação[1] que será
desenvolvido nas turmas de Maternal / G3 durante o III bimestre do ano letivo
2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio
Bastos Santana, durante o período de 25/07 à 30/09/2016
correspondendo ao III Projeto Bimestral.
Grande abraço para esta equipe Show de bola!
Na próxima postagem serão apresentadas os registros das vivências.
Bjins com glíter!
Claudinéia Barbosa
[1]
Projeto de intervenção que apresentou na proposta didática, estudos
sistematizado e empírico. Experimentação
de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste
caso, a organização curricular e mediação pedagógica.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Registros e vivências sobre o projeto Terra, fogo água e ar!
O ambiente quando organizado para tal, se constitui como terceiro educador.
A importância disso está na autonomia para sentir, fazer e pensar sobre o que faz, que cada criança constrói junto com seus saberes. Alimenta seu potencial cognitivo!
O Projeto "Terra, fogo, água e ar! Curiosidades sobre os elementos essenciais para a vida do/no Planeta Terra", foi importantíssimo para a percepção e intervenção das crianças no ambiente educativo.
Pensar sobre cada elemento e entrar em contato com suas propriedades, seja através da investigação destes, no próprio corpo, como por exemplo, despertar a consciência de SENTIR que está respirando o ar. FAZER brincadeiras, utilizando o ar nos balões, cata ventos, etc. E ainda, PENSAR SOBRE e mencionar as utilidades deste elemento no dia a dia, conferiu às crianças, algo que podemos chamar de processos de percepção, constatação de experiências e reflexão sobre as descobertas. Que serão cientificamente experimentadas e reelaboradas sempre que os pequenos desejarem.
Preparando para a intervenção no jardim interno do CEMEI |
Preparando a decoração para o jardim |
Joaninhas! Eleita pelas crianças. |
Conversando sobre a importância do elemento terra |
Onde esta o ar? |
"Onde está o ar pró Néia?", "O ar e o vento é igual?", "A gente não pode brincar com água porque tem que economizar. E com o ar a gente pode brincar lá fora, né?"
"Ar não, pró Néia, Vento!"
Nossa!! Viram as curiosidades e as constatações. O mais incrível foi quando experimentaram e perceberam o ar em nossa respiração.
"E se ele estiver sujo é porque tocaram fogo na bomba" I. Sousa 3 anos
Experimentação de brincadeiras utilizando o ar |
Competição de aviõezinhos! |
Histórias, temperaturas e afetividade! |
Transportando cores líquidas! Jogo de cooperação. |
Observei como as questões de gêneros são logo afloradas quando se trata de jogos e brincadeiras entre a turma. Logo se agrupam por afinidade. Entre as brincadeiras com água, construindo o sentido de economizar, "Transportando cores líquidas" e "Bolinhas de sabão" foram as favoritas da turma.
"Se a gente jogar para cima faz uma chuva colorida, pró..."
"Minha mãe falou que eu não posso brincar com água porque fico doente"
Toda proposta tem por traz um ensinamento que já foi vivenciado em casa. E os estudos sobre a água mostrou-nos isso em todos os instantes de interações com as crianças.
Apresentação das investigações sobre o fogo |
No estudo sobre os quatro os elementos, o fogo foi o que proporcionou menos possibilidades de experimentações práticas. Por medidas de segurança, as demonstrações foram apreciadas através de vídeos.
Embora a integração entre os eixos de conhecimentos permitiu a musicalidade, as história, as danças, expressividades artísticas, especialmente as dramatizações recriarem as possibilidades de uso e importância do elemento fogo.
E algo que é muito importante!
AVALIAÇÃO E ESCUTA
Sempre!
Grande abraço!
Bjokinhas para as pequenas e pequenos gênios da nossa turma!
♡ \ Claudinéia Barbosa (●´∀`)ノ♡
Só estão postadas imagens com devida autorização.
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Terra, Fogo Água e Ar! Curiosidades sobre os quatro elementos essenciais para a vida do/no Planeta Terra - Projeto III Bimestre 2016
É o segundo
projeto correspondente pesquisa-ação[1] que será
desenvolvido nas turmas de Maternal / G 2 e 3 durante o II bimestre do ano letivo
2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio
Bastos Santana, durante o período de 02/05 à 22/07/2016 correspondendo
ao II Projeto Bimestral.
As professoras Claudinéia Barbosa e Cremilda
Silva, darão continuidade aos estudos experimentais sobre estratégias
metodológicas que promovam as interações adultos-crianças / crianças-crianças /
crianças-espaço. Destacando o uso de recursos e materiais necessários para
estas interações com ênfase no desenvolvimento das crianças. Sabemos que a
infância é considerada a janela do aprendizado, por isso se faz necessário compreender
para melhor mediar os diferentes níveis potenciais das crianças nessa faixa
etária. Portanto, o projeto TERRA,
FOGO, ÁGUA E AR! CURIOSIDADES SOBRE
OS QUATRO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A VIDA DO/NO PLANETA TERRA, assim como no I
bimestre, é uma das etapas da pesquisa DESENVOLVIMETNO INFANTIL À LUZ DA
NEUROPEDAGOGIA.
Assim como no primeiro bimestre, elaboração
desse projeto busca dar continuidade à organização de propostas específicas
para grupos de 2 e 3 anos com a intensão de observar as reais necessidades que
são comuns nessa faixa etária. Uma vez que foram observadas as necessidades de
adaptação, comunicação, autonomia e identidade, evidentes e necessárias de
serem atendidas no I bimestre, neste II a intensão é ampliar as habilidades de
comunicação que abrangem a linguagem corporal, oral e iniciação ao
reconhecimento e uso da simbólica (compreensão e representações através de
sinais gráficos, gestuais, corporais e desenhos). Além das demais habilidades
que abrangem os aspectos cognitivos, motores/psicomotores, afetivo e social.
Bem como trazer estas habilidades para estudos em torno da temática consciência
e preservação ambiental ainda na infância. Promovendo ações que coloquem as
crianças em contato com os quatro elementos essenciais para a vida no Planeta
Terra.
Como produto final ocorrerá socialização das
experiências e descobertas das turmas através de exposição das produções e
socialização com as famílias, corpo docente, coordenação
pedagógica e a gestão administrativa para analise dos indicadores que serão sugeridos para o
currículo dos grupos de creche a serem incluídos na Proposta Pedagógica do
CEMEI.
Abraços cheios de energias harmonizadoras!
Pela Terra, pelo Fogo, pela Água e pelo Ar!
É pelo quinto elemento que está dentro de cada um de nós... Coração!
Como diz a canção: "Voe com seu coração!"
Próxima postagem, não perca! Compartilharei os registros dessa experiência deliciosa!
[1]
Projeto de intervenção que apresenta na proposta didática, estudos
sistematizado e empírico. Experimentação
de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste
caso, a organização curricular e mediação pedagógica.
Assinar:
Postagens (Atom)