segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ciranda, Cirandinha... Vamos Todos Cirandar!



Olá pessoal! Vim compartilhar ações super interessantes!

E aproveitando mais uma vez para parabenizar a turma do 4º Ano, a professora Gilsiane Leão em nome dos demais professores do Curso Normal do CETEP I e as meninas e meninos do PIBID/UNEB pela realização das oficinas de formação para professores.



Essa preparação relacionada ao perfil profissional e práticas educativas considerando as especificidades da Educação Infantil  revela a sensibilidade que a mediação pedagógica precisa ter ou construir para atender a infância.


Histórias Africanas na Educação Infantil

Excelentes reflexões sobre as  histórias africanas, entre outras características dessa matriz cultural, foram feitas pela Professora Gilsiane Leão, Gessivânia (PIBID), Marlon (UNEB), para os alunos do 4° Ano do Curso Normal (CETEP I). Este momento com certeza contribuirá para ações educativas a serem realizadas por eles, nas experiências de estágios, considerando o currículo e práticas pedagógicas da Educação Infantil.


Além disso, apreciamos a belíssima mostra de roda de capoeira, histórias e cantigas da matriz cultural africana apresentada pela turma de 4º Ano Normal. Energia criativa maravilhosa!
 

Cantigas de Roda

As reflexões trazidas por Aline Ferreira (PIBID) também pontua a necessária prática educativa que busca o resgate e a valorização da cultura de tradição oral através das cantigas de roda.  Que está relativamente presente no cotidiano da Educação Infantil e que para muitos de nós professores, estas cantigas podem está permeadas de memórias afetivas da nossa infância.

As oficinas foram momentos extremamente ricos para as experiências de todos nós que estivemos presentes. E, assim como a oficina anterior, as reflexões sobre as cantigas de roda, foram enriquecedoras para a turma que estará iniciando o estágio. Desejo que possam desdobrar as impressões e descobertas em excelentes vivências e novas experiências juntamente com as crianças. E sintam se permeados pelo encantamento da docência na educação para a infância.
 



Grande abraço colorido e em tom de alegria à todos!

E aos estagiários...
Que se permitam ter desafios e descobertas!
Esse é só o início da grande aventura de viver e ser profissional!


Bjins com glíter! 
Claudinéia Essênciah.




domingo, 20 de julho de 2014

Brincadeiras e Jogos Típicos do Brasil



Hum m! Outra delícia para compartilhar com vocês!
Organizada pelo Geraldo Peçanha de Almeida.
 
Este material contém mais de 100 jogos típicos do Brasil.
Uma pesquisa realizada durante as suas viagens!
 




 
Visite o site e baixe o livro:
 
 
Valeu Geraldo! Parabéns pela incrível viagem que está compartilhando conosco!
 Vamos embarcar, seguindo a trilha! Obrigada!
Bjins azuis! Claudinéia Barbosa

segunda-feira, 7 de julho de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância - Livro



Estou super feliz!!! Está pronto meu livro!!!!
 
 
 
 
 
 
 
Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância:
Pesquisas e Práticas sobre a Mediação pedagógica.
 
 
 
 
Instigante!
Está em processo de registro e depois rumo à publicação!!!!
 
 
 
 
 
Abraços emocionados!!!
 
 
 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil



Tenho feito algumas reflexões sobre qual é a compreensão e prática dos profissionais com relação aos procedimentos avaliativos na Educação Infantil. Diante de alguns questionamentos como:



1.    Onde sinalizar indicadores do processo de aprendizagem relativos aos Eixos de Conhecimentos, os quais correspondem aos componentes curriculares na Educação Infantil? A partir de que critérios? Quando fazer? 

2.    E o desenvolvimento das crianças em termos Cognitivo, Motor/Psicomotor, Afetivo/Emocional, Linguístico e Sócio Cultural? Como registrar? Existem critérios para se fazer isso?

3.    O que precisa constar no Relatório pedagógico ou Pareceres descritivos enquanto registro avaliativo das crianças na Educação Infantil? Qual periodicidade para fazê-lo?

4.    Quem deve elaborar o (Diário de Classe) ou documento que reúne todos os instrumentos de registros avaliativos?

5.    Quem são as pessoas responsáveis por criar procedimentos de preenchimento, organização e acompanhamento dos registros?

6.    Quais as funções do Diário de Classe?

7.    Avaliação da aprendizagem é só para mostrar o quanto as crianças conseguiram ou não aprender?

A partir destas e de outras questões, venho trazer algumas proposições, buscando provocar a devida análise e compreensão sobre o significado de avaliação na Educação Infantil.
 
Ao observar que a responsabilidade é coletiva e cada profissional tem uma participação específica em relação à organização e acompanhamento dos instrumentos de avaliação. Destaco que a aplicação e o registro é ação específica dos profissionais docentes.

Para isso elaborei o artigo onde trago reflexões em que destaco o Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil.

 
Para apreciação, comentários e downloads acesse o link:
 
Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil



Conheça também outros artigos relativos à Avaliação na Educação Infantil.
 
 
Avaliação na Educação Infantil
http://pt.slideshare.net/azulestrelar/avaliao-na-educao-infantil-claudinia-barbosa-2010
 
 

Instrumentos e recursos utilizados na avaliação das crianças na Educação Infantil
http://pt.slideshare.net/azulestrelar/instrumentos-e-recursos-utilizados-na-avaliao-das-crianas-na-educao-infantil-claudinia-da-silva-barbosa-2013


Obs: Estes dois últimos estão incluídos no meu livro (em processo de registro) 
Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância:
Pesquisas e Práticas sobre a Mediação Pedagógica
 
 

Abraços azuis!
Solicito que contribuam com comentários.

A construção de saberes é feira essencialmente a partir da troca dialógica de ideias e práticas. Busquem ampliar através dos referenciais teóricos.


Claudinéia Barbosa.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estação Paralapracá e Almanaque Paralapracá!!


Ôôôbá!!! Depois da Semana Mundial do Brincar!
Tem presente de aniversário para compartilhar com vocês! 
 
 Dia 16 de Maio estive numa "Viagem pelo mundo da literatura na Educação Infantil"com a 
Canastra Real  (Pinduka e Lucine Souza)
 
 
O Pinduka compartilhou estas guloseimas
deliciosas, hum m!!!
 
 
 
 
 Estação Paralapracá
 
Estação Paralapracá: menu de paisagens culturais” é outro livro interessado na cultura infantil. Como organizador, nosso “Pinduka”, dessa vez, contou com a colaboração do Prof. Edmar Brasil e da Prof.ª Luciana Dias na seleção e produção de conteúdo. Organizado para o Instituto C&A, o livro apresenta um extrato dos registros de professores (BA, PE, PB, PI e CE) buscando fixar na escrita as muitas paisagens culturais (lúdicas, narrativas, festivas, sonoras, artísticas, gastronômicas) de suas comunidades. As ilustrações são do baiano Rex, excetuando as da seção Paisagens Narrativas feitas especialmente pelo grande xilogravurista pernambucano J. Borges.


  
 

 
Almanaque Paralapracá!!
 
 
É uma publicação organizada por José Rêgo (Pinduka), para o Instituto C&A, que apresenta brincadeiras, brinquedos, histórias, parlendas, trava-línguas, quadrinhas, cantigas, anedotas e outras guloseimas afins. Verdadeiras delícias para as crianças e para os crescidos!
 
 
 
 
 
Link para download:
 
 
Arf!!! Adoro tudo isso! E na minha festa de aniversário não podia faltar vocês!
A ideia é divertir-se sempre! Deliciem-se!
 
Beijocas!
Claudinéia Barbosa
 
 
 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hum m!! Brincar com a mamãe!!!!!!


Não tem coisa melhor que brincar, tem?
E se for com a mamãe, mais gostoso ainda !!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
Se faltar ideias olha dica do material lindo liiiiindo que foi publicado pela Revista Crescer.
 
 São sugestões de brincadeiras para todas as idades, em qualquer ambiente.
Vocês vão amar!
 
Link:
 
Até mais!
Vou brincar mais um pouquinho! rsrsr!!  u-ni-du-ni-tê....

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Gato Xadrez

 
 
 
A Isa Mara preparou esta histórica com carinho para a gente se divertir!
 
Imagino o quanto vão gostar! E a Lis então!!!
 
Bjins!! E não deixem de conferir a história!
 
Claudinéia Barbosa
 
 

domingo, 16 de março de 2014

Datas Comemorativas e Proposta Pedagógica na Educação Infantil

 
Claudinéia Barbosa
 
Um interessante desafio para desenvolvimento das propostas pedagógicas com os eixos de trabalho de forma integrada!
Se por um lado as temáticas festivas não podem ser o assunto central da proposta e prática pedagógica nas instituições educativas, por outro, não se pode excluir os acontecimentos e vivências socioculturais das experiências no espaço educativo. Isso indica que se faz necessário refletir sobre como as temáticas devem ser trabalhadas no currículo.
Inquietas com essa situação, profissionais da Educação Infantil em Itaberaba-Ba, têm discutido sobre os desafios presentes na construção da proposta curricular desse segmento. E propõem reflexões sobre o trabalho com as datas comemorativas, observando que há necessidade de organizar a proposta pedagógica considerando que as temáticas festivas ou datas comemorativas não se tornem o foco, mas sejam inseridas nas propostas de ensino aprendizagem de forma integrada e respeitando a diversidade cultural das crianças, suas famílias e suas comunidades em seus contextos sociais.
É interessante salientar que as propostas precisam ser discutidas e sistematizadas a partir de projetos elaborados pelas próprias instituições educativas, contemplando os aspectos de sua comunidade, dando relevância às etapas do desenvolvimento infantil com foco na concepção atual de infância. Buscando com isso, ampliar as possibilidades de vivências, das descobertas, da construção de novos saberes, identidade e autonomia, configurando-se numa aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a proposta pedagógica precisa envolver os conhecimentos de mundo, envolvendo o saber científico e valorizando a cultura popular.
Assim as datas comemorativas como serão compreendidas em diferentes perspectivas, não apenas um marco capitalista, mas refletindo seus significados como vivências socioculturais nas experiências no espaço educativo. Precisamos de temas geradores? Que sejam eles os assuntos emergentes.