terça-feira, 4 de outubro de 2016

Registros e vivências sobre o projeto Terra, fogo água e ar!





O ambiente quando organizado para tal, se constitui como terceiro educador. 
A importância disso está na autonomia para sentir, fazer e pensar sobre o que faz, que cada criança constrói junto com seus saberes. Alimenta seu potencial cognitivo!

O Projeto "Terra, fogo, água e ar! Curiosidades sobre os elementos essenciais para a vida do/no Planeta Terra", foi importantíssimo para a percepção e intervenção das crianças no ambiente educativo.

        Pensar sobre cada elemento e entrar em contato com suas propriedades, seja através  da investigação destes, no próprio corpo, como por exemplo, despertar a consciência de SENTIR que está respirando o ar. FAZER brincadeiras, utilizando o ar nos balões, cata ventos, etc. E ainda, PENSAR SOBRE e mencionar as utilidades deste elemento no dia a dia, conferiu às crianças, algo que podemos chamar de processos de percepção, constatação de experiências e reflexão sobre as descobertas. Que serão cientificamente experimentadas e reelaboradas sempre que os pequenos desejarem.
 


Preparando para a intervenção no jardim interno do CEMEI



Preparando a decoração para o jardim

Joaninhas! Eleita pelas crianças.

Conversando sobre a importância do elemento terra

Onde esta o ar?
 "Onde está o ar pró Néia?", "O ar e o vento é igual?", "A gente não pode brincar com água porque tem que economizar. E com o ar a gente pode brincar lá fora, né?" 
"Ar não, pró Néia, Vento!"

Nossa!! Viram as curiosidades e as constatações. O mais incrível foi quando experimentaram e perceberam o ar em nossa respiração. 

"E se ele estiver sujo é porque tocaram fogo na bomba" I. Sousa 3 anos

Experimentação de brincadeiras utilizando o ar


Competição de aviõezinhos!


 


Histórias, temperaturas e afetividade!

Transportando cores líquidas! Jogo de cooperação.
Observei como as questões de gêneros são logo afloradas quando se trata de jogos e brincadeiras entre a turma. Logo se agrupam por afinidade. Entre as brincadeiras com água, construindo o sentido de economizar, "Transportando cores líquidas" e "Bolinhas de sabão" foram as favoritas da turma.

"Se a gente jogar para cima faz uma chuva colorida, pró..."
"Minha mãe falou que eu não posso brincar com água porque fico doente"

Toda proposta tem por traz um ensinamento que já foi vivenciado em casa. E os estudos sobre a água mostrou-nos isso em todos os instantes de interações com as crianças.







Apresentação das investigações sobre o fogo
No estudo sobre os quatro os elementos, o fogo foi o que proporcionou menos possibilidades de experimentações práticas. Por medidas de segurança, as demonstrações foram apreciadas através de vídeos. 

Embora a integração entre os eixos de conhecimentos permitiu a musicalidade, as história, as danças, expressividades artísticas, especialmente as dramatizações recriarem as possibilidades de uso e importância do elemento fogo.



 E algo que é muito importante!
AVALIAÇÃO E ESCUTA
 Sempre!






Grande abraço!
Bjokinhas para as pequenas e pequenos gênios da nossa turma!

♡ \ Claudinéia Barbosa  (●´∀`)ノ♡

 



Só estão postadas imagens com devida autorização.


 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Terra, Fogo Água e Ar! Curiosidades sobre os quatro elementos essenciais para a vida do/no Planeta Terra - Projeto III Bimestre 2016





É o segundo projeto correspondente pesquisa-ação[1] que será desenvolvido nas turmas de Maternal / G 2 e 3 durante o II bimestre do ano letivo 2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana, durante o período de 02/05 à 22/07/2016 correspondendo ao II Projeto Bimestral.

 
As professoras Claudinéia Barbosa e Cremilda Silva, darão continuidade aos estudos experimentais sobre estratégias metodológicas que promovam as interações adultos-crianças / crianças-crianças / crianças-espaço. Destacando o uso de recursos e materiais necessários para estas interações com ênfase no desenvolvimento das crianças. Sabemos que a infância é considerada a janela do aprendizado, por isso se faz necessário compreender para melhor mediar os diferentes níveis potenciais das crianças nessa faixa etária. Portanto, o projeto TERRA, FOGO, ÁGUA E AR! CURIOSIDADES SOBRE OS QUATRO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A VIDA DO/NO PLANETA TERRA, assim como no I bimestre, é uma das etapas da pesquisa DESENVOLVIMETNO INFANTIL À LUZ DA NEUROPEDAGOGIA.


