do Palavra Cantada para apreciar, curtir, cantar e jogar com as crianças!
Adorooooooo!

É interessante salientar que as propostas precisam ser discutidas e sistematizadas a partir de projetos elaborados pelas próprias instituições educativas, contemplando os aspectos de sua comunidade, dando relevância às etapas do desenvolvimento infantil com foco na concepção atual de infância. Buscando com isso, ampliar as possibilidades de vivências, das descobertas, da construção de novos saberes, identidade e autonomia, configurando-se numa aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a proposta pedagógica precisa envolver os conhecimentos de mundo, envolvendo o saber científico e valorizando a cultura popular.
Fazendo
parte da programação da semana de Jornada Pedagógica da
Secretaria Educação Municipal Itaberaba-BA, o I
encontro formativo de Coordenadores e Professores da Educação Infantil - 2014,
realizado em 18/02/2014, com a duração de 04 horas (matutino e vespertino). Concepção de Criança, de Infância e de
Educação Infantil. Mediado pelas Técnicas da Educação Infantil:
Sala 1: Observação de Crianças - Deise Mary e Sala 2: Afetividade e Intervenção
Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na
Infância - Claudinéia Barbosa.
![]() |
| Dinâmica: Sentimentos de infância. |
Peter Slade afirma que "Ao pensarmos a forma de arte do Jogo Dramático Infantil é preciso que nós, como adultos, tomemos em consideração a diferença entre o que a criança faz na realidade e o que nós sabemos e entendemos por teatro; e porque a raiz do jogo dramático é a brincadeira de representar o jogo, é com o "Jogo" que devemos nos preparar primordial e primeiramente." (p.17). Isso reforça o cuidado e atenção que devemos ter com a dimensão do brincar na Educação Infantil.