sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Teatro e Educação na Infância: Jogos Dramático Infantil

Mine Curso realizado em Outubro/Novembro 2013 
Mediação: Claudinéia Barbosa
1.Sobre a proposta:
Atendendo a uma das metas do plano de ações estratégicas da Secretaria Municipal de Educação, a Formação Continuada para Professores e Coordenadores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal, organizada pela Coordenação de Educação Básica e Apoio Pedagógico através da Equipe Técnica da Educação Infantil ofereceu o Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.
Com base na pesquisa sobre o Teatro na Educação[1], realizada em 2012 com professores de Educação Infantil e Séries Iniciais. Esta apontou indicadores que contribuíram para a ressignificação do ensino-aprendizagem envolvendo linguagem teatral. Destacando o que foi considerado por alguns docentes que conceituam o teatro como “um tipo de linguagem acessível a todos, que contribui significativamente para o desenvolvimento social, intelectual e emocional dos envolvidos. E que o teatro estimula os educandos em diversos aspectos que levam ao aprendizado”.
As docentes demonstram que compreendem a necessidade e a importância do Teatro na Educação e ressalta isso, muitas vezes em suas falas, o quanto essa linguagem artística pode contribuir para o desenvolvimento dos educandos. O que lhes falta para ampliar essa prática educativa é o conhecimento específico que a arte teatral – como qualquer outra linguagem ou área de ensino – exige: a técnica e os fundamentos teóricos e metodológicos. O interesse e a satisfação das crianças nas aulas, envolvendo-se e expressando-se através de suas habilidades criativas, também são indicadores de que o Teatro na educação possibilita a aprendizagem significativa e prazerosa, intensificando o desenvolvimento das mesmas.
 
 2. Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.
Essa proposta surgiu da necessidade de ampliação de habilidades artísticas na prática pedagógica e busca envolver os profissionais docentes da Educação Infantil, considerando seus conhecimentos e práticas enquanto atuantes neste segmento a partir da iniciação de processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais a serem realizados neste mine curso. Propomos também aos profissionais, a reflexão e reconhecimento sobre as próprias potencialidades artísticas. Com a finalidade de que estes possam através dos seus planejamentos e práticas pedagógicas envolver as crianças na expressão das múltiplas linguagens considerando e respeitando as suas capacidades e habilidades, estimulando-as através dos jogos dramáticos infantis. Percebendo-os como seres potencialmente criativos e que apresentam múltiplas inteligências.
 
A fundamentação dessa proposta segue a linha teórica das Inteligências Múltiplas discutidas por Gardner. Focalizou as contribuições de Peter Slide e Lílian Dória, observando os conceitos sobre Jogo Dramático Infantil. Propõe algumas sugestões de jogos de Olga Reverbel e levando em consideração as Orientações Municipais, ou seja, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.  Tendo como meta: 
  • Conhecimento dos conceitos teóricos e metodológicos para a ação educativa através do jogo dramático infantil;
  • Estimulo do potencial criativo nas profissionais docentes da Educação Infantil, para que continuem construindo personagens, realizem apresentações teatrais para as crianças apreciarem;
  • Formação e Motivação para que promovam o estimulo da expressividade criativa das crianças nutrindo as expressões de jogo dramático infantil.

3. As ações da proposta neste mine curso buscou corresponder aos objetivos específicos:
  • Compreender a importância da teoria das “Inteligências Múltiplas” e o conceito de “múltiplas linguagens” relacionadas à prática de Jogo Dramático na Educação Infantil;
  • Diferenciar jogos teatrais dos jogos dramáticos;
  • Compreender que crianças de até cinco anos expressam jogos dramáticos;
  • Reconhecer-se como ser potencialmente criativo;
  • Iniciar processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais;
  • Vivenciar algumas técnicas de expressões teatrais;
  • Avaliar as vivências neste grupo de formação;
  • Planejar, desenvolver e sugerir jogos dramáticos encaminhando devolutiva via e-mail para a equipe Técnica;
4. Metodologia
A formação de professores e coordenadores foi organizada em seis encontros distribuídos conforme o cronograma: 23 e 30/10/13 (matutino e vespertino) à 01 e 13/11/13 ( matutino) O desenvolvimento das ações foi realizado em três etapas: Recepção, estudo teórico e momento de vivências, fruição e investigação: As professoras que participaram estavam em seu turno de serviço.



 
Recepção, momento em que Técnicas da Educação Infantil, organizadoras e mediadoras do mine curso recepcionaram os professores participantes com a sala organizada, com música ambiente e instigando-as com as perguntas: Você já brincou de jogo dramático? Você gosta de brincar de teatro? Ainda neste momento foram realizadas dinâmicas de integração e reconhecimento de si enquanto ser potencialmente criativo.
 
O segundo momento realizou-se Estudo Teórico sobre a importância da teoria das “Inteligências Múltiplas” e o conceito de “múltiplas linguagens” relacionadas à prática de Jogo Dramático na Educação Infantil; Conceito e diferenciação de jogos teatrais dos jogos dramáticos; Reflexão das práticas já vivenciadas pelos professores, considerando Orientações das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil sobre os contextos dos Eixos de Conhecimentos presentes na matriz curricular deste segmento de ensino. As orientações na estrutura dos Referenciais e das Diretrizes estão consonância com os estudos da Ana Mae Barbosa sobre a proposta triangular – Apreciação, Contextualização e Fazer Artístico. 
 
O terceiro momento foi projetado para as vivências, fruição e investigação. Iniciar processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais; Vivenciar algumas técnicas de expressões teatrais; Avaliar as vivências neste grupo de formação.
 
Como parte da metodologia foi também solicitado das participantes: Planejar, desenvolver momento de investigação de jogo dramático com as crianças de sua turma ou grupo e sugerir um jogo, encaminhando devolutiva via e-mail[2] para a equipe técnica. Esta ação será computada também como carga horária do mine curso.
 
Foi solicitado antecipadamente dos participantes: Que comparecem com roupas leves e flexíveis que lhes permitam movimentar-se livremente e tragam um elemento cênico (fantasia, máscara, peruca, avental ou outro que já tenha construído).
 
5. Devolutivas dos (as) Professores (as) configurada em coletânea de jogos.
 
 
COMPARTILHANDO DIVERSÃO E DESCOBERTAS é o resultado de uma proposta de investigação sobre o Jogo Dramático Infantil, algo que ocorre naturalmente nas vivências das infâncias, mas que precisa ser percebido como experiência potencial do desenvolvimento nesta fase. No cotidiano das instituições de Educação Infantil estas experiências são intensificadas devido à diversidade e socialização nas interações entre as crianças. A expressão de jogos dramáticos na infância é uma ação natural. É o “se” mágico que conhecemos como faz-de-conta. A ponte imaginária que faz  a criança expressar para o mundo exterior, o potencial criativo e emocional do seu mundo interior. E sob olhar sensível de Peter Slade “O jogo dramático infantil é uma forma de arte por direito próprio; não é uma atividade inventada por alguém, mas sim o comportamento real dos seres humanos.” Ao olhar, sentir, tocar e ouvir cada criança mergulhamos em universos diferentes, de possibilidades de descobertas, de aprendizagem e de desenvolvimento próprios. São múltiplas oportunidades que fazem o olhar profissional ficar mais atento. Mas como os professores percebem e mediam estas oportunidades de descobertas?
 
 
Referencias:
DORIA, Lília Maria Fleury Teixeira. O jogo dramático infantil in Metodologia do Ensino das Artes Linguagens do Teatro / Lília Maria Fleury Teixeira Dória. – Curitiba: Editora IBPEX, 2009 – (Coleção Metodologia do Ensino de Artes; v.7)
ITABERABA. Conselho Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Coordenação de Educação Básica e Apoio Pedagógico. Diretrizes Curriculares Municipal para Educação Infantil – Revisão 2012. CME/SMED/CEBAP, 2012.  – Itaberaba – BA.
REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola. Atividades Globais de Expressão. 1a Edição. São Paulo. Editora Scipione. 2006. (Pensamento e Ação para o Magistério)
SLADE, Peter. Jogo Dramático Infantil / Peter Slade: (Tradução de Tatiana Belink; direção de Edição Fanny Abramovich). – São Paulo: editora Summus, 1978. ( Novas Buscas em Educação v 2)
 

[1] BARBOSA, C. S. O Teatro na Ecducação. Disponível no site: http://pt.slideshare.net/azulestrelar/o-teatro-na-educao-artigo-claudineia-da-silva-barbosa
[2] E-mails para envio de relatos, sugestão de um jogo e avaliação do curso: azulestrelar@yahoo.com.br
 

 

 

 

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