 Assim como no primeiro bimestre, elaboração desse projeto busca dar continuidade à organização de propostas específicas para grupos de 2 e 3 anos com a intensão de observar as reais necessidades que são comuns nessa faixa etária. Uma vez que foram observadas as necessidades de adaptação, comunicação, autonomia e identidade, evidentes e necessárias de serem atendidas no I bimestre, neste II a intensão é ampliar as habilidades de comunicação que abrangem a linguagem corporal, oral e iniciação ao reconhecimento e uso da simbólica (compreensão e representações através de sinais gráficos, gestuais, corporais e desenhos). Além das demais habilidades que abrangem os aspectos cognitivos, motores/psicomotores, afetivo e social. Bem como trazer estas habilidades para estudos em torno da temática consciência e preservação ambiental ainda na infância. Promovendo ações que coloquem as crianças em contato com os quatro elementos essenciais para a vida no Planeta Terra. 

Como produto final ocorrerá socialização das experiências e descobertas das turmas através de exposição das produções e socialização com as famílias, corpo docente, coordenação pedagógica e a gestão administrativa para analise dos indicadores que serão sugeridos para o currículo dos grupos de creche a serem incluídos na Proposta Pedagógica do CEMEI. 




Abraços cheios de energias harmonizadoras!

Pela Terra, pelo Fogo, pela Água e pelo Ar!
É pelo quinto elemento que está dentro de cada um de  nós... Coração! 

Como diz a canção: "Voe com seu coração!"





Próxima postagem, não perca! Compartilharei os registros dessa experiência deliciosa!  





[1] Projeto de intervenção que apresenta na proposta didática, estudos sistematizado e empírico.  Experimentação de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste caso, a organização curricular e mediação pedagógica.







segunda-feira, 18 de julho de 2016

Lançamento coletivo pela Editora Kawo-Kabiyesile em Itaberaba - Ba





Momento instigante!!!! 
Repleto de saberes, muita alegria e energia criativa!
 Aconteceu na sexta feira dia 15/07, no auditório da UNEB - DEDC XIII

Claudinéia Barbosa, Girley Oliveira e Felipe Rangel: Noite de lançamento dos livros.







 Alma Livre

Se minha alma métrica não fosse independente
O caos encheria os vãos sustenidos
de todos os cantos e canções
Se...
Mas no entanto...
Somos livres versos brancos ou coloridos!
Sem rimas, nem imposições...
Desfrutando do oxigênio de cada inspiração!
Se minha alma não fosse livre...
Minhas cores seriam invisíveis,
Indizíveis minhas palavras
e minhas canções... Inaudíveis!
                                                                                                 Claudinéia Essênciah (2007)
                                                                                                                                                           (Declamado no dia do lançamento)

 


Obras Interfaces, Saberes e Educação Afro Brasileira lançadas pela Editora Kawo-Kabiyesile

Exposição de obras lançadas pela Editora Kawo-Kabiyesile

Claudinéia Barbosa
Felipe Rangel e Girley Oliveira
Claudinéia Barbosa

 Público chegando!
Leice Costa representante da Editora Kawo-Kabiyesile. Apresentando as produções e a editora.
Girley Oliveira apresentando seu artigo. Faceira! Provocando o olhar para a história local.
Claudinéia Barbosa apresentando seu artigo. Inquietações, propostas... Mexendo com as memórias afetivas!



Felipe Rangel apresentando seu artigo. Explêndido! Instigando o público!


 Participação de Maria de Lourdes


Participação brilhante do músico e compositor  Nivaldo Santana.
Agradecemos a sua participação!



 Adorável Christian! É uma honra conhecer este Ser incrível!
Um anjo azul!

Olha Cremilda! Profissional admirável! 
Sou fã dela!



E Dona Izabel! (Mãe) Sempre pronta para foto!!!


Família é tudo, não é? É o coração da gente! (rsrsrsr) 


 Amigos, então!

Participação de Nivaldo Santana no lançamento literário! Excelente!

E a Kompanhia não podia está de fora dessa!
 Êita!!! A Kompanhia Kosmik... É essencial não é meninas? Sempre!!!! 
Rute e Lavínia vocês são demais, viu! (rsrsrsrsr)



Sorrisos e joínhas! Eita povo que gosta de self!
Bjos galera!

Agradecimentos especiais à Grande Energia Cósmica Criadora!

Parabenizar e agradecer aos organizadores Leice Costa e Raphael Cloux por fazerem a diferença com a Editora Kawo-Kabiyesile.

Grande abraço aos companheiros Felipe Rangel e Girley Oliveira... É só o começo! (rsrs)


Bjins azuis no coração de cada um!
Claudinéia Barbosa
(Essênciah)


Para mais informações sobre as obras acesse:
 http://editorakawo.mercadoshops.com.br/


Em breve os livros estarão disponíveis nas livrarias de Itaberaba. Aguardem!