quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hum m!! Brincar com a mamãe!!!!!!


Não tem coisa melhor que brincar, tem?
E se for com a mamãe, mais gostoso ainda !!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
Se faltar ideias olha dica do material lindo liiiiindo que foi publicado pela Revista Crescer.
 
 São sugestões de brincadeiras para todas as idades, em qualquer ambiente.
Vocês vão amar!
 
Link:
 
Até mais!
Vou brincar mais um pouquinho! rsrsr!!  u-ni-du-ni-tê....

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Gato Xadrez

 
 
 
A Isa Mara preparou esta histórica com carinho para a gente se divertir!
 
Imagino o quanto vão gostar! E a Lis então!!!
 
Bjins!! E não deixem de conferir a história!
 
Claudinéia Barbosa
 
 

domingo, 16 de março de 2014

Datas Comemorativas e Proposta Pedagógica na Educação Infantil

 
Claudinéia Barbosa
 
Um interessante desafio para desenvolvimento das propostas pedagógicas com os eixos de trabalho de forma integrada!
Se por um lado as temáticas festivas não podem ser o assunto central da proposta e prática pedagógica nas instituições educativas, por outro, não se pode excluir os acontecimentos e vivências socioculturais das experiências no espaço educativo. Isso indica que se faz necessário refletir sobre como as temáticas devem ser trabalhadas no currículo.
Inquietas com essa situação, profissionais da Educação Infantil em Itaberaba-Ba, têm discutido sobre os desafios presentes na construção da proposta curricular desse segmento. E propõem reflexões sobre o trabalho com as datas comemorativas, observando que há necessidade de organizar a proposta pedagógica considerando que as temáticas festivas ou datas comemorativas não se tornem o foco, mas sejam inseridas nas propostas de ensino aprendizagem de forma integrada e respeitando a diversidade cultural das crianças, suas famílias e suas comunidades em seus contextos sociais.
É interessante salientar que as propostas precisam ser discutidas e sistematizadas a partir de projetos elaborados pelas próprias instituições educativas, contemplando os aspectos de sua comunidade, dando relevância às etapas do desenvolvimento infantil com foco na concepção atual de infância. Buscando com isso, ampliar as possibilidades de vivências, das descobertas, da construção de novos saberes, identidade e autonomia, configurando-se numa aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a proposta pedagógica precisa envolver os conhecimentos de mundo, envolvendo o saber científico e valorizando a cultura popular.
Assim as datas comemorativas como serão compreendidas em diferentes perspectivas, não apenas um marco capitalista, mas refletindo seus significados como vivências socioculturais nas experiências no espaço educativo. Precisamos de temas geradores? Que sejam eles os assuntos emergentes. 
 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Afetividade e Intervenção Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância.




Fazendo parte da programação da semana de  Jornada Pedagógica da Secretaria Educação Municipal Itaberaba-BA, o I encontro formativo de Coordenadores e Professores da Educação Infantil - 2014, realizado em 18/02/2014, com a duração de 04 horas (matutino e vespertino). Concepção de Criança, de Infância e de Educação Infantil. Mediado pelas Técnicas da Educação Infantil: Sala 1: Observação de Crianças - Deise Mary e Sala 2: Afetividade e Intervenção Pedagógica: Desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância - Claudinéia Barbosa.
Sobre este ultimo, o objetivo geral foi apresentar ao público envolvido e proposta institucional da SMED refletindo sobre a temática central da Jornada Pedagógica - Educação em Rede: Amor, Ética e Cidadania, relacionando com os conceitos a serem discutidos no âmbito de formação, atuação e ações pedagógicas dos profissionais da Educação Infantil. A pauta deste encontro comtemplou os seguintes objetivos específicos:
  •  Apresentar a temática da proposta institucional e o Projeto Roda Gira (Plano de ação da Equipe Técnica); 
  • Vivenciar Sentimentos de Infância - Dinâmica;
  •  Discutir Concepção de Infância, Criança e Educação Infantil;
  • Compartilhar impressões sobre Afetividade e intervenção pedagógica;
  • Fazer registros sobre a “Consciência de si mesmo” – Dinâmica;
  • Refletir sobre a organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças - Qualidade da Mediação;
  • Registro avaliativo;
Tratar de Afetividade e Intervenção Pedagógica é muito interessante e necessário. Primeiro porque essa temática é emergente nas práticas da Educação Infantil. As expressividades afetivas das crianças nesta fase são afloradas e cheias de significados. Como diria Wallon, “a afetividade é a primeira linguagem”. E são estes vínculos comunicativos que precisam ser construídos tanto para quem os-expressa, quanto para quem precisará compreendê-los e mediá-los.
Dinâmica: Sentimentos de infância.
A segunda coisa importante na discussão sobre essa temática está relacionada à relação intrapessoal e interpessoal dos profissionais. A interação entre os profissionais, a interação entre profissionais e crianças e o olhar do profissional para si mesmo. São situações diversas, mas que precisam ter a mesma importância.
Aqui reside o significado dos conceitos e concepções. Levá-los a refletir sobre si mesmo em suas buscas, suas conquistas e seus desafios profissionais. Fortalecer a identidade de profissional da Educação Infantil (que é um segmento da Educação Básica, que vem se constituindo e reafirmando suas especificidades), e também motivá-los a perceber o quanto suas concepções são manifestadas em suas práticas. Ajustá-las às mudanças que ocorreram, ocorrem e ocorrerão sobre concepção de Criança, considerando que Infâncias se constituem socialmente e que a partir da nossa compreensão sobre isso, é que construiremos a Educação Infantil significando-a com os devidos valores e práticas que atendam as crianças sob o ponto de vista de que estas são sujeitos de históricos e de direitos.
Os desafios e possibilidades na mediação do desenvolvimento na Infância, estão diretamente ligados à qualidade do atendimento, aos conhecimentos  e práticas pedagógicas, ao perfil do profissional docente, às condições que lhes são oferecidas para  o desenvolvimento das ações educativas, que destacam-se entre outros.
Sobre este assunto, foram discutidos neste encontro formativo outro importante temática. A organização dos espaços e eixos com o olhar e expressão das crianças. O que se refere diretamente à prática do profissional docente, que perpassando por suas concepções, sensibilidade e habilidade precisa considerar as crianças, seus saberes e o desenvolvimento das mesmas como foco do seu trabalho. Por esta ótica, fica implícito nas produções das turmas as concepções de seus mediadores. Desde a organização espaço/tempo/material às propostas e práticas pedagógicas.
Para ilustrar, fomentar e levar a reflexões avaliativas sobre a temática mencionada acima, projetei slides contendo imagens fotográficas[1] do cotidiano das próprias instituições de Educação Infantil da nossa rede (selecionadas para critérios desta análise), nas quais a maioria das professoras presentes neste encontro atuam. Um convite a discussões calorosas e animadoras! Nesta oportunidade as professoras puderam perceber e reafirmar que as suas ações e as ações das colegas, são ricas de significados, que são previstas no currículo, manifestam-se nas práticas sob diversos olhares e vão além. Pois marcam as vivências das crianças (refletindo na aprendizagem, registros de impressões e memórias) e das professoras (refletindo nas experiências e no crescimento profissional).
O recurso fotográfico é um excelente potencializador da avaliação. Propor análise e discussão a partir dessas realidades registradas foi uma estratégia que utilizei para levar as professoras à auto avaliarem-se. E também para apreciação. Reverem momentos marcantes e profundos de histórias e significados (outra função do recurso fotográfico) e sentirem-se instigadas, motivadas e principalmente inspiradas para organizarem e/ou reorganizarem suas práticas educativas, considerando nas modalidades organizativas e projetos as impressões, descobertas, redescobertas, concepções e saberes aqui resignificados, na elaboração das propostas e nas práticas durante este ano.  Observando sempre que o desenvolvimento integral das crianças é o foco principal. E que é nossa atribuição mediar esse desenvolvimento com olhar sensível.

Excelente momento de trocas!
Claudinéia Barbosa



[1] Registros feitos durante as visitas técnicas no acompanhamento das ações institucionais.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Compartilhando Diversão e Descobertas: Coletânea de Jogo Dramático Infantil

Investigados por alguns (as) Professores (as) e Crianças da Educação Infantil.
 
Jogo Dramático Infantil, algo que ocorre naturalmente nas vivências das infâncias, mas que precisa ser percebido como experiência potencial do desenvolvimento nesta fase. 
 
Peter Slade afirma que "Ao pensarmos a forma de arte do Jogo Dramático Infantil é preciso que nós, como adultos, tomemos em consideração a diferença entre o que a criança faz na realidade e o que nós sabemos e entendemos por teatro; e porque a raiz do jogo dramático é a brincadeira de representar o jogo, é com o "Jogo" que devemos nos preparar primordial e primeiramente." (p.17). Isso reforça o cuidado e atenção que devemos ter com a dimensão do brincar na Educação Infantil.
 
Ingrid Koudela também chama atenção para algo muito importante com relação ao desenvolvimento da criança, quando diz: "A pedagogia contemporânea leva em conta a natureza própria da criança e apela para as leis da constituição psicológica do indivíduo e de seu desenvolvimento." (p. 18).
 
Compartilhando Diversão e Descobertas é produto de uma ação inicial de processo investigativo que os (as) professores (as) juntamente com as crianças compartilham conosco. E como todo processo de aprendizagem está sujeito a novas pesquisas, descobertas, fases de maturação e evoluções contínuas.
 
  
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Assim se Organiza o Ambiente - Série Paralapracá

 
Para quem já conferiu, vai concordar comigo. É Instigante e Inspirador!
 
 


Assim se Organiza o Ambiente é o sexto vídeo de uma série.
 do Projeto Paralapracá do Programa Educação Infantil do Instituto C&A.
 
 
Para acessar clic no link abaixo:
 
       

 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Teatro e Educação na Infância: Jogos Dramático Infantil

Mine Curso realizado em Outubro/Novembro 2013 
Mediação: Claudinéia Barbosa
1.Sobre a proposta:
Atendendo a uma das metas do plano de ações estratégicas da Secretaria Municipal de Educação, a Formação Continuada para Professores e Coordenadores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal, organizada pela Coordenação de Educação Básica e Apoio Pedagógico através da Equipe Técnica da Educação Infantil ofereceu o Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.
Com base na pesquisa sobre o Teatro na Educação[1], realizada em 2012 com professores de Educação Infantil e Séries Iniciais. Esta apontou indicadores que contribuíram para a ressignificação do ensino-aprendizagem envolvendo linguagem teatral. Destacando o que foi considerado por alguns docentes que conceituam o teatro como “um tipo de linguagem acessível a todos, que contribui significativamente para o desenvolvimento social, intelectual e emocional dos envolvidos. E que o teatro estimula os educandos em diversos aspectos que levam ao aprendizado”.
As docentes demonstram que compreendem a necessidade e a importância do Teatro na Educação e ressalta isso, muitas vezes em suas falas, o quanto essa linguagem artística pode contribuir para o desenvolvimento dos educandos. O que lhes falta para ampliar essa prática educativa é o conhecimento específico que a arte teatral – como qualquer outra linguagem ou área de ensino – exige: a técnica e os fundamentos teóricos e metodológicos. O interesse e a satisfação das crianças nas aulas, envolvendo-se e expressando-se através de suas habilidades criativas, também são indicadores de que o Teatro na educação possibilita a aprendizagem significativa e prazerosa, intensificando o desenvolvimento das mesmas.
 
 2. Mine Curso Teatro e Educação na Infância: Jogo Dramático Infantil.
Essa proposta surgiu da necessidade de ampliação de habilidades artísticas na prática pedagógica e busca envolver os profissionais docentes da Educação Infantil, considerando seus conhecimentos e práticas enquanto atuantes neste segmento a partir da iniciação de processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais a serem realizados neste mine curso. Propomos também aos profissionais, a reflexão e reconhecimento sobre as próprias potencialidades artísticas. Com a finalidade de que estes possam através dos seus planejamentos e práticas pedagógicas envolver as crianças na expressão das múltiplas linguagens considerando e respeitando as suas capacidades e habilidades, estimulando-as através dos jogos dramáticos infantis. Percebendo-os como seres potencialmente criativos e que apresentam múltiplas inteligências.
 
A fundamentação dessa proposta segue a linha teórica das Inteligências Múltiplas discutidas por Gardner. Focalizou as contribuições de Peter Slide e Lílian Dória, observando os conceitos sobre Jogo Dramático Infantil. Propõe algumas sugestões de jogos de Olga Reverbel e levando em consideração as Orientações Municipais, ou seja, as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.  Tendo como meta: 
  • Conhecimento dos conceitos teóricos e metodológicos para a ação educativa através do jogo dramático infantil;
  • Estimulo do potencial criativo nas profissionais docentes da Educação Infantil, para que continuem construindo personagens, realizem apresentações teatrais para as crianças apreciarem;
  • Formação e Motivação para que promovam o estimulo da expressividade criativa das crianças nutrindo as expressões de jogo dramático infantil.

3. As ações da proposta neste mine curso buscou corresponder aos objetivos específicos:
  • Compreender a importância da teoria das “Inteligências Múltiplas” e o conceito de “múltiplas linguagens” relacionadas à prática de Jogo Dramático na Educação Infantil;
  • Diferenciar jogos teatrais dos jogos dramáticos;
  • Compreender que crianças de até cinco anos expressam jogos dramáticos;
  • Reconhecer-se como ser potencialmente criativo;
  • Iniciar processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais;
  • Vivenciar algumas técnicas de expressões teatrais;
  • Avaliar as vivências neste grupo de formação;
  • Planejar, desenvolver e sugerir jogos dramáticos encaminhando devolutiva via e-mail para a equipe Técnica;
4. Metodologia
A formação de professores e coordenadores foi organizada em seis encontros distribuídos conforme o cronograma: 23 e 30/10/13 (matutino e vespertino) à 01 e 13/11/13 ( matutino) O desenvolvimento das ações foi realizado em três etapas: Recepção, estudo teórico e momento de vivências, fruição e investigação: As professoras que participaram estavam em seu turno de serviço.



 
Recepção, momento em que Técnicas da Educação Infantil, organizadoras e mediadoras do mine curso recepcionaram os professores participantes com a sala organizada, com música ambiente e instigando-as com as perguntas: Você já brincou de jogo dramático? Você gosta de brincar de teatro? Ainda neste momento foram realizadas dinâmicas de integração e reconhecimento de si enquanto ser potencialmente criativo.
 
O segundo momento realizou-se Estudo Teórico sobre a importância da teoria das “Inteligências Múltiplas” e o conceito de “múltiplas linguagens” relacionadas à prática de Jogo Dramático na Educação Infantil; Conceito e diferenciação de jogos teatrais dos jogos dramáticos; Reflexão das práticas já vivenciadas pelos professores, considerando Orientações das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil sobre os contextos dos Eixos de Conhecimentos presentes na matriz curricular deste segmento de ensino. As orientações na estrutura dos Referenciais e das Diretrizes estão consonância com os estudos da Ana Mae Barbosa sobre a proposta triangular – Apreciação, Contextualização e Fazer Artístico. 
 
O terceiro momento foi projetado para as vivências, fruição e investigação. Iniciar processos investigativos das próprias habilidades e expressão criativa através dos jogos dramáticos e teatrais; Vivenciar algumas técnicas de expressões teatrais; Avaliar as vivências neste grupo de formação.
 
Como parte da metodologia foi também solicitado das participantes: Planejar, desenvolver momento de investigação de jogo dramático com as crianças de sua turma ou grupo e sugerir um jogo, encaminhando devolutiva via e-mail[2] para a equipe técnica. Esta ação será computada também como carga horária do mine curso.
 
Foi solicitado antecipadamente dos participantes: Que comparecem com roupas leves e flexíveis que lhes permitam movimentar-se livremente e tragam um elemento cênico (fantasia, máscara, peruca, avental ou outro que já tenha construído).
 
5. Devolutivas dos (as) Professores (as) configurada em coletânea de jogos.
 
 
COMPARTILHANDO DIVERSÃO E DESCOBERTAS é o resultado de uma proposta de investigação sobre o Jogo Dramático Infantil, algo que ocorre naturalmente nas vivências das infâncias, mas que precisa ser percebido como experiência potencial do desenvolvimento nesta fase. No cotidiano das instituições de Educação Infantil estas experiências são intensificadas devido à diversidade e socialização nas interações entre as crianças. A expressão de jogos dramáticos na infância é uma ação natural. É o “se” mágico que conhecemos como faz-de-conta. A ponte imaginária que faz  a criança expressar para o mundo exterior, o potencial criativo e emocional do seu mundo interior. E sob olhar sensível de Peter Slade “O jogo dramático infantil é uma forma de arte por direito próprio; não é uma atividade inventada por alguém, mas sim o comportamento real dos seres humanos.” Ao olhar, sentir, tocar e ouvir cada criança mergulhamos em universos diferentes, de possibilidades de descobertas, de aprendizagem e de desenvolvimento próprios. São múltiplas oportunidades que fazem o olhar profissional ficar mais atento. Mas como os professores percebem e mediam estas oportunidades de descobertas?
 
 
Referencias:
DORIA, Lília Maria Fleury Teixeira. O jogo dramático infantil in Metodologia do Ensino das Artes Linguagens do Teatro / Lília Maria Fleury Teixeira Dória. – Curitiba: Editora IBPEX, 2009 – (Coleção Metodologia do Ensino de Artes; v.7)
ITABERABA. Conselho Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Coordenação de Educação Básica e Apoio Pedagógico. Diretrizes Curriculares Municipal para Educação Infantil – Revisão 2012. CME/SMED/CEBAP, 2012.  – Itaberaba – BA.
REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola. Atividades Globais de Expressão. 1a Edição. São Paulo. Editora Scipione. 2006. (Pensamento e Ação para o Magistério)
SLADE, Peter. Jogo Dramático Infantil / Peter Slade: (Tradução de Tatiana Belink; direção de Edição Fanny Abramovich). – São Paulo: editora Summus, 1978. ( Novas Buscas em Educação v 2)
 

[1] BARBOSA, C. S. O Teatro na Ecducação. Disponível no site: http://pt.slideshare.net/azulestrelar/o-teatro-na-educao-artigo-claudineia-da-silva-barbosa
[2] E-mails para envio de relatos, sugestão de um jogo e avaliação do curso: azulestrelar@yahoo.com.br