segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Então... Em 2017 foi assim...



A rede municipal de ensino público passou a atender crianças com dois ano●´∀`)ノ♡   com a inauguração da  Creche Municipal Maria Betânia de Melo Souza – Atendimento a crianças do Grupo / Maternal 2 em turno parcial. Além dessa as outras Creches e CEMEIs também ofertaram vagas para essa faixa etária.




A Jornada Pedagógica em 2017 teve como tema Educação em Destaque. O qual perpassou por todas as orientações técnicas durante o ano letivo.






Quanto ao Plano de ações técnicas da Educação Infantil

Entre reuniões de orientações técnicas e encontros para estudos com coordenadoras pedagógicas foram realizadas diversas orientações sobre as Práticas pedagógicas: Progressão da aprendizagem na Educação Infantil através da proposta de estudos experimental sobre a progressão de escrita de nomes próprios em todas os grupos/faixa etária e todas as unidades educativas. Novas orientações sobre a escrita dos relatórios pedagógicos, que passaram a ser digitados. Aprimoramento no uso dos instrumentos de registros. Institucionalizamos o uso do caderno de registros das observações diárias sobre as crianças. Reorientações sobre fichas para o Conselho de Classe I e II na Educação Infantil. Experimentação do planejamento coletivo para a elaboração de projetos integrados. Além da organização de portfólios, prática já adotada por algumas colegas.

Quanto a instrumentalização e ao acompanhamento técnico pedagógico

     Caderno de registros de acompanhamento técnico para coordenações pedagógicas contendo as pautas de reuniões, de visitas, encaminhamentos e observações das Técnicas do Setor Pedagógico - SMED, favoreceu as ações, tanto no histórico, quanto para a dinâmica de devolutivas e práticas.

Portfólios com os projetos, registros e planos e ações institucionais, deram maior visibilidade às ações projetadas pela equipe pedagógica e administrativa, além de proporcionar a acessibilidade ao que é produzido.

   Professores experimentaram uma nova modalidade de planejamento coletivo, através do projeto integrado. Otimizando o tempo de ACs e  com percepção de indicadores para a reorganização de agenda docente.

Experimentaram também o novo formato de registros do Relatório Pedagógico digitado. Contando com o apoio do caderno de registros de observação do cotidiano. Apontaram os desafios para esta ação.

Coordenadores pedagógicos vivenciaram um novo formato de acompanhamento técnico fazendo uso do caderno de pautas das orientações e das visitas. O que favoreceu também o formato de devolutivas e encaminhamentos. Com isso foi possível observar a necessidade de alinhamento das agendas docentes, agendas da coordenação e e agenda das ações administrativas com a agenda anual institucional, para otimizar o tempo de ACs e demais reuniões.

Avaliação dos instrumentos e as ações realizadas: Formato de Conselhos de Classe, Organização de planejamento, estrutura de projeto didático, orientações para escrita dos relatórios, caderno de registro de acompanhamento técnico/coordenador pedagógico, caderno de registros de observações para relatório pedagógico /docente, agendas de ações docentes, agendas de ações da CP e principalmente agenda anual. Foram considerados favoráveis para as ações técnicas de acompanhamento e monitoramento das informações e ações pedagógicas das unidade educativas.

        Atualização de documentos
    
      Representantes da coordenação e da docência participaram da atualização das Diretrizes para a Educação Infantil, à luz da Resolução 05/2009, considerando os artigos 1º, 2º e 3º, enquanto estudos de Rede. Propondo a observação do artigo 4º e os demais para a continuidade nas ações institucionais do processo de organização, implantação e aplicação do documentos. Alinhávamos as discussões aguardando a Homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para finalizar revisão e implementação do documento municipal. Com a homologação da BNCC em dezembro de 2017 e publicação da Resolução¹ CNE/ CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Finalizamos os trabalhos da Comissão. Reprogramando as ações de implementação junto ao Núcleo de Alfabetização e Letramento (NALFA) para serem realizadas em 2018. 
      ¹Acesse a Resolução da BNCC

         Atuação como Coordenação Pedagógica das turmas de Educação Infantil nas Escolas Unidocentes no Campo uma experiência e tanto, viu!!


Na atuação enquanto Coordenação Pedagógica da Educação Infantil das Escolas Unidocentes do Campo, as visitas de acompanhamento e orientações enquanto às 10 instituições, pautavam assuntos como: Organização dos espaços/ambiente e condições material, observação procedimentos metodológicos, interação, desenvolvimento das ações nas atividades permanentes; Informações sobre o quadro funcional / turmas; Verificação dos Diários de Classe; Leitura dos registros no Caderno de Relatórios; Acompanhamento do desenvolvimento dos Projetos /Apreciação do portfólio; Acompanhamento dos níveis de desenvolvimento das crianças; entre outras orientações que se fizessem necessárias; 



Durante as visitas nas turmas nas instituições Unidocentes foi possível perceber o quanto se faz necessário as orientações ao grupo docente do campo. O primeiro fator é o tempo. Foi observado inicialmente que não havia como realizar orientações de planejamento para as professoras no tempo de intervalo. Por uma série de questões entre elas, o recreio na Educação Infantil é para ser acompanhado pelas professoras. Em algumas turmas, devido o número de matrículas, só tinha uma professora por turma. Outro fator foi a situação de serem 10 escolas localizadas em rotas diferentes. 


Diante dessa realidade os encontros para orientações e planejamentos passaram ser realizados de forma coletiva, na sede. Para o ajuste de tal situação foram estudados e analisados as possibilidades e os impactos à Diretora das Escolas Unidocentes e à Secretária M. de Educação, observando a necessidade de realização de reunião mensal de ACs em espaço formativo, com o temo de 4 horas. Após deferimento do pedido, passamos a experimentar o novo formato de orientações e planejamento.
(Trecho da ata de AC) Seguindo a pauta fez-se a apreciação da estrutura de um projeto integrado e análise da forma de elaboração. A qual as semanas de desenvolvimento do planejamento é dividida entre as professoras. Cada uma ou dupla organiza os planos, as atividades e compartilha com o grupo enviando o planejamento para a coordenadora em data e previamente marcada. A coordenadora receberá todos os planejamentos, analisará,
fará os ajustes, caso sejam necessários e fará a devolutiva do projeto completo para todas as professoras em data também previamente marcada. Disponibilizará também a versão impressa para a organização do portfólio.  Claudinéia apresentou a proposta para as professoras convidando para experimentarem a elaboração do projeto do I bimestre nesse formato. As professoras aceitaram, concordando que haverá otimização do tempo durante as visitas, onde poderão ser feitas outras orientações sobre a prática pedagógica. Foram então iniciadas as etapas de elaboração coletiva. Então foram iniciadas as etapas de elaboração coletiva. Escolha do título, escrita da apresentação, incluída a forma de avaliação conforme a diretriz da Educação Infantil, levantamento de ideias sobre o produto final, apreciação do quadro com as competências e habilidades (o que ensinar/conteúdos), as expectativas de aprendizagens (para que ensinar/Objetivos) e Brincadeiras e Interações (metodologia /como ensinar). Refletimos sobre a prática mediadora com grupos integrados (crianças com 2,3,4 e 5 anos juntas) que é o caso das turmas Unidocentes.  Fiz-se a dupla conceitualização de alguns conteúdos para esclarecer melhor, por exemplo, “História de vida da criança” está nas competências e habilidades de todos os grupos, embora a mediação e a atividades sistematizadas precisarão apresentar linguagem e formatação específicas. Por último foi organizado o cronograma semanal em que serão descritas as etapas de desenvolvimento do projeto. Os planejamentos diários que serão feitos pelas professoras.  Observamos quantas semanas teriam o I bimestre e distribuímos entre as professoras. Foi estabelecida uma data (24/03)
para a entrega via e-mail à coordenação pedagógica. Estes foram os acordos para a realização do planejamento/elaboração de projeto coletivo.
As professoras expressaram satisfação em ter o tempo otimizado. Foi refletido que nas visitas poderiam ser discutidos assuntos urgentes da prática pedagógica. Claudinéia concordou e afirmou que o objetivo do planejamento coletivo é além de permitir a visualização do que se espera desenvolver no bimestre, facilita na organização prévia dos recursos e principalmente, otimiza a rotina docente, permitindo que outras ações sejam realizadas no tempo de AC. Diálogos, encontro para estudos, análise das situações na sala, tempo para organização dos registros avaliativos. Mas reiterou que é preciso ter critérios na organização do trabalho pedagógico com agendas de ações docentes. Esse é um formato de AC que está sendo experimentado. Passará por análise dos impactos. Desde a habilidade e desenvolvimento de cada professora até os resultados que conseguirão com o desenvolvimento de sua turma. Foram socializados contatos (e-mail e celular), previsão de agenda para o próximo encontro. Claudinéia informou a pauta de assuntos para a observação durante as visitas de acompanhamento. Não havendo nada mais a tratar finalizei a ata, que será assinada por mim e pelas demais profissionais presentes.


