segunda-feira, 7 de julho de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância - Livro



Estou super feliz!!! Está pronto meu livro!!!!
 
 
 
 
 
 
 
Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância:
Pesquisas e Práticas sobre a Mediação pedagógica.
 
 
 
 
Instigante!
Está em processo de registro e depois rumo à publicação!!!!
 
 
 
 
 
Abraços emocionados!!!
 
 
 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil



Tenho feito algumas reflexões sobre qual é a compreensão e prática dos profissionais com relação aos procedimentos avaliativos na Educação Infantil. Diante de alguns questionamentos como:



1.    Onde sinalizar indicadores do processo de aprendizagem relativos aos Eixos de Conhecimentos, os quais correspondem aos componentes curriculares na Educação Infantil? A partir de que critérios? Quando fazer? 

2.    E o desenvolvimento das crianças em termos Cognitivo, Motor/Psicomotor, Afetivo/Emocional, Linguístico e Sócio Cultural? Como registrar? Existem critérios para se fazer isso?

3.    O que precisa constar no Relatório pedagógico ou Pareceres descritivos enquanto registro avaliativo das crianças na Educação Infantil? Qual periodicidade para fazê-lo?

4.    Quem deve elaborar o (Diário de Classe) ou documento que reúne todos os instrumentos de registros avaliativos?

5.    Quem são as pessoas responsáveis por criar procedimentos de preenchimento, organização e acompanhamento dos registros?

6.    Quais as funções do Diário de Classe?

7.    Avaliação da aprendizagem é só para mostrar o quanto as crianças conseguiram ou não aprender?

A partir destas e de outras questões, venho trazer algumas proposições, buscando provocar a devida análise e compreensão sobre o significado de avaliação na Educação Infantil.
 
Ao observar que a responsabilidade é coletiva e cada profissional tem uma participação específica em relação à organização e acompanhamento dos instrumentos de avaliação. Destaco que a aplicação e o registro é ação específica dos profissionais docentes.

Para isso elaborei o artigo onde trago reflexões em que destaco o Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil.

 
Para apreciação, comentários e downloads acesse o link:
 
Relatório Pedagógico ou Pareceres Descritivos na Educação Infantil



Conheça também outros artigos relativos à Avaliação na Educação Infantil.
 
 
Avaliação na Educação Infantil
http://pt.slideshare.net/azulestrelar/avaliao-na-educao-infantil-claudinia-barbosa-2010
 
 

Instrumentos e recursos utilizados na avaliação das crianças na Educação Infantil
http://pt.slideshare.net/azulestrelar/instrumentos-e-recursos-utilizados-na-avaliao-das-crianas-na-educao-infantil-claudinia-da-silva-barbosa-2013


Obs: Estes dois últimos estão incluídos no meu livro (em processo de registro) 
Olhar Sensível sobre o Desenvolvimento na Infância:
Pesquisas e Práticas sobre a Mediação Pedagógica
 
 

Abraços azuis!
Solicito que contribuam com comentários.

A construção de saberes é feira essencialmente a partir da troca dialógica de ideias e práticas. Busquem ampliar através dos referenciais teóricos.


Claudinéia Barbosa.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estação Paralapracá e Almanaque Paralapracá!!


Ôôôbá!!! Depois da Semana Mundial do Brincar!
Tem presente de aniversário para compartilhar com vocês! 
 
 Dia 16 de Maio estive numa "Viagem pelo mundo da literatura na Educação Infantil"com a 
Canastra Real  (Pinduka e Lucine Souza)
 
 
O Pinduka compartilhou estas guloseimas
deliciosas, hum m!!!
 
 
 
 
 Estação Paralapracá
 
Estação Paralapracá: menu de paisagens culturais” é outro livro interessado na cultura infantil. Como organizador, nosso “Pinduka”, dessa vez, contou com a colaboração do Prof. Edmar Brasil e da Prof.ª Luciana Dias na seleção e produção de conteúdo. Organizado para o Instituto C&A, o livro apresenta um extrato dos registros de professores (BA, PE, PB, PI e CE) buscando fixar na escrita as muitas paisagens culturais (lúdicas, narrativas, festivas, sonoras, artísticas, gastronômicas) de suas comunidades. As ilustrações são do baiano Rex, excetuando as da seção Paisagens Narrativas feitas especialmente pelo grande xilogravurista pernambucano J. Borges.


  
 

 
Almanaque Paralapracá!!
 
 
É uma publicação organizada por José Rêgo (Pinduka), para o Instituto C&A, que apresenta brincadeiras, brinquedos, histórias, parlendas, trava-línguas, quadrinhas, cantigas, anedotas e outras guloseimas afins. Verdadeiras delícias para as crianças e para os crescidos!
 
 
 
 
 
Link para download:
 
 
Arf!!! Adoro tudo isso! E na minha festa de aniversário não podia faltar vocês!
A ideia é divertir-se sempre! Deliciem-se!
 
Beijocas!
Claudinéia Barbosa
 
 
 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hum m!! Brincar com a mamãe!!!!!!


Não tem coisa melhor que brincar, tem?
E se for com a mamãe, mais gostoso ainda !!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
Se faltar ideias olha dica do material lindo liiiiindo que foi publicado pela Revista Crescer.
 
 São sugestões de brincadeiras para todas as idades, em qualquer ambiente.
Vocês vão amar!
 
Link:
 
Até mais!
Vou brincar mais um pouquinho! rsrsr!!  u-ni-du-ni-tê....

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Gato Xadrez

 
 
 
A Isa Mara preparou esta histórica com carinho para a gente se divertir!
 
Imagino o quanto vão gostar! E a Lis então!!!
 
Bjins!! E não deixem de conferir a história!
 
Claudinéia Barbosa
 
 

domingo, 16 de março de 2014

Datas Comemorativas e Proposta Pedagógica na Educação Infantil

 
Claudinéia Barbosa
 
Um interessante desafio para desenvolvimento das propostas pedagógicas com os eixos de trabalho de forma integrada!
Se por um lado as temáticas festivas não podem ser o assunto central da proposta e prática pedagógica nas instituições educativas, por outro, não se pode excluir os acontecimentos e vivências socioculturais das experiências no espaço educativo. Isso indica que se faz necessário refletir sobre como as temáticas devem ser trabalhadas no currículo.
Inquietas com essa situação, profissionais da Educação Infantil em Itaberaba-Ba, têm discutido sobre os desafios presentes na construção da proposta curricular desse segmento. E propõem reflexões sobre o trabalho com as datas comemorativas, observando que há necessidade de organizar a proposta pedagógica considerando que as temáticas festivas ou datas comemorativas não se tornem o foco, mas sejam inseridas nas propostas de ensino aprendizagem de forma integrada e respeitando a diversidade cultural das crianças, suas famílias e suas comunidades em seus contextos sociais.
É interessante salientar que as propostas precisam ser discutidas e sistematizadas a partir de projetos elaborados pelas próprias instituições educativas, contemplando os aspectos de sua comunidade, dando relevância às etapas do desenvolvimento infantil com foco na concepção atual de infância. Buscando com isso, ampliar as possibilidades de vivências, das descobertas, da construção de novos saberes, identidade e autonomia, configurando-se numa aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a proposta pedagógica precisa envolver os conhecimentos de mundo, envolvendo o saber científico e valorizando a cultura popular.
Assim as datas comemorativas como serão compreendidas em diferentes perspectivas, não apenas um marco capitalista, mas refletindo seus significados como vivências socioculturais nas experiências no espaço educativo. Precisamos de temas geradores? Que sejam eles os assuntos emergentes. 
 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Afetividade e Intervenção Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância.




Fazendo parte da programação da semana de  Jornada Pedagógica da Secretaria Educação Municipal Itaberaba-BA, o I encontro formativo de Coordenadores e Professores da Educação Infantil - 2014, realizado em 18/02/2014, com a duração de 04 horas (matutino e vespertino). Concepção de Criança, de Infância e de Educação Infantil. Mediado pelas Técnicas da Educação Infantil: Sala 1: Observação de Crianças - Deise Mary e Sala 2: Afetividade e Intervenção Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância - Claudinéia Barbosa.
Sobre este ultimo, o objetivo geral foi apresentar ao público envolvido e proposta institucional da SMED refletindo sobre a temática central da Jornada Pedagógica - Educação em Rede: Amor, Ética e Cidadania, relacionando com os conceitos a serem discutidos no âmbito de formação, atuação e ações pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil. A pauta deste encontro comtemplou os seguintes objetivos específicos:
  •  Apresentar a temática da proposta institucional e o Projeto Roda Gira (Plano de ação da Equipe Técnica); 
  • Vivenciar Sentimentos de Infância - Dinâmica;
  •  Discutir Concepção de Infância, Criança e Educação Infantil;
  • Compartilhar impressões sobre Afetividade e intervenção pedagógica;
  • Fazer registros sobre a “Consciência de si mesmo” – Dinâmica;
  • Refletir sobre a organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças - Qualidade da Mediação;
  • Registro avaliativo;
Tratar de Afetividade e Intervenção Pedagógica é muito interessante e necessário. Primeiro porque essa temática é emergente nas práticas da Educação Infantil. As expressividades afetivas das crianças nesta fase são afloradas e cheias de significados. Como diria Wallon, “a afetividade é a primeira linguagem”. E são estes vínculos comunicativos que precisam ser construídos tanto para quem os-expressa, quanto para quem precisará compreendê-los e mediá-los.
Dinâmica: Sentimentos de infância.
A segunda coisa importante na discussão sobre essa temática está relacionada à relação intrapessoal e interpessoal dos profissionais. A interação entre os profissionais, a interação entre profissionais e crianças e o olhar do profissional para si mesmo. São situações diversas, mas que precisam ter a mesma importância.
Aqui reside o significado dos conceitos e concepções. Levá-los a refletir sobre si mesmo em suas buscas, suas conquistas e seus desafios profissionais. Fortalecer a identidade de profissional da Educação Infantil (que é um segmento da Educação Básica, que vem se constituindo e reafirmando suas especificidades), e também motivá-los a perceber o quanto suas concepções são manifestadas em suas práticas. Ajustá-las às mudanças que ocorreram, ocorrem e ocorrerão sobre concepção de Criança, considerando que Infâncias se constituem socialmente e que a partir da nossa compreensão sobre isso, é que construiremos a Educação Infantil significando-a com os devidos valores e práticas que atendam as crianças sob o ponto de vista de que estas são sujeitos de históricos e de direitos.
Os desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância, estão diretamente ligados à qualidade do atendimento, aos conhecimentos  e práticas pedagógicas, ao perfil do profissional docente, às condições que lhes são oferecidas para  o desenvolvimento das ações educativas, que destacam-se entre outros.
Sobre este assunto, foram discutidos neste encontro formativo outro importante temática. A organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças. O que se refere diretamente à prática do profissional docente, que perpassando por suas concepções, sensibilidade e habilidade precisa considerar as crianças, seus saberes e o desenvolvimento das mesmas como foco do seu trabalho. Por esta ótica, fica implícito nas produções das turmas as concepções de seus mediadores. Desde a organização espaço/tempo/material às propostas e práticas pedagógicas.
Para ilustrar, fomentar e levar a reflexões avaliativas sobre a temática mencionada acima, projetei slides contendo imagens fotográficas[1] do cotidiano das próprias instituições de Educação Infantil da nossa rede (selecionadas para critérios desta análise), nas quais a maioria das professoras presentes neste encontro atuam. Um convite a discussões calorosas e animadoras! Nesta oportunidade as professoras puderam perceber e reafirmar que as suas ações e as ações das colegas, são ricas de significados, que são previstas no currículo, manifestam-se nas práticas sob diversos olhares e vão além. Pois marcam as vivências das crianças (refletindo na aprendizagem, registros de impressões e memórias) e das professoras (refletindo nas experiências e no crescimento profissional).
O recurso fotográfico é um excelente potencializador da avaliação. Propor análise e discussão a partir dessas realidades registradas foi uma estratégia que utilizei para levar as professoras à auto avaliarem-se. E também para apreciação. Reverem momentos marcantes e profundos de histórias e significados (outra função do recurso fotográfico) e sentirem-se instigadas, motivadas e principalmente inspiradas para organizarem e/ou reorganizarem suas práticas educativas, considerando nas modalidades organizativas e projetos as impressões, descobertas, redescobertas, concepções e saberes aqui resignificados, na elaboração das propostas e nas práticas durante este ano.  Observando sempre que o desenvolvimento integral das crianças é o foco principal. E que é nossa atribuição mediar esse desenvolvimento com olhar sensível.

Excelente momento de trocas!
Claudinéia Barbosa



[1] Registros feitos durante as visitas técnicas no acompanhamento das ações institucionais.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Compartilhando Diversão e Descobertas: Coletânea de Jogo Dramático Infantil

Investigados por alguns (as) Professores (as) e Crianças da Educação Infantil.
 
Jogo Dramático Infantil, algo que ocorre naturalmente nas vivências das infâncias, mas que precisa ser percebido como experiência potencial do desenvolvimento nesta fase. 
 
Peter Slade afirma que "Ao pensarmos a forma de arte do Jogo Dramático Infantil é preciso que nós, como adultos, tomemos em consideração a diferença entre o que a criança faz na realidade e o que nós sabemos e entendemos por teatro; e porque a raiz do jogo dramático é a brincadeira de representar o jogo, é com o "Jogo" que devemos nos preparar primordial e primeiramente." (p.17). Isso reforça o cuidado e atenção que devemos ter com a dimensão do brincar na Educação Infantil.
 
Ingrid Koudela também chama atenção para algo muito importante com relação ao desenvolvimento da criança, quando diz: "A pedagogia contemporânea leva em conta a natureza própria da criança e apela para as leis da constituição psicológica do indivíduo e de seu desenvolvimento." (p. 18).
 
Compartilhando Diversão e Descobertas é produto de uma ação inicial de processo investigativo que os (as) professores (as) juntamente com as crianças compartilham conosco. E como todo processo de aprendizagem está sujeito a novas pesquisas, descobertas, fases de maturação e evoluções contínuas.