domingo, 15 de março de 2015

Jornada Pedagógica em Ibiquera-Ba



Organização dos Espaços na Educação Infantil


 Oficina que realizei para Profissionais da Educação Infantil:
Dia: 12/03 - Vespertino



Apresentação:
 
Esta proposta de formação teve como objetivo central refletir sobre a organização do trabalho pedagógico para a Educação Infantil, destacando a organização dos espaços e tempos como fatores que evidenciam a concepção que os profissionais têm sobre o desenvolvimento infantil e que influenciam diretamente na ação com as crianças.
Buscou estimular as habilidades de auto-observação, auto-percepção e auto-análise enquanto profissional que aprende e ensina na interação com as crianças, observando que os níveis de meta cognição e capacidades são diferentes. E, que por isso é necessário pensar sobre os espaços, assim como as metodologias e mediações adequadas para cada faixa etária, considerando as expectativas de aprendizagens.
E fundamentou-se nas concepções teóricas que consideram a aprendizagem como resultado de interações entre os indivíduos e com o meio. Reconhecendo que o desenvolvimento na fase infantil precisa ser estimulado através de estratégias metodológicas ludo-criativas, uma vez que se constata que os seres humanos são lúdicos por natureza e que esta linguagem está em evidência na infância.
A partir da interação com o grupo de profissionais e a partir das suas experiências, vivências e realidade espacial, foi proposta apreciação, análise e reflexão de diferentes organizações de espaços de educação infantil, tendo como base as orientações de Graça Horn. Com o intuito de ampliar as possibilidades de ações educativas alinhando concepções teóricas à praticas pedagógicas, considerando a realidade local.


Sugestão de leituras e site para pesquisas: 

https://blogproinfanciabahia.wordpress.com/
http://www.fnde.gov.br/programas/proinfancia/proinfancia-apresentacao
http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/

Referências:

BARBOSA, C. S. Olhar sensível sobre o desenvolvimento na infância: Pesquisas e práticas sobre a mediação pedagógica. Claudinéia da silva Barbosa. Itaberaba-BA – 2014. 1ª Edição.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: Organização dos espaços na Educação Infantil / Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Artmed, 2004.



Abraços à Equipe de Profissionais da Educação Infantil
 Agradecimentos à Secretaria Municipal de Educação de Ibiquera - Ba


Claudinéia Barbosa

(*´∀`*)。o♡

  


domingo, 1 de março de 2015

Educação Infantil na Jornada Pedagógica em Cruz da Almas




“Compartilhando e Renovando Saberes:
 Um novo olhar para diferentes modos de aprender e ensinar.”


Onde realizei oficinas para Professores da Educação Infantil com as temáticas:
Dia: 25/02
1- Psicomotricidade na Educação Infantil -  Matutino
2-O corpo e seu papel na aprendizagem - Vespertino

Dia: 26/02
3- Planejamento: Reflexão da prática docente com foco nas especificidades da infância.
4-Otimizando o tempo - Vespertino 

.。.:*☆ (*´∀`*) Experiência muito deliciosa!  
Conhecimento e valores  são bens que construímos para compartilhar 
e isso ficou evidente nas interações com  grupo de profissionais docentes 
da Educação Infantil de Cruz das Almas!
Desejo sucesso, alegria e muito amor nas experiência junto com as crianças! (●´∀`)ノ♡


As emoções e sentimentos de Meire nos ensinou, 
que olhar e ver, escutar e ouvir o outro é que faz a diferença!
E que podemos resignificar as marcas da nossa infância!
E repensar que marcas desejamos registrar nas memórias afetivas das nossas crianças!
。o♡ Obrigada, Mere! 。o♡



☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ Hum m! Produção para crianças!
Parabéns às Professoras Luciene dos Santos e Virgínia Cerqueira
que produziram e compartilharam o seu material (●´∀`)ノ♡



E pense numa equipe engajada!
E num líder excelente! Essa é Public Consultoria.
\(★´−`)人(´▽`★)/   (*´∀`*人*´∀`*)    (((*°▽°*)八(*°▽°*)))♪   ♡(*´∀`*)人(*´∀`*)♡
Excelência, comprometimento, alegria, amor ...
 Agradecimentos à Secretaria Municipal de educação de Cruz das Almas!

Sucesso! Grande abraço azul! 


Claudinéia Essênciah
(*´∀`*)。o♡

Jornadas com luz e canção da Canastra Real!! Adoro!!!!




Hum m! Depois de apreciar, brincar e cantar envolvida nos encantos da Canastra Real em Itaberaba-BA,  flutuamos até os recantos de Cruz das Almas-BA em 24/02/2015, num mar de luz e canção!



。o♡ "Boa noite, povo que eu cheguei... Mais outra vez apresentar meu baianá! 。o♡
Eu vou cantar com muita alegria! Vou apresentar Canastra Real da Bahia!"
 ♪♪(o*゜∇゜)o~♪♪


Parabéns por este trabalho feito com tanto carinho e amor!
Sinto seus corações iluminados!


Grande abraço azul!
À adorável Luciene, ao incrível Pinduca e maravilhosos companheiros da Canastra Real!
Viagem maravilhosa!  Amei! 。o♡

 Claudinéia Essênciah


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil




Esta é uma série de vídeos gravados durante o III Encontro formativo com professores e coordenadores em 2014. Com o objetivo de levar a refletir sobre  a importância da manifestação lúdica no desenvolvimento infantil. Mostrando que na prática da Educação Infantil é necessário reconhecer que brincadeiras enquanto manifestação lúdica espontânea é diferente de brincadeiras enquanto transposição didática.
  
Desenvolvido através de uma metodologia que realizou momentos de vivências e socialização de saberes e práticas docentes, experimentação de jogos e brincadeiras do nosso repertório cultural. E também proporcionou aos participantes momentos de análise de três brinquedos, propondo a construção e estudo experimental, através da investigação no campo prático durante o uso com as crianças.

Realização: Secretaria Municipal de Educação - SMED

Organização e mediação na sala 02: Claudinéia Barbosa

Local: Universidade Aberta do Brasil – UAB / Polo Itaberaba-BA

Período: 12 à 29 de Agosto de 2014

 
Os vídeos também podem ser visualizados no Canal Azul Estrelar no You Tube:
Através do link:  https://www.youtube.com/channel/UCpAf8HvYH1Jnytws_AjOnCQ
Acesse a playlist: Formação de Professores de Educação Infantil.

Você também pode conferir mais detalhes através da página Formação Docente neste blog: http://interagiraquieagora.blogspot.com.br/p/blog-page_7.html


Compartilhando brincadeiras da nossa infância.



Brincar: Cultura e transposição didática




Análise e relato de experiência com o cubo sensorial - Claudinéia



Análise e proposta de estudo experimental:
Painel Psicomotor e Quebra-cabeça 3D



Socialização das experiências e práticas pedagógicas - Professores



Socialização das Idéias sobre as possibilidades de uso: 
Painel psicomotor, cubo sensorial e quebracabeça- 3D - Professores




Momento de construção dos brinquedos



Brinquedos e brincadeiras com intencionalidade pedagógica - Vivências







Próximo vídeo - Experimentando jogos e brincadeiras (falta adcionar)
 
Meus agradecimentos especiais a todos (as) profissionais que fizeram desse encontro 
um espaço rico de trocas de saberes e experiências.

Que essa maravilhosa energia lúdica e criativa presente em vocês
seja potencializada ao entrar em contato com as crianças!


Abraços de luz azul! 
Claudinéia Essênciah

domingo, 4 de janeiro de 2015

Agradecimentos aos miguxos do Google+ e Blogueiros!!!!!


FELIIIIIIIIIIIIIIIIZZ    2015  !!!!!!

Gostaria de começar agradecendo a Deus. 
Por ter permitido que eu pudesse vivenciar todas as experiências com consciência e amor!

Aos Miguxos do Google+ pelas 1.016.631 visualizações!!!!!!
Aos Miguxos seguidores deste Blog pelos 40.670 visitas!!!!!
Pelos comentários, sugestões e agradecimentos!!!
Aos que continuaram a comunicação pelo e-mail!!!!! 

Compartilhar...
 É um movimento sutil que permite a cada um de nós passar adiante algo significativo.
É uma filosofia que só pessoas iluminadas compreendem.

Obrigada!

Bjins Azuis com glítter no coração de cada um!




E vamos voar em 2015 com instigantes e deliciosas experiências!!!!

Claudinéia Essênciah Azul Estrel@r

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Que cada dia seja para todos nós, um dia de natal!

 
 
 
 
 
É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm... nas crianças.
A gente tem que arrumar um jeito de deixar pra eles um lugar melhor.
Para os nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.
Pense bem!
 
 
Heal The World - Michael Jackson
A Paz - Versão Roupa Nova
 
 
 
 
 
Que a felicidade, a fantasia e a ingenuidade de uma criança
continue tendo a força de manter viva dentro de cada um de nós, a esperança
de que um dia possamos nos ver com os olhos do coração.
 
Claudinéia Essênciah
 
 
 
 


sábado, 13 de dezembro de 2014

Lís conta a história "Bom dia, todas as cores!


 
 
Pensem numa situação incrivelmente instigante!
Foi contar história com o quebra-cabeça 3D.
 

 
Foi muito ilário!!!!!
Repertório linguístico e lógica matemática são acionados na intimidade...
Mas quem realmente lidera é a criatividade.
Onde corpo, movimento, luz e som entram em ação!
 
 
Agora vejam a parte mais gostosa!
 
 
* A história contada pelas crianças *

 
* O olhar carinhoso e as deliciosas curiosidades sobre Lís *
 
As crianças fazem perguntas inusitadas sobre a boneca Lís.
 
 
Esse foi outro momento emocionante!
 
 
A Lís disse que procurava pelas crianças e a vovó Zezé mostrou onde elas estavam.
Lís conta que ficou tao feliz, pois a vovó também foi apreciar a história.
E no final também escolheu um cor! Que fofa!
 


Como diz a canção "Eu visto a cor que eu quero..."
E o mais importante, compartilhamos a nossa alegria!

 
 
E até a próxima...
 

 

Bjins da Lís... E meu também!
 
 
 
Para ver mais  mais registros sobre a contação de história na
Escola Extensão Duque de Caxias, clic na imagem.
 
 


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

As Nossas Brincadeiras de Infância - Publicação/ livro


 
 
 
A incrível e desafiante história de Vitor vai encantar você!
 
O livro As Nossas Brincadeiras de Infância é um texto de teatro educação que foi produzido como resultado de um processo de investigação sobre a formação social e pessoal na infância, realizada durante o curso de Especialização em Educação Infantil , no contexto do componente curricular Psicomotricidade e Jogos Recreativos. A temática investigada teve como foco a relação interpessoal e o desenvolvimento cultural na fase infantil.
 
 Link: