terça-feira, 11 de junho de 2013

Tradição Cultural e Construção Atual da Cultura

Oiê! Olha eu aqui novamente!
Estou passando rapidinho para conversar um pouquinho com vocês!
 
A ambientação para comemorações juninas nas escolas, lojas e comunidades nos traz à tona o sentimento de pertencimento e identidade cultural com mais ênfase nesse período, não é mesmo?
 
A valorização das nossas raízes culturais é muito importante, e o ideal é que seja feita em todos os momentos no percurso do ano letivo. Podendo com isso permitir a reflexão e reelaboração de conceitos mais profundos e vivenciados no aqui e agora das experiências de nossas crianças.
 
Posso sugerir algo instigante?
Reflexão sobre os símbolos juninos (estudando a origem e significados considerando as  tradições culturais) mas sobretudo fazer uma comparação com os conceitos e conscientização ecológica. 
 
Observem abaixo cantigas do cancioneiro popular que já fazem parte do repertório infantil. Será muito legal cantar com as crianças como sensibilização. Mas que tal após a reflexão, criarem novas cantigas expressando as ideias que estão fazendo parte da nossa construção cultural atual?
 
Vamos ficar atentos!
 Geração ecologicamente atenta, por uma tradição cultural consciente!
 
 
Grande Abraço!
Claudinéia Barbosa
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Caminhada Ecológica! Uma das ações do II Projeto Institucional da Secretaria Municipal de Educação e Ação Intersetorial – Itaberaba-BA


Projeto: Itaberaba, preservando o Meio Ambiente,
cuidando e praticando saberes sustentáveis.




Figura 1.
 




Este Projeto que envolve o público: Estudantes das Escolas Municipais - Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries/ Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos; e realizou hoje, uma das suas etapas, a Caminhada Ecológica, com a mobilização das crianças e estudantes sensibilizando e envolvendo as comunidades        dos bairros em que estão inseridos. Nesta edição, destaco através das imagens a ação das creches e pré-escola que atendem as crianças da comunidade do Bairro Vermelho.
 
 



Fig. 1 e 2: Mobilização feita pelas crianças
e professoras da Creche Paraíso da Criança. 
A problemática da sustentabilidade assume neste final de século um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complexos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. A partir da temática central deste ano letivo a Campanha “Repensando práticas e Saberes para a construção de uma educação cidadã”, focando os Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, reaproveitar, recusar, recuperar e repensar.
 



Fig. 3 e 4: Blitz Ecológica! Feita pelas crianças
e professoras da Escola Luiz Viana Filho
 
O objetivo central é desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente, envolvendo a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, promovendo situações práticas em defesa à sustentabilidade da nossa cidade, do nosso planeta.


 
 




Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, o Projeto “Itaberaba, preservando o Meio Ambiente, cuidando e praticando saberes sustentáveis” buscando construir com os alunos e crianças, atitudes de conservação para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidades. 



Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias; é uma das expectativas de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Esse momento oportunizar vivências, incentivar o cuidado e a preservação do ambiente e dos elementos e recursos naturais, são valores importantes e que fazem muita diferença para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos. Compreendemos que experiências como estas,  potencializam suas habilidades e capacidades, tornando os seres humanos mais sensíveis e cidadãos que constroem história e cultura com significados mais profundos, e que fazem e farão diferença significativas em suas vidas e expressão sobre a realidade em que vivem.


Aos educadores (me refiro aos pais, professores e comunidade) fica o conselho: Valorizem o olhar sensível e os questionamentos das crianças, pois a curiosidade não é apenas o desejo de conhecer, é também um indicador de conhecimentos prévios, de olhar sensível a determinadas situações que lhe chama atenção. Assim fez um grande mestre fez refletir: "Essa revalorização radical do indivíduo contribuirá para a renovação qualitativa da espécie humana, servindo de alicerce a uma nova civilização". Milton Santos (p.169)*.
Fig. 5 e 6: Mobilização e panfletagem feita pelas crianças
e professoras da Creche Sonho.



Por Claudinéia Barbosa

*SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal / Milton Santos. 3a ed. – Rio de Janeiro: Record, 2000

 

terça-feira, 14 de maio de 2013

II Conferência Municipal de Educação - Itaberaba BA


 
 
 

 
 

TEMA: Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação
 
DATA:  28 e 29 de MAIO DE 2013
 
LOCAL: Auditório do Instituto Municipal de Educação Ministro Carlos Santana - INSME
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERABA/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 
 


 
 
 

 
 
 
 


Semana Mundial do Brincar Está Chegando!


O Grupo Aliança Pela Infancia está organizando delicioso evento! Eu adoro brincar e você? Então não perca!

 
Estamos praticamente a um mês da Semana Mundial do Brincar.
Os preparativos estão a mil. E você, como vai participar?
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Minha Mãe! Que Música Liiiinnnnda!


Ai, gente que coisa maravilhosa!
Estou meio afobada, vim correndo postar para vocês essa música liiinnnnda!
A turma do Balão Mágico quase fez meu coração derreter!
É muito emocionante! Compartilhem coma as crianças e mamães!
Beijos em seus corações!

 
 
 
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Presente de Amor! Cante para a mamãe!

 

 
 
 
 
 
Fonte: Coleção Meu Jardim - Grupo Maternal III - Projeto IEMAR
 

O sumiço de todas as mães.


Anime super legal da Mônica vivendo uma aventura com Frédpo, um rapaz complexado porque sua  mãe desapareceu. Curtam essa história e compartilhem com as crianças. Vai dar o que falar e muito pra refletir sobre o amor e carinho materno.
 
 
 
 
Divirtam-se! E dêem muitos beijos na mamãe!
 
 
 

Se as coisas fossem Mães! Linda História!

Que a Sylvia Orthof escreveu e a Ana Raquel ilustrou!

 




 








 


 






 
 



 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cauã, um defensor da Natureza.

 
Vejam como esse garotinho nos ensina a ter atitudes de cuidado e preservação.
E provoquem nas nossas crianças as reflexão sobre a figura indígena na nossa cultura.

 
 
Fonte: Coleção Meu Jardim - Grupo Maternal III - Projeto IEMAR
 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Reflexão sobre Cultura Indígena na Educação Infantil

Povo Kaapor: Apresenta Nossa Terra


Vídeo sugerido pela Equipe Pedagógica da Creche Municipal Sonho de Criança, para estudo e reflexão sobre a cultura de um dos grupos indígenas, observando valores, costumes e crenças presentes na nossa cultura.
 
Incluir estas questões no curriculo da Educação Infantil, deve ser feito com tranquilidade, partindo do princípio de que somos uma sociedade formada de diferentes heranças culturais. E parte dos nossos conhecimentos  são de origens culturais diversas.

Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=5qvmVX-wGks

sábado, 6 de abril de 2013

1º Encontro Estadual de Educação Infantil do Estado da Bahia - ProInfância - MEC/UFBA

O Programa ProInfância Bahia MEC/UFBA, visando fortalecer a Política Pública Municipal de Educação Infantil, realiza o 1º Encontro Estadual de Educação Infantil no Estado da Bahia organizado coordenação do ProInfância - MEC/UFBA, em parceria com o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil MEC-UFBA, nos dias 26 e 27 de abril de 2013, no Salão Lótus do Bahia Fiesta Hotel, situado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 711, Pituba, Salvador-Bahia.
 
O encontro terá como tema Currículo da Educação Infantil: dos consensos teóricos às políticas públicas e práticas pedagógicas e privilegiará discussões sobre o currículo da Educação Infantil, políticas públicas, formação de professores, Educação Infantil do campo, educação dos bebês e das crianças pequenas.

Para Mais informações: http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/2013/04/05/1o-encontro-estadual-do-proinfancia-no-estado-da-bahia-mec-ufba/

Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente.

"Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade."

A LDB 9394/96 foi alterada e a Educação Infantil está regulamentada com definição de n° de dias letivos, frequência, avaliação e carga horária diária.
Segue anexo a Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, sancionada pela presidente Dilma.

 

Lei_n°12.796_04 de abril de 2013_alteração da LDB_96

sábado, 23 de março de 2013

Baixa Grande é um dos Polos que sedia encontro de formação do ProInfância.

Oferecer melhor qualificação profissional aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil do interior da Bahia. Essa é a proposta do projeto ProInfância, que recebe no município de Baixa Grande, na Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (22), cerca de 20 municípios da região para um Encontro de Formação. O evento acontece na Escola Professora Maria Edna Matos, Rua Manoel Domingos de Amorim, s/n (Próximo ao Clube 5 de março), das 8h às 17h. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.
 
 
Depois da participação maciça dos municípios na primeira Reunião Técnica, acontecida em fevereiro, chegou o momento de iniciar o processo de qualificação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora de UFBA, Marlene dos Santos, nesse encontro está previsto o aprofundamento das discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil. “Todo nosso trabalho é pautado nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explica a pedagoga.

 
Para atuar na qualificação dos participantes do projeto estará presente no Encontro uma equipe formada por uma especialista em educação infantil, a professora coordenadora do polo e uma estagiária do curso de pedagogia da UFBA. “A formação será feita a partir das especificidades de cada município, do que pensam e necessitam. Por isso, além da discussão de textos, vamos escutar cada município, pois queremos conhecer suas experiências e demandas. Todo o trabalho foi pensado para que, no final do processo, os municípios consigam elaborar e desenvolver suas propostas pedagógica para a educação infantil”, observa Marlene.

 
Durante todo o ano de 2013, estão previstas novas visitas técnicas e encontros temáticos, que acontecem em dez polos regionais.
ProInfância Bahia
O objetivo principal do programa é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A ação é realizada por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores.

 
Municípios que pertencem ao Polo de Baixa Grande do projeto ProInfância
Ruy Barbosa, Itaberaba, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Lajedinho, Macajuba, Tapiramutá, Baixa Grande, Mairi, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Jacobina, e Mirangaba.
Posted on mar 20 2013 - 4:17pm by Jornal da Chapada
http://jornaldachapada.com.br/2013/03/20/baixa-grande-sedia-encontro-de-formacao-do-proinfancia-nesta-sexta/

Jornada Pedagógica 2013: Rede Municipal de Educação

 
 
 
 
 

 



 
 
Realização de oficinas para os Professores da Educação do Campo.
 
 
Oficina I -  Reciclar e Reutilizar
Mediadoras: Lindimara Oliveira e Lítia Maria Mascarenhas
 
 
 
 Oficina II  - Contação de Histórias
Mediadora: Valéria Rocha
 
Oficina III-  Teatro na Educação
Mediadora: Claudinéia Barbosa
 
 
 
 
 

 
 
 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

I Oficina: Movimento e Desenvolvimento Psicomotor da Criança

Postado por Claudinéia Barbosa



Estes encontros ocorreram no segundo semestre de 2012 com a finalidade de oferecer formação continuada para Coordenadores e Professores da Educação Infantil. Mediados por Claudinéia Barbosa, Valéria Rocha e Deise Mari Azevedo.
 
Motivando -os e levando-os a refletir sobre a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil: Discutindo as propostas e práticas educativas que caracterizam o universo da Educação Infantil.

                                                                             
 
 
 
Apreciação das telas “Brincadeiras de Criança” de Ivan Cruz[1]




E expressão das Memórias afetivas da infância.


 
Atividade calma e de expressividade através de Artes Visuais.
Observando a importância dos movimentos de coordenação motora fina entre outras habilidades aplincadas através da produção e expressão de técnicas artística.
 
 
 

 
Atividade de aquecimento através dos jogos coletivos e cooperativos.
Observando a elevação de energia corporal e grupal, bem como as noções de espacialidade, lateralidade, ritimo, tonicidade e atenção.
 
 
Cama de gato no corredor
Estimulação da capacidade e habilidade de criar estratégias para superar desafios. 
 
 
 
 
Jogo cantado  estimulando a expressão das linguagens musical e corporal
como atividade de desaquecimento e relaxamento.
 
 
 
 
Confira mais detalhes:

 Referência: