Fazendo
parte da programação da semana de Jornada Pedagógica da
Secretaria Educação Municipal Itaberaba-BA, o I
encontro formativo de Coordenadores e Professores da Educação Infantil - 2014,
realizado em 18/02/2014, com a duração de 04 horas (matutino e vespertino). Concepção de Criança, de Infância e de
Educação Infantil. Mediado pelas Técnicas da Educação Infantil:
Sala 1: Observação de Crianças - Deise Mary e Sala 2: Afetividade e Intervenção
Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na
Infância - Claudinéia Barbosa.
Sobre
este ultimo, o
objetivo geral foi apresentar ao público envolvido e proposta
institucional da SMED refletindo sobre a temática central da Jornada Pedagógica
- Educação em Rede:
Amor, Ética e Cidadania, relacionando com os conceitos a
serem discutidos no âmbito de formação, atuação e ações pedagógicas dos
profissionais da Educação Infantil. A pauta deste encontro comtemplou os
seguintes objetivos específicos:
- Apresentar a temática da proposta institucional e o Projeto Roda Gira (Plano de ação da Equipe Técnica);
- Vivenciar Sentimentos de Infância - Dinâmica;
- Discutir Concepção de Infância, Criança e Educação Infantil;
- Compartilhar impressões sobre Afetividade e intervenção pedagógica;
- Fazer registros sobre a “Consciência de si mesmo” – Dinâmica;
- Refletir sobre a organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças - Qualidade da Mediação;
- Registro avaliativo;
Tratar de Afetividade
e Intervenção Pedagógica é muito interessante e necessário. Primeiro porque
essa temática é emergente nas práticas da Educação Infantil. As expressividades
afetivas das crianças nesta fase são afloradas e cheias de significados. Como
diria Wallon, “a afetividade é a primeira linguagem”. E são estes vínculos
comunicativos que precisam ser construídos tanto para quem os-expressa, quanto
para quem precisará compreendê-los e mediá-los.
Dinâmica: Sentimentos de infância. |
Aqui reside o significado dos conceitos e concepções. Levá-los a
refletir sobre si mesmo em suas buscas, suas conquistas e seus desafios profissionais. Fortalecer a identidade de profissional da Educação Infantil (que é um segmento
da Educação Básica, que vem se constituindo e reafirmando suas especificidades),
e também motivá-los a perceber o quanto suas concepções são manifestadas em
suas práticas. Ajustá-las às mudanças que ocorreram, ocorrem e ocorrerão sobre
concepção de Criança, considerando que Infâncias se constituem socialmente e
que a partir da nossa compreensão sobre isso, é que construiremos a Educação Infantil
significando-a com os devidos valores e práticas que atendam as crianças sob o
ponto de vista de que estas são sujeitos de históricos e de direitos.
Os desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância,
estão diretamente ligados à qualidade do atendimento, aos conhecimentos e práticas pedagógicas, ao perfil do profissional
docente, às condições que lhes são oferecidas para o desenvolvimento das ações educativas, que destacam-se entre outros.
Sobre este assunto, foram discutidos neste encontro formativo outro
importante temática. A organização
dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças. O que se refere diretamente à prática do
profissional docente, que perpassando por suas concepções, sensibilidade e
habilidade precisa considerar as crianças,
seus saberes e o desenvolvimento das mesmas como foco do seu trabalho. Por
esta ótica, fica implícito nas produções das turmas as concepções de seus
mediadores. Desde a organização espaço/tempo/material às propostas e práticas
pedagógicas.
Para ilustrar, fomentar e levar a reflexões avaliativas sobre a
temática mencionada acima, projetei slides contendo imagens fotográficas[1] do
cotidiano das próprias instituições de Educação Infantil da nossa rede (selecionadas para critérios desta análise), nas quais a maioria das
professoras presentes neste encontro atuam. Um convite a discussões calorosas e animadoras! Nesta
oportunidade as professoras puderam perceber e reafirmar que as suas ações e as ações das colegas, são
ricas de significados, que são previstas no currículo, manifestam-se nas práticas sob diversos olhares e vão além. Pois marcam as vivências das crianças (refletindo na aprendizagem,
registros de impressões e memórias) e das professoras (refletindo nas
experiências e no crescimento profissional).
O recurso fotográfico é um excelente potencializador da avaliação. Propor análise e discussão a partir dessas realidades registradas
foi uma estratégia que utilizei para levar as professoras à auto avaliarem-se. E
também para apreciação. Reverem momentos marcantes e profundos de histórias e
significados (outra função do recurso fotográfico) e sentirem-se instigadas,
motivadas e principalmente inspiradas para organizarem e/ou reorganizarem suas práticas educativas,
considerando nas modalidades organizativas e projetos as impressões,
descobertas, redescobertas, concepções e saberes aqui resignificados, na elaboração das propostas e nas práticas durante este ano. Observando sempre que o desenvolvimento
integral das crianças é o foco principal. E que é nossa atribuição mediar esse
desenvolvimento com olhar sensível.
Excelente momento de trocas!
Claudinéia Barbosa
Excelente momento de trocas!