Mine Curso realizado em Outubro/Novembro 2013
Mediação: Claudinéia Barbosa
1.Sobre a proposta:
Atendendo a uma das metas do plano de ações estratégicas da Secretaria
Municipal de Educação, a Formação Continuada para Professores e Coordenadores
da Educação Infantil da Rede Pública Municipal, organizada pela Coordenação de
Educação Básica e Apoio Pedagógico através da Equipe Técnica da Educação
Infantil ofereceu o Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático
Infantil.
Com base na pesquisa sobre o Teatro na Educação,
realizada em 2012 com professores de Educação Infantil e Séries Iniciais. Esta
apontou indicadores que contribuíram para a ressignificação do
ensino-aprendizagem envolvendo linguagem teatral. Destacando o que foi considerado
por alguns docentes que conceituam o teatro como “um tipo de linguagem
acessível a todos, que contribui significativamente para o desenvolvimento
social, intelectual e emocional dos envolvidos. E que o teatro estimula os
educandos em diversos aspectos que levam ao aprendizado”.
As
docentes demonstram que compreendem a necessidade e a importância do Teatro na
Educação e ressalta isso, muitas vezes em suas falas, o quanto essa linguagem
artística pode contribuir para o desenvolvimento dos educandos. O que lhes falta para ampliar essa prática
educativa é o conhecimento específico que a arte teatral – como qualquer outra
linguagem ou área de ensino – exige: a técnica e os fundamentos teóricos e
metodológicos. O interesse e a satisfação das crianças nas aulas,
envolvendo-se e expressando-se através de suas habilidades criativas, também
são indicadores de que o Teatro na educação possibilita a aprendizagem
significativa e prazerosa, intensificando o desenvolvimento das mesmas.
2. Mine Curso Teatro e Educação na Infância:
Jogo Dramático Infantil.
Essa proposta surgiu da necessidade de ampliação de habilidades
artísticas na prática pedagógica e busca envolver os profissionais docentes da
Educação Infantil, considerando seus conhecimentos e práticas enquanto atuantes
neste segmento a partir da iniciação de processos investigativos das próprias
habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais a
serem realizados neste mine curso. Propomos também aos profissionais, a reflexão e reconhecimento sobre as
próprias potencialidades artísticas. Com a finalidade de que estes possam
através dos seus planejamentos e práticas pedagógicas envolver as crianças na
expressão das múltiplas linguagens considerando e respeitando as suas
capacidades e habilidades, estimulando-as através dos jogos dramáticos
infantis. Percebendo-os como seres potencialmente criativos e que apresentam
múltiplas inteligências.
A fundamentação dessa proposta segue a linha teórica das Inteligências
Múltiplas discutidas por Gardner. Focalizou as contribuições de Peter Slide e
Lílian Dória, observando os conceitos sobre Jogo Dramático Infantil. Propõe
algumas sugestões de jogos de Olga Reverbel e levando em consideração as
Orientações Municipais, ou seja, as Diretrizes Curriculares para a Educação
Infantil. Tendo como meta:
Conhecimento dos conceitos teóricos e metodológicos para a ação educativa através do jogo dramático infantil;
Estimulo do potencial criativo nas profissionais docentes da Educação Infantil, para que continuem construindo personagens, realizem apresentações teatrais para as crianças apreciarem;
Formação e Motivação para que promovam o estimulo da expressividade criativa das crianças nutrindo as expressões de jogo dramático infantil.
3. As ações da proposta neste mine curso buscou
corresponder aos objetivos específicos:
Compreender a importância da teoria das “Inteligências Múltiplas” e o conceito de “múltiplas linguagens” relacionadas à prática de Jogo Dramático na Educação Infantil;
Diferenciar jogos teatrais dos jogos dramáticos;
Compreender que crianças de até cinco anos expressam jogos dramáticos;
Reconhecer-se como ser potencialmente criativo;
Iniciar processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais;
Vivenciar algumas técnicas de expressões teatrais;
Avaliar as vivências neste grupo de formação;
Planejar, desenvolver e sugerir jogos dramáticos encaminhando devolutiva via e-mail para a equipe Técnica;
4. Metodologia
A formação de professores e coordenadores foi organizada em seis
encontros distribuídos conforme o cronograma: 23 e 30/10/13 (matutino e
vespertino) à 01 e 13/11/13 ( matutino) O desenvolvimento das ações foi
realizado em três etapas: Recepção, estudo teórico e momento de vivências, fruição
e investigação: As professoras que participaram estavam em seu turno de
serviço.
Recepção, momento em que Técnicas da Educação Infantil, organizadoras e
mediadoras do mine curso recepcionaram os professores participantes com a sala
organizada, com música ambiente e instigando-as com as perguntas: Você já
brincou de jogo dramático? Você gosta de brincar de teatro? Ainda neste momento
foram realizadas dinâmicas de integração e reconhecimento de si enquanto ser
potencialmente criativo.
O segundo momento realizou-se Estudo Teórico sobre a importância da
teoria das “Inteligências Múltiplas” e o conceito de “múltiplas linguagens”
relacionadas à prática de Jogo Dramático na Educação Infantil; Conceito e
diferenciação de jogos teatrais dos jogos dramáticos; Reflexão das práticas já
vivenciadas pelos professores, considerando Orientações das Diretrizes
Curriculares para a Educação Infantil sobre os contextos dos Eixos de Conhecimentos
presentes na matriz curricular deste segmento de ensino. As orientações na estrutura
dos Referenciais e das Diretrizes estão consonância com os estudos da Ana Mae
Barbosa sobre a proposta triangular – Apreciação, Contextualização e Fazer
Artístico.
O terceiro momento foi projetado para as vivências, fruição e investigação.
Iniciar processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa
através dos jogos dramáticos e teatrais; Vivenciar algumas técnicas de
expressões teatrais; Avaliar as vivências neste grupo de formação.
Como parte da metodologia foi também solicitado das participantes: Planejar,
desenvolver momento de investigação de jogo dramático com as crianças de sua
turma ou grupo e sugerir um jogo, encaminhando devolutiva via e-mail
para a equipe técnica. Esta ação será computada também como carga horária do
mine curso.
Foi solicitado antecipadamente dos participantes: Que comparecem com
roupas leves e flexíveis que lhes permitam movimentar-se livremente e tragam um
elemento cênico (fantasia, máscara, peruca, avental ou outro que já tenha
construído).
5. Devolutivas dos (as) Professores (as) configurada em coletânea de jogos.
COMPARTILHANDO
DIVERSÃO E DESCOBERTAS é
o resultado de uma proposta de investigação sobre o Jogo Dramático Infantil,
algo que ocorre naturalmente nas vivências das infâncias, mas que precisa ser
percebido como experiência potencial do desenvolvimento nesta fase. No
cotidiano das instituições de Educação Infantil estas experiências são
intensificadas devido à diversidade e socialização nas interações entre as
crianças. A expressão de jogos dramáticos na infância é uma ação natural. É o
“se” mágico que conhecemos como faz-de-conta. A ponte imaginária que faz a criança expressar para o mundo exterior, o
potencial criativo e emocional do seu mundo interior. E sob olhar sensível de
Peter Slade “O jogo dramático infantil é uma forma de arte por direito próprio;
não é uma atividade inventada por
alguém, mas sim o comportamento real dos seres humanos.” Ao olhar, sentir,
tocar e ouvir cada criança mergulhamos em universos diferentes, de
possibilidades de descobertas, de aprendizagem e de desenvolvimento próprios.
São múltiplas oportunidades que fazem o olhar profissional ficar mais atento. Mas
como os professores percebem e mediam estas oportunidades de descobertas?
Referencias:
DORIA,
Lília Maria Fleury Teixeira. O jogo dramático infantil in Metodologia do Ensino
das Artes Linguagens do Teatro / Lília Maria Fleury Teixeira Dória. – Curitiba:
Editora IBPEX, 2009 – (Coleção Metodologia do Ensino de Artes; v.7)
ITABERABA.
Conselho Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Coordenação
de Educação Básica e Apoio Pedagógico. Diretrizes Curriculares Municipal para
Educação Infantil – Revisão 2012. CME/SMED/CEBAP, 2012. – Itaberaba – BA.
REVERBEL,
Olga. Jogos Teatrais na Escola. Atividades Globais de Expressão. 1a Edição. São
Paulo. Editora Scipione. 2006. (Pensamento e Ação para o Magistério)
SLADE,
Peter. Jogo Dramático Infantil / Peter Slade: (Tradução de Tatiana Belink;
direção de Edição Fanny Abramovich). – São Paulo: editora Summus, 1978. ( Novas
Buscas em Educação v 2)