terça-feira, 11 de junho de 2013

Tradição Cultural e Construção Atual da Cultura

Oiê! Olha eu aqui novamente!
Estou passando rapidinho para conversar um pouquinho com vocês!
 
A ambientação para comemorações juninas nas escolas, lojas e comunidades nos traz à tona o sentimento de pertencimento e identidade cultural com mais ênfase nesse período, não é mesmo?
 
A valorização das nossas raízes culturais é muito importante, e o ideal é que seja feita em todos os momentos no percurso do ano letivo. Podendo com isso permitir a reflexão e reelaboração de conceitos mais profundos e vivenciados no aqui e agora das experiências de nossas crianças.
 
Posso sugerir algo instigante?
Reflexão sobre os símbolos juninos (estudando a origem e significados considerando as  tradições culturais) mas sobretudo fazer uma comparação com os conceitos e conscientização ecológica. 
 
Observem abaixo cantigas do cancioneiro popular que já fazem parte do repertório infantil. Será muito legal cantar com as crianças como sensibilização. Mas que tal após a reflexão, criarem novas cantigas expressando as ideias que estão fazendo parte da nossa construção cultural atual?
 
Vamos ficar atentos!
 Geração ecologicamente atenta, por uma tradição cultural consciente!
 
 
Grande Abraço!
Claudinéia Barbosa
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Caminhada Ecológica! Uma das ações do II Projeto Institucional da Secretaria Municipal de Educação e Ação Intersetorial – Itaberaba-BA


Projeto: Itaberaba, preservando o Meio Ambiente,
cuidando e praticando saberes sustentáveis.




Figura 1.
 




Este Projeto que envolve o público: Estudantes das Escolas Municipais - Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries/ Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos; e realizou hoje, uma das suas etapas, a Caminhada Ecológica, com a mobilização das crianças e estudantes sensibilizando e envolvendo as comunidades        dos bairros em que estão inseridos. Nesta edição, destaco através das imagens a ação das creches e pré-escola que atendem as crianças da comunidade do Bairro Vermelho.
 
 



Fig. 1 e 2: Mobilização feita pelas crianças
e professoras da Creche Paraíso da Criança. 
A problemática da sustentabilidade assume neste final de século um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complexos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. A partir da temática central deste ano letivo a Campanha “Repensando práticas e Saberes para a construção de uma educação cidadã”, focando os Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, reaproveitar, recusar, recuperar e repensar.
 



Fig. 3 e 4: Blitz Ecológica! Feita pelas crianças
e professoras da Escola Luiz Viana Filho
 
O objetivo central é desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente, envolvendo a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, promovendo situações práticas em defesa à sustentabilidade da nossa cidade, do nosso planeta.


 
 




Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, o Projeto “Itaberaba, preservando o Meio Ambiente, cuidando e praticando saberes sustentáveis” buscando construir com os alunos e crianças, atitudes de conservação para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidades. 



Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; é uma das expectativas de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Esse momento oportunizar vivências, incentivar o cuidado e a preservação do ambiente e dos elementos e recursos naturais, são valores importantes e que fazem muita diferença para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos. Compreendemos que experiências como estas,  potencializam suas habilidades e capacidades, tornando os seres humanos mais sensíveis e cidadãos que constroem história e cultura com significados mais profundos, e que fazem e farão diferença significativas em suas vidas e expressão sobre a realidade em que vivem.


Aos educadores (me refiro aos pais, professores e comunidade) fica o conselho: Valorizem o olhar sensível e os questionamentos das crianças, pois a curiosidade não é apenas o desejo de conhecer, é também um indicador de conhecimentos prévios, de olhar sensível a determinadas situações que lhe chama atenção. Assim fez um grande mestre fez refletir: "Essa revalorização radical do indivíduo contribuirá para a renovação qualitativa da espécie humana, servindo de alicerce a uma nova civilização". Milton Santos (p.169)*.
Fig. 5 e 6: Mobilização e panfletagem feita pelas crianças
e professoras da Creche Sonho.



Por Claudinéia Barbosa

*SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal / Milton Santos. 3a ed. – Rio de Janeiro: Record, 2000

 

terça-feira, 14 de maio de 2013

II Conferência Municipal de Educação - Itaberaba BA


 
 
 

 
 

TEMA: Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação
 
DATA:  28 e 29 de MAIO DE 2013
 
LOCAL: Auditório do Instituto Municipal de Educação Ministro Carlos Santana - INSME
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERABA/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
 


 
 
 

 
 
 
 


Semana Mundial do Brincar Está Chegando!


O Grupo Aliança Pela Infancia está organizando delicioso evento! Eu adoro brincar e você? Então não perca!

 
Estamos praticamente a um mês da Semana Mundial do Brincar.
Os preparativos estão a mil. E você, como vai participar?
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Minha Mãe! Que Música Liiiinnnnda!


Ai, gente que coisa maravilhosa!
Estou meio afobada, vim correndo postar para vocês essa música liiinnnnda!
A turma do Balão Mágico quase fez meu coração derreter!
É muito emocionante! Compartilhem coma as crianças e mamães!
Beijos em seus corações!

 
 
 
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Presente de Amor! Cante para a mamãe!

 

 
 
 
 
 
Fonte: Coleção Meu Jardim - Grupo Maternal III - Projeto IEMAR
 

O sumiço de todas as mães.


Anime super legal da Mônica vivendo uma aventura com Frédpo, um rapaz complexado porque sua  mãe desapareceu. Curtam essa história e compartilhem com as crianças. Vai dar o que falar e muito pra refletir sobre o amor e carinho materno.
 
 
 
 
Divirtam-se! E dêem muitos beijos na mamãe!
 
 
 

Se as coisas fossem Mães! Linda História!

Que a Sylvia Orthof escreveu e a Ana Raquel ilustrou!

 




 








 


 






 
 



 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cauã, um defensor da Natureza.

 
Vejam como esse garotinho nos ensina a ter atitudes de cuidado e preservação.
E provoquem nas nossas crianças as reflexão sobre a figura indígena na nossa cultura.

 
 
Fonte: Coleção Meu Jardim - Grupo Maternal III - Projeto IEMAR
 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Reflexão sobre Cultura Indígena na Educação Infantil

Povo Kaapor: Apresenta Nossa Terra


Vídeo sugerido pela Equipe Pedagógica da Creche Municipal Sonho de Criança, para estudo e reflexão sobre a cultura de um dos grupos indígenas, observando valores, costumes e crenças presentes na nossa cultura.
 
Incluir estas questões no curriculo da Educação Infantil, deve ser feito com tranquilidade, partindo do princípio de que somos uma sociedade formada de diferentes heranças culturais. E parte dos nossos conhecimentos  são de origens culturais diversas.

Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=5qvmVX-wGks