 
As visitas passaram a se configurar em orientações diretas sobre a prática docente. Sendo que durante a visita a Coordenação Pedagógica realiza registros e intervenções quando necessária nas turmas. 
      

     Desfile Cívico nos bairros!

Foi experimentado formato diferente dos anos anteriores de desfile cívico. Nesta ano, as instituições de Educação Infantil e Bloco Inicial de Alfabetização realizaram em seus bairros, na rua praça ou entorno das escolas a aula pública. Demonstraram ótimo desempenho e nível de satisfação ao realizarem as ações que foram propostas. Consideraram que neste formato de desfile foi evidenciada a interação entre a escolas do mesmo bairro, a participação das famílias e comunidades na programação. Apontaram indicadores para aprimoramento.


Educação em Destaque II





Foi o momento em que as escolas da rede municipal de ensino se organizaram para mostrar as produções ao longo do I semestre. Sendo visitadas pela Secretária e pelos Técnicos da SMED.






Como forma de dar visibilidade e valorizar as ações e produções que todos os anos as escolas realizam instituiu-se o Educação em Destaque II. Visitamos e observamos materiais de excelência. que podem ser acessados nas redes sociais das escolas.






Como todo plano de ações que contém indicadores que não puderam ser realizados, o nosso  também. Após análise e levantamento de novas estratégias,  programamos as metas e montamos o plano de ações para 2018.

Vejam a retrospectiva 2018... (Conto na próxima postagem!)


Claudinéia Barbosa
●´∀`)ノ♡ 


domingo, 30 de dezembro de 2018

Olá! Estou de volta!!!


Há quanto tempo neh?
Pois é! Eu não estava atuando diretamente com as fofuxas e os fofuxos...
Por que retornei para a SMED em 2017. Nossa!? Foram dois anos????? Arfff!








Então... Estive novamente com as profissionais da rede municipal de ensino e foram muitos momentos de trocas de experiências. Claro que vou compartilhar!!!






        

         Nessa jornada contei com a parceria 
de Ana Claudia Sampaio atuando como Técnicas do Setor Pedagógico 
na Educação Infantil

(●´∀`)ノ♡  |(●´∀`)ノ♡









Então vamos lá!? Em 2017 foi assim...
(Te conto na próxima postagem)



Claudinéia Barbosa (●´∀`)ノ♡

sábado, 7 de janeiro de 2017

Diversidade de cores, formas, sons, aromas e sabores! Projeto IV Bimestre 2016 - Maternal






DIVERSIDADE DE CORES, FORMAS, SONS, AROMAS E SABORES configura-se como quarto projeto, correspondente pesquisa-ação[1] que foi desenvolvido nas turmas de Maternal / G3 durante o IV bimestre do ano letivo 2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana, durante o período de 03/10 à 02/12/2016 correspondendo ao IV Projeto Bimestral e último da Rede Municipal de Educação Pública do município de Itaberaba - Bahia.

Conforme as propostas didática pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo 2016, nesta instituição educativa, este projeto igualmente os anteriores, focou na investigação e organização propostas específicas para grupos de 2 e 3 anos considerando as reais necessidades que são comuns nessa faixa etária. Além da finalidade de corresponder às expectativas de aprendizagens sinalizadas para o II semestre o desenvolvimento neste projeto, focalizou na observação e aplicação da metodologia lúdica e neuro didática em função de atender as necessidades de desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais das crianças, com a intenção de promover a ampliação de percepções sobre as faces da diversidade.  Considerou os Princípios artísticos, éticos e estéticos: A reafirmação de identidade (s), gênero, etária, autovalorização, potenciais de expressão de estéticas corporais e literárias; Princípios de Cidadania: Iniciativa e autonomia ao tratar de questões alimentação, segurança, direitos e deveres da criança e os Princípios de manifestação, interação e valorização intercultural: Conhecimentos sobre outras culturas através da literatura, música e cinema. 

As professoras Claudinéia Barbosa e Cremilda Silva, no I semestre, realizaram estudos experimentais sobre estratégias metodológicas observando as interações, adultos-crianças / crianças-crianças / crianças-espaço. Destacam o uso de recursos e materiais necessários para estas interações com ênfase no desenvolvimento das crianças. Neste IV projeto, afigurou-se a necessidade de dá a criança o protagonismo no desenvolvimento prático das produções (expressões dramáticas, musicais, plásticas e visuais). Passando de apreciadores a produtores de arte e cultura. Outra proposta também foi promover e mediar situações do fazer artístico para que as crianças das turmas de 4 e 5 anos possam participar de momentos de produções junto com a turma de 2 e 3 anos.

 Como produto final considerou a possibilidade de ocorrer amostras, instalações ou exposições das produções feitas pelas crianças. Como também apresentações das investigações dramáticas e musicais como forma de socialização das experiências e descobertas entre as turmas, a comunidade escolar e familiar. Outro produto final podeeria ser a organização de registros (relatos e imagens) a partir da análise sobre as práticas pedagógicas feitas por grupo de professores. Configurando documento que apresentará indicadores dos quadros de conteúdos, expectativas de aprendizagem e interações e brincadeiras / metodologia para o reelaboração do Currículo dos grupos a serem incluídos na Proposta Pedagógica do CEMEI. 





Bjokinhas  (。・ω・。)ノ♡ no coração de cada menininha e cada menininho que fizeram desse projeto - pesquisa uma realidade. 
 

 Agradecimentos a Equipe pelo engajamento! Vocês são super fantásticas!
Especialmente à Cremilda por abraçar a causa com desejo e prazer em contribuir!
Crescemos juntas!! 


Fico apaixonada!  (●´∀`)ノ♡
Claudinéia Barbosa




[1] Projeto de intervenção que apresentou na proposta didática, estudos sistematizado e empírico.  Experimentação de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste caso, a organização curricular e mediação pedagógica.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Valores, diversão e descobertas com os jogos olímpicos! Projeto III Bimestre 2016 - Maternal





Entre as habilidades que as crianças do maternal 3 necessitam ampliar, este projeto propõe a vivência de experiências e descobertas através da temática central Jogos olímpicos. Contexto que possibilitará  reflexões e uso de atitudes e valores como princípios de aprendizagem. Atitudes individuais como iniciativa e atitudes coletivas como companheirismo serão os marcos neste projeto.  Além das demais habilidades que abrangem os aspectos cognitivos, motores/psicomotores, afetivo e social. 

VALORES E DIVERSÃO COM OS JOGOS OLÍMPICOS é o terceiro projeto correspondente pesquisa-ação[1] que será desenvolvido nas turmas de Maternal / G3 durante o III bimestre do ano letivo 2016, na Proinfância / Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Linésio Bastos Santana, durante o período de 25/07 à 30/09/2016 correspondendo ao III Projeto Bimestral.



Grande abraço para esta equipe Show de bola!
Na próxima postagem serão apresentadas os registros das vivências.

Bjins com glíter!
Claudinéia Barbosa
 





[1] Projeto de intervenção que apresentou na proposta didática, estudos sistematizado e empírico.  Experimentação de estratégias metodológicas considerando as especificidades da infância. Neste caso, a organização curricular e mediação pedagógica.