sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Afetividade e Intervenção Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância.




Fazendo parte da programação da semana de  Jornada Pedagógica da Secretaria Educação Municipal Itaberaba-BA, o I encontro formativo de Coordenadores e Professores da Educação Infantil - 2014, realizado em 18/02/2014, com a duração de 04 horas (matutino e vespertino). Concepção de Criança, de Infância e de Educação Infantil. Mediado pelas Técnicas da Educação Infantil: Sala 1: Observação de Crianças - Deise Mary e Sala 2: Afetividade e Intervenção Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância - Claudinéia Barbosa.
Sobre este ultimo, o objetivo geral foi apresentar ao público envolvido e proposta institucional da SMED refletindo sobre a temática central da Jornada Pedagógica - Educação em Rede: Amor, Ética e Cidadania, relacionando com os conceitos a serem discutidos no âmbito de formação, atuação e ações pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil. A pauta deste encontro comtemplou os seguintes objetivos específicos:
  •  Apresentar a temática da proposta institucional e o Projeto Roda Gira (Plano de ação da Equipe Técnica); 
  • Vivenciar Sentimentos de Infância - Dinâmica;
  •  Discutir Concepção de Infância, Criança e Educação Infantil;
  • Compartilhar impressões sobre Afetividade e intervenção pedagógica;
  • Fazer registros sobre a “Consciência de si mesmo” – Dinâmica;
  • Refletir sobre a organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças - Qualidade da Mediação;
  • Registro avaliativo;
Tratar de Afetividade e Intervenção Pedagógica é muito interessante e necessário. Primeiro porque essa temática é emergente nas práticas da Educação Infantil. As expressividades afetivas das crianças nesta fase são afloradas e cheias de significados. Como diria Wallon, “a afetividade é a primeira linguagem”. E são estes vínculos comunicativos que precisam ser construídos tanto para quem os-expressa, quanto para quem precisará compreendê-los e mediá-los.
Dinâmica: Sentimentos de infância.
A segunda coisa importante na discussão sobre essa temática está relacionada à relação intrapessoal e interpessoal dos profissionais. A interação entre os profissionais, a interação entre profissionais e crianças e o olhar do profissional para si mesmo. São situações diversas, mas que precisam ter a mesma importância.
Aqui reside o significado dos conceitos e concepções. Levá-los a refletir sobre si mesmo em suas buscas, suas conquistas e seus desafios profissionais. Fortalecer a identidade de profissional da Educação Infantil (que é um segmento da Educação Básica, que vem se constituindo e reafirmando suas especificidades), e também motivá-los a perceber o quanto suas concepções são manifestadas em suas práticas. Ajustá-las às mudanças que ocorreram, ocorrem e ocorrerão sobre concepção de Criança, considerando que Infâncias se constituem socialmente e que a partir da nossa compreensão sobre isso, é que construiremos a Educação Infantil significando-a com os devidos valores e práticas que atendam as crianças sob o ponto de vista de que estas são sujeitos de históricos e de direitos.
Os desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância, estão diretamente ligados à qualidade do atendimento, aos conhecimentos  e práticas pedagógicas, ao perfil do profissional docente, às condições que lhes são oferecidas para  o desenvolvimento das ações educativas, que destacam-se entre outros.
Sobre este assunto, foram discutidos neste encontro formativo outro importante temática. A organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças. O que se refere diretamente à prática do profissional docente, que perpassando por suas concepções, sensibilidade e habilidade precisa considerar as crianças, seus saberes e o desenvolvimento das mesmas como foco do seu trabalho. Por esta ótica, fica implícito nas produções das turmas as concepções de seus mediadores. Desde a organização espaço/tempo/material às propostas e práticas pedagógicas.
Para ilustrar, fomentar e levar a reflexões avaliativas sobre a temática mencionada acima, projetei slides contendo imagens fotográficas[1] do cotidiano das próprias instituições de Educação Infantil da nossa rede (selecionadas para critérios desta análise), nas quais a maioria das professoras presentes neste encontro atuam. Um convite a discussões calorosas e animadoras! Nesta oportunidade as professoras puderam perceber e reafirmar que as suas ações e as ações das colegas, são ricas de significados, que são previstas no currículo, manifestam-se nas práticas sob diversos olhares e vão além. Pois marcam as vivências das crianças (refletindo na aprendizagem, registros de impressões e memórias) e das professoras (refletindo nas experiências e no crescimento profissional).
O recurso fotográfico é um excelente potencializador da avaliação. Propor análise e discussão a partir dessas realidades registradas foi uma estratégia que utilizei para levar as professoras à auto avaliarem-se. E também para apreciação. Reverem momentos marcantes e profundos de histórias e significados (outra função do recurso fotográfico) e sentirem-se instigadas, motivadas e principalmente inspiradas para organizarem e/ou reorganizarem suas práticas educativas, considerando nas modalidades organizativas e projetos as impressões, descobertas, redescobertas, concepções e saberes aqui resignificados, na elaboração das propostas e nas práticas durante este ano.  Observando sempre que o desenvolvimento integral das crianças é o foco principal. E que é nossa atribuição mediar esse desenvolvimento com olhar sensível.

Excelente momento de trocas!
Claudinéia Barbosa



[1] Registros feitos durante as visitas técnicas no acompanhamento das ações institucionais.

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