A rede municipal de ensino público passou a atender crianças com dois anos (●´∀`)ノ♡ com a inauguração da Creche Municipal Maria Betânia de Melo Souza – Atendimento a crianças do Grupo / Maternal 2 em turno parcial. Além dessa as outras Creches e CEMEIs também ofertaram vagas para essa faixa etária.
A Jornada Pedagógica em 2017 teve como tema Educação em Destaque. O qual perpassou por todas as orientações técnicas durante o ano letivo.
Quanto ao Plano de ações técnicas da Educação Infantil
Entre reuniões de orientações técnicas e encontros para estudos com coordenadoras pedagógicas foram realizadas diversas orientações sobre as Práticas pedagógicas: Progressão da aprendizagem na Educação Infantil através da proposta de estudos experimental sobre a progressão de escrita de nomes próprios em todas os grupos/faixa etária e todas as unidades educativas. Novas orientações sobre a escrita dos relatórios pedagógicos, que passaram a ser digitados. Aprimoramento no uso dos instrumentos de registros. Institucionalizamos o uso do caderno de registros das observações diárias sobre as crianças. Reorientações sobre fichas para o Conselho de Classe I e II na Educação Infantil. Experimentação do planejamento coletivo para a elaboração de projetos integrados. Além da organização de portfólios, prática já adotada por algumas colegas.
Quanto a instrumentalização e ao acompanhamento técnico pedagógico
Caderno de registros de acompanhamento
técnico para coordenações pedagógicas contendo as pautas de reuniões, de
visitas, encaminhamentos e observações das Técnicas do Setor Pedagógico - SMED, favoreceu as ações, tanto no histórico, quanto para a dinâmica de devolutivas e
práticas.
Portfólios com os projetos,
registros e planos e ações institucionais, deram maior visibilidade às ações
projetadas pela equipe pedagógica e administrativa, além de proporcionar a acessibilidade
ao que é produzido.
Professores experimentaram uma nova modalidade de planejamento coletivo, através do projeto integrado. Otimizando o tempo de ACs e com percepção de indicadores para a reorganização de agenda docente.
Experimentaram também o novo formato de registros do Relatório Pedagógico digitado. Contando com o apoio do caderno de registros de observação do cotidiano. Apontaram os desafios para esta ação.
Coordenadores pedagógicos vivenciaram um novo formato de acompanhamento técnico fazendo uso do caderno de pautas das orientações e das visitas. O que favoreceu também o formato de devolutivas e encaminhamentos. Com isso foi possível observar a necessidade de alinhamento das agendas docentes, agendas da coordenação e e agenda das ações administrativas com a agenda anual institucional, para otimizar o tempo de ACs e demais reuniões.
Avaliação dos instrumentos e as ações realizadas: Formato de Conselhos de Classe, Organização de planejamento, estrutura de projeto didático, orientações para escrita dos relatórios, caderno de registro de acompanhamento técnico/coordenador pedagógico, caderno de registros de observações para relatório pedagógico /docente, agendas de ações docentes, agendas de ações da CP e principalmente agenda anual. Foram considerados favoráveis para as ações técnicas de acompanhamento e monitoramento das informações e ações pedagógicas das unidade educativas.
Atualização de documentos
Desfile Cívico nos bairros!
Representantes da coordenação e da docência participaram da atualização das Diretrizes para a Educação Infantil, à luz da Resolução 05/2009, considerando os artigos 1º, 2º e 3º, enquanto estudos de Rede. Propondo a observação do artigo 4º e os demais para a continuidade nas ações institucionais do processo de organização, implantação e aplicação do documentos. Alinhávamos as discussões aguardando a Homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para finalizar revisão e implementação do documento municipal. Com a homologação da BNCC em dezembro de 2017 e publicação da Resolução¹ CNE/ CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Finalizamos os trabalhos da Comissão. Reprogramando as ações de implementação junto ao Núcleo de Alfabetização e Letramento (NALFA) para serem realizadas em 2018.
¹Acesse a Resolução da BNCC
¹Acesse a Resolução da BNCC
Atuação como Coordenação Pedagógica das turmas de Educação Infantil nas Escolas Unidocentes no Campo uma experiência e tanto, viu!!
Na atuação enquanto Coordenação Pedagógica da Educação Infantil das Escolas Unidocentes do Campo, as visitas de acompanhamento e orientações enquanto às 10 instituições, pautavam assuntos como: Organização dos espaços/ambiente e condições material, observação procedimentos metodológicos, interação, desenvolvimento das ações nas atividades permanentes; Informações sobre o quadro funcional / turmas; Verificação
dos Diários de Classe; Leitura
dos registros no Caderno de Relatórios; Acompanhamento do desenvolvimento dos Projetos /Apreciação do portfólio; Acompanhamento dos níveis de desenvolvimento das crianças; entre outras orientações
que se fizessem necessárias;
As visitas passaram a se configurar em orientações diretas sobre a prática docente. Sendo que durante a visita a Coordenação Pedagógica realiza registros e intervenções quando necessária nas turmas.
Durante as visitas nas turmas nas
instituições Unidocentes foi possível perceber o quanto se faz necessário as
orientações ao grupo docente do campo. O primeiro fator é o tempo. Foi observado
inicialmente que não havia como realizar orientações de planejamento para as
professoras no tempo de intervalo. Por uma série de questões entre elas, o
recreio na Educação Infantil é para ser acompanhado pelas professoras. Em algumas turmas, devido o número de matrículas, só tinha uma professora por turma. Outro fator foi a situação de serem 10 escolas localizadas em rotas diferentes.
Diante dessa realidade os encontros para
orientações e planejamentos passaram ser realizados de forma coletiva, na sede. Para o ajuste de tal situação foram estudados e analisados as possibilidades e os impactos à Diretora das Escolas Unidocentes e à Secretária M. de Educação, observando a necessidade de
realização de reunião mensal de ACs em espaço formativo, com o temo de 4 horas. Após deferimento do pedido, passamos a experimentar o novo formato de orientações e planejamento.
(Trecho da ata de AC) Seguindo a pauta fez-se a apreciação da estrutura de um projeto
integrado e análise da forma de elaboração. A qual as semanas de
desenvolvimento do planejamento é dividida entre as professoras. Cada uma ou
dupla organiza os planos, as atividades e compartilha com o grupo enviando o
planejamento para a coordenadora em data e previamente marcada. A coordenadora
receberá todos os planejamentos, analisará,
fará os ajustes, caso sejam
necessários e fará a devolutiva do projeto completo para todas as professoras
em data também previamente marcada. Disponibilizará também a versão impressa
para a organização do portfólio. Claudinéia apresentou a proposta para as
professoras convidando para experimentarem a elaboração do projeto do I
bimestre nesse formato. As professoras aceitaram, concordando que haverá
otimização do tempo durante as visitas, onde poderão ser feitas outras
orientações sobre a prática pedagógica. Foram então iniciadas as etapas de
elaboração coletiva. Então foram iniciadas as etapas de elaboração coletiva.
Escolha do título, escrita da apresentação, incluída a forma de avaliação
conforme a diretriz da Educação Infantil, levantamento de ideias sobre o
produto final, apreciação do quadro com as competências
e habilidades (o que ensinar/conteúdos), as expectativas de aprendizagens (para que ensinar/Objetivos) e Brincadeiras e Interações (metodologia
/como ensinar). Refletimos sobre a prática mediadora com grupos integrados
(crianças com 2,3,4 e 5 anos juntas) que é o caso das turmas Unidocentes. Fiz-se a dupla conceitualização de alguns
conteúdos para esclarecer melhor, por exemplo, “História de vida da criança” está
nas competências e habilidades de todos os grupos, embora a mediação e a atividades sistematizadas precisarão
apresentar linguagem e formatação específicas. Por último foi organizado o cronograma semanal em que serão
descritas as etapas de desenvolvimento
do projeto. Os planejamentos diários que serão feitos pelas professoras. Observamos quantas semanas teriam o I bimestre
e distribuímos entre as professoras. Foi estabelecida uma data (24/03)
para a
entrega via e-mail à coordenação pedagógica. Estes foram os acordos para a
realização do planejamento/elaboração de projeto coletivo.As professoras
expressaram satisfação em ter o tempo otimizado. Foi refletido que nas visitas
poderiam ser discutidos assuntos urgentes da prática pedagógica. Claudinéia
concordou e afirmou que o objetivo do planejamento coletivo é além de permitir
a visualização do que se espera desenvolver no bimestre, facilita na
organização prévia dos recursos e principalmente, otimiza a rotina docente,
permitindo que outras ações sejam realizadas no tempo de AC. Diálogos, encontro
para estudos, análise das situações na sala, tempo para organização dos
registros avaliativos. Mas reiterou que é preciso ter critérios na organização
do trabalho pedagógico com agendas de ações docentes. Esse é um formato de AC
que está sendo experimentado. Passará por análise dos impactos. Desde a
habilidade e desenvolvimento de cada professora até os resultados que
conseguirão com o desenvolvimento de sua turma. Foram socializados contatos
(e-mail e celular), previsão de agenda para o próximo encontro. Claudinéia
informou a pauta de assuntos para a observação durante as visitas de
acompanhamento. Não havendo nada mais a tratar finalizei a ata, que será
assinada por mim e pelas demais profissionais presentes.As visitas passaram a se configurar em orientações diretas sobre a prática docente. Sendo que durante a visita a Coordenação Pedagógica realiza registros e intervenções quando necessária nas turmas.
Desfile Cívico nos bairros!
Foi experimentado formato diferente dos anos anteriores de desfile cívico. Nesta ano, as instituições de Educação Infantil e Bloco Inicial de Alfabetização realizaram em seus bairros, na rua praça ou entorno das escolas a aula pública. Demonstraram ótimo desempenho e nível de satisfação ao realizarem as ações que foram propostas. Consideraram que neste formato de desfile foi evidenciada a interação entre a escolas do mesmo bairro, a participação das famílias e comunidades na programação. Apontaram indicadores para aprimoramento.
Educação em Destaque II
Foi o momento em que as escolas da rede municipal de ensino se organizaram para mostrar as produções ao longo do I semestre. Sendo visitadas pela Secretária e pelos Técnicos da SMED.
Como forma de dar visibilidade e valorizar as ações e produções que todos os anos as escolas realizam instituiu-se o Educação em Destaque II. Visitamos e observamos materiais de excelência. que podem ser acessados nas redes sociais das escolas.
Como todo plano de ações que contém indicadores que não puderam ser realizados, o nosso também. Após análise e levantamento de novas estratégias, programamos as metas e montamos o plano de ações para 2018.
Vejam a retrospectiva 2018... (Conto na próxima postagem!)
Claudinéia Barbosa